Mapa de casos no Brasil - FOTO: Reprodução |
A Microsoft lançou um mapa que mostra, em tempo real, os números oficiais de casos de coronavírus confirmados no Brasil e no mundo. Também m português, a plataforma permite explorar países de todos os continentes, exibindo números de casos ativos, recuperados e de mortes.
A ferramenta fica hospedada no Bing, serviço rival do Google, e rastreia novas ocorrências de infecção por Covid-19 com base em informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), além de outras instituições internacionais, como o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças (ECDC) e a Wikipedia. A plataforma também reúne notícias relacionadas ao apertar em cada país para ver o número de casos.
Veja como acessar o mapa
Para ter acesso aos dados em tempo real, basta acessar o endereço bing.com/covid em seu navegador web. A Microsoft exibe um número total de casos confirmados para a doença no mundo. Em baixo, é possível verificar casos por país.
Por que os dados não batem com a da OMS?
A Organização Mundial de Saúde também conta com um mapa que mostra a situação da pandemia de coronavírus, entretanto, ele demora mais para ser atualizado. Já o rastreador da Microsoft entrega números oficiais de forma mais rápida por se utilizar de mais fontes.
Casos no Brasil e em Pernambuco
No Brasil, os casos confirmados do novo coronavírus já alcançam 291 pessoas, segundo balanço feito pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (17), além de 1 caso de óbito. Já no mapa da Microsoft, são contabilizados 349 casos. Em Pernambuco, quarto Estado com mais casos confirmados, o balanço feito pela Secretaria de Saúde, na última terça-feira, foi de 19 casos no Estado.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Da redação | PE mais
Com informações do JC NE10
Nenhum comentário:
Postar um comentário