28 de jan. de 2015

Taquaritinga receberá oficina de capacitação do FUNCULTURA nesta quinta-feira (29)

Funcultura está finalizando um ciclo de oficinas de capacitação sobre edital Audiovisual.
As oficinas servem para orientar os realizadores e produtores audiovisuais, cineclubistas, pesquisadores, e educadores que desejam elaborar projetos.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), está realizando o ciclo de oficinas sobre o 8º Edital do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual de Pernambuco – Funcultura 2014/2015. As capacitações já passaram pela Região Metropolitana do Recife e seguem pelo interior pernambucano, contemplando todas as Regiões de Desenvolvimento do Estado. Ao todo, ao todo são 18 oficinas para orientar os realizadores e produtores audiovisuais, cineclubistas, pesquisadores e educadores que desejam elaborar projetos para a seleção pública.

Taquaritinga do Norte, município onde é realizado o Curta Taquary (Festival Internacional de Curta-Metragem), projeto contemplado há 5 anos pelo edital do Funcultura e que se tornou um dos eventos culturais mais importantes do estado, também receberá os facilitadores da oficina, Carla Francine, Mauro Lira e Shirley Hunther. Eles irão apresentar o edital com detalhes sobre a elaboração de projetos e esclarecer dúvidas dos participantes. Um dos objetivos das oficinas é potencializar a descentralização do audiovisual no Estado, focando ainda mais nas linhas Revelando Pernambucos e Formação de Cineclubes. O acesso é gratuito, não é necessário fazer inscrição prévia. 

A interiorização do edital do Funcultura permitiu que muitos projetos se desenvolvessem. Além do Curta Taquary, Taquaritinga do Norte ainda tem o Criancine, um festival de cinema voltado para o público infantil e o Cineclube Taquary, projetos que já há três anos vem sendo contemplados pelo edital. A vizinha cidade de Vertentes possui um cineclube que recebe o incentivo do governo do estado também há três anos.

SELEÇÃO PÚBLICA – O edital foi lançado no dia 17 de novembro de 2014, com valor total de R$ 20.050.000,00 (vinte milhões e cinquenta mil reais) para projetos de filmes de longa e curta-metragem, produtos para televisão, pesquisas, formação (cursos, oficinas, seminários, encontros), difusão (festivais, mostras, prensagem e distribuição de produtos pernambucanos), projetos de preservação e cineclubes. O período de inscrições de projetos foi iniciado no dia de 17 de dezembro de 2014 e encerra em 4 de fevereiro de 2015. Acesse o edital AQUI.

CADASTRO – Os produtores e realizadores do setor audiovisual terão até o dia 23 de janeiro para se inscrever ou atualizar os seus cadastros de Produtor Cultural (CPC). O procedimento de atualização do CPC deve ser feito anualmente. Aqueles que não tiverem cadastro renovado ficam impedidos de participar dos editais do Funcultura. A inscrição ou renovação no Cadastro de Produtor Cultural pode ser feita presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no setor de Atendimento do Funcultura, localizado no térreo da sede da Fundarpe (Rua da Aurora 463/469, Boa Vista, Recife). Também é possível fazer a inscrição com o envio de formulário e documentação pelos Correios. Mais informações pelos telefones: (81) 3184-3023/3184-3026 . Saiba mais sobre o Cadastro de Produtor Cultural.

SERVIÇO:

TAQUARITINGA DO NORTE
DATA: 29/01/15
HORA: 13h às 17h
LOCAL: AUDITÓRIO DO GRANDE HOTEL JORGE EDUARDO
ENDEREÇO: GRANDE HOTEL JORGE EDUARDO, S/N – CENTRO
Acesso gratuito – Não é necessária inscrição prévia.
Informações: (81) 3184.3076 | cinemafundarpe@gmail.com

As últimas oficinas acontecem em Timbaúba no dia 30 e em Goiana no proximo dia 31 de janeiro.

Por Paulo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.