Esportes

Palmeiras vai à Recife enfrentar o Sport 
Postado em 06 de Junho de 2012
Foto: Divulgação
Palmeiras busca, na Ilha do Retiro, conquistar sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro; Valdivia é dúvida para o jogo


O Palmeiras enfrentará o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife (PE), nesta quarta-feira, às 19h30, em busca de sua primeira vitória no Brasileirão. O time alviverde conta com um ponto na competição, que chega à sua terceira rodada. Acompanhe o jogo na Rádio Bandeirantes e na Bradesco Fm e, também, você pode seguir o lance a lance no band.com.br.

 Este será o primeiro jogo do Verdão após o período de mais de uma semana sem jogos.
 “O período que tivemos para descansar, descansamos. Já ganhamos força, evoluímos parte física e técnica. Quem teve chance de folgar, tomara que tenha aproveitado. Daqui para frente não tem descanso”, alertou Daniel Carvalho, que se recuperou de um edema na coxa esquerda, e pode voltar ao time após dois jogos fora. 

A dúvida fica por conta do meia Valdivia, que deixou o treino desta terça com dores no joelho direito. O jogador teve de fazer uma compressa de gelo na região e seria avaliado pelos médicos do Palmeiras.  No treino, Luiz Felipe Scolari deu mostras de que pode optar por um esquema com três atacantes: Maikon Leite, Luan e Barcos.

Thiago Heleno pode estrear em 2012. O zagueiro passou mais de seis meses afastado dos campos por conta de uma cirurgia que realizou nos dois pés e foi liberado para viajar com a delegação para Pernambuco.
Do lado do Leão, o meia-atacante Marquinhos Gabriel (autor do único gol do Sport no Brasileirão) sofreu um estiramento na coxa esquerda e está vetado do jogo. A tendência é que Jheimy assuma a vaga de titular.


Mas nem todas as notícias são ruins para o técnico Vágner Mancini. O volante Germano e o atacante Williams já foram liberados pelo departamento médico e podem ser relacionados para a partida, se o treinador desejar.

O volante Tobi acredita que o Sport tem condições de vencer o adversário desta quarta-feira.

“Nós temos a oportunidade de vencer, até porque estamos jogando em casa. Nós estamos vindo de dois empates e temos que começar a vencer. O Palmeiras é um grande time, mas temos que fazer valer o fator campo”, disse.


FICHA TÉCNICA


SPORT X PALMEIRAS

Local: Ilha do Retiro, Recife (PE) 
Data/Hora - 6/6/2012 – 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden (FIFA-RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (FIFA-RS) e Alessandro Rocha de Matos (FIFA-BA) 

SPORT: Magrão, Moacir, Edcarlos, Bruno Aguiar e Rivaldo; Tobi, Rithelly, Marquinhos Paraná e Thiaguinho; Jheimy e Felipe Azevedo. Técnico: Vágner Mancini.

PALMEIRAS: Bruno, Artur, Leandro Amaro, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção e Valdivia (Daniel Carvalho); Maikon Leite, Luan e Barcos. Técnico: Luiz Felipe Scolari.


Fonte: Lancepress

_____________________________________________________

Semifinais definidas: Sport x Náutico e Santa Cruz x Salgueiro
POSTADO EM 16 DE ABRIL DE 2012

Os confrontos das semifinais do Pernambucano Coca-Cola foram definidos com os resultados deste fim de semana, no encerramento da primeira fase. OSport, com a vitória sobre o Santa Cruz, se classificou em primeiro lugar e enfrentará o Náutico, quarto, que venceu o Central em Caruaru. Já o Santa Cruz, segundo colocado, vai encarar o Salgueiro. Rubro-negros e tricolores farão o segundo jogo em casa e têm a vantagem de se classificar em caso de igualdade na soma dos resultados.

Semifinais:

Domingo, 22 de abril, 16h:

Náutico x Sport. Local: Aflitos.
Salgueiro x Santa Cruz. Local: Cornélio de Barros.

Domingo, 29 de abril, 16h:

Sport x Náutico. Local: Ilha do Retiro
Santa Cruz x Salgueiro. Local: Arruda

Fonte: Blog do Torcedor
________________________________________________________

Autor de dois gols, Bruno Aguiar declara amor ao Sport
POSTADO EM 16 DE ABRIL DE 2012

Diante do Paysandu, pela Copa do Brasil, o zagueiro Bruno Aguiar marcou o único gol do Sport, na derrota por 4x1. O atleta fez uma comemoração esquisita, mostrando que tinha raça esboçar uma reação. Mas o time foi eliminado. Neste domingo, contra o Santa Cruz, Bruno marcou os dois gols da vitória sobre o Santa Cruz, por 2x1, e saiu do campo declarando amor ao Sport.

"Eu já sabia da força desssa torcida, pois já joguei contra. Estou bem identificado com o clube. Parece que estou aqui há bastante tempo. Estou feliz, pois briguei para estar aqui. Espero vencer as partidas e comemorar isso tudo no final" ,disse Bruno Aguiar durante a entrevista coletiva, logo após a partida.

Bruno Aguiar disse o fato de ter marcado dois gols no clássico transformou o domingo como o dia mais importante da sua carreira. Principalmente por ter ficado abatido com eliminação do time na Copa do Brasil, que gerou muitas críticas ao time rubro-negro. "Assumimos as responsabilidades quando as coisas não dão certo e também quando estão certas. Divido essa felicidade com o grupo, que teve raça e brio para conseguir a vitória", declarou.

O zagueiro rubro-negro disse que o objetivo do time sempre foi terminar em primeiro na primeira fase do Estadual. Agora, terá pela frente o Náutico nas semifinais. "Será um adversário duríssimo. E vamos respeitar jogando um futebol agressivo, procurando a vitória", disse.

Fonte: Blog do Torcedor 
__________________________________________________________

Vitória no clássico salvou cargo de Mazola, confirma Dubeux
POSTADO EM 16 DE ABRIL DE 2012


Treinador poderia ser demitido (Foto: Guga Matos/JC Imagem)

O presidente do Sport, Gustavo Dubeux, revelou que havia uma enorme pressão sobre o técnico rubro-negro, Mazola Júnior, para obter um bom resultado no clássico contra o Santa Cruz neste domingo, após a eliminação na Copa do Brasil sofrendo goleada de 4 a 1 para o Paysandu na Ilha do Retiro. Dubeux deu a entender que o treinador seria demitido caso perdesse o jogo, no qual acabou saindo vitorioso.

"Eu não vou esconder. Se houvesse um resultado ruim no clássico, ia ser muito difícil manter Mazola", disse, em entrevista ao programa Lance Final, ao lado do presidente do Náutico, Paulo Wanderley e do diretor de futebol do Santa Cruz, Constantino Júnior.

A pergunta a Dubeux sobre a situação de Mazola veio em meio a uma discussão sobre se o Leão e o Náutico estavam acertando com técnico novo, iniciada com uma provocação feita por Constantino Júnior. "O Sport já fechou com um novo treinador", disse. Seria Paulo César Carpegiani. O presidente rubro-negro negou.

Já o próprio Mazola fez questão de dedicar a vitória no clássico aos dirigentes rubro-negros, mencionando nominalmente o presidente Gustavo Dubeux e os três diretores de futebol não-remunerados. Considerando a ameaça ao cargo, soou como que uma resposta.

Ficou claro que Mazola pulou mais uma fogueira — como já o fez em algumas ocasiões decisivas desde que assumiu o time. Dada a cobrança da diretoria e também da expectativa que o treinador gera afirmando reiteradas vezes que o Sport será campeão pernambucano, a impressão é que só o título estadual o faria permanecer para a disputa da Série A.

Fonte: Blog do Torcedor
________________________________________________________

Náutico quebra jejum de vitórias e faz 2 a 1 no Central
POSTADO EM 16 DE ABRIL DE 2012




Lenon é abraçado pelos companheiros na comemoração de seu gol (Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem) 


A sequência de seis partidas sem vitória no Campeonato Pernambucano (sete, contando a Copa do Brasil) foi quebrada. Mesmo sem voltar a apresentar um grande futebol, o Náutico derrotou o Central por 2 a 1, no Lacerdão. Em um início arrasador, Lenon e Rodrigo Tiuí marcaram os gols alvirrubros nos primeiros oito minutos de partida. Mas faltou consistência. A equipe alvirrubra recuou e deu muito espaço ao adversário — que diminuiu com Tiago Silva aos 37, ainda na primeira etapa, e foi melhor no segundo tempo.

A esperança nos Aflitos é que o fim do jejum traga um pouco mais de auto-confiança à equipe, no momento de crise que vive, às vésperas da semifinal do Campeonato Pernambucano. O adversário do Timbu será o Sport. O primeiro jogo será nos Aflitos, no próximo domingo, 22, às 16h. No confronto, o Leão tem a vantagem de se classificar com dois resultados iguais.

Para três jogadores específicos, o jogo contra o Central foi importante para adquirir ritmo de jogo. Foi a estreia do meia Ramon, contratado junto ao CSKA, da Rússia, e a primeira partida como titular do zagueiro Ronaldo Conceição, que, prejudicado por lesões, só havia atuado por quatro minutos numa partida ainda no primeiro turno. Para o atacante Rodrigo Tiuí, houve uma nova oportunidade como titular — desta vez, bem aproveitada.


Meia Ramon fez estreia razoável, marcada por assistência a Rodrigo TiuíO JOGO


O início alvirrubro foi realmente animador. O time mostrava a velocidade e a movimentação que vinham faltando. Com tranquilidade, abriu vantagem de dois gols em apenas oito minutos.

O primeiro tento veio de uma boa jogada em que Rodrigo Tiuí recebeu na direita, na grande área, e tocou para a penetração do volante Lenon, que dominou e bateu rasteiro e colocado no canto esquerdo do goleiro Elias, que nada pode fazer.

Logo um minuto após o reinício, o estreante meia Ramón mostrou um bom cartão de visitas. Viu a passagem de Rodrigo Tiuí em direção ao gol e fez ótimo passe. O atacante, por sua vez, foi fatal: mesmo pressionado por um defensor, bateu forte com a perna canhota, fuzilando o goleiro.


Atacante Rodrigo Tiuí marcou seu primeiro gol com a camisa alvirrubra

Apesar do bom início alvirrubro, o Central foi aos poucos crescendo e passou a ser mais perigoso no ataque do que os alvirrubros, um tanto recuados.

Gideão impediu o gol centralino ao fazer ótima defesa em chute de Tiago Silva, que comanda o ataque do Central.

A Patativa seguiu buscando o gol e foi recompensada aos 37 minutos. Após cruzamento à área, a bola não foi bem afastada. Então Tiago Silva ganhou na trombada uma disputa com Jefferson e, da marca penal, bateu no canto à esquerda de Gideão. 2 a 1.

O Central ainda pediu um pênalti minutos após o gol. Elicarlos teria tocado com a mão na bola. O árbitro Enéias Leite mandou seguir.

Só aos 42 minutos, o Náutico voltou a ameaçar. Em boa condição de fazer o gol, João Ananias não teve tranquilidade para definir. Bateu por cima.

No segundo tempo, as ações ficaram mais equilibradas. O Central tinha mais ímpeto ofensivo, mas não assustava. Um chute de Fernando Pires, de fora da área, passou ao lado aos 4 minutos.

Com pouca presença do Náutico no ataque, chamou a atenção uma arrancada de Jefferson do meio de campo até a entrada da grande área do Central. Mas a batida veio fraca, no centro do gol, aos 11 minutos.

Aos 14 minutos, o meia Eduardo Ramos entrou na equipe, na vaga do atacante Siloé, juntando-se a Ramón na criação. Rodrigo Tiuí continuou passou a ser o único atacante. Mesmo com a mexida, a equipe não conseguia mostrar a eficiência dos minutos iniciais. A rigor, nenhuma chance clara foi criada pelo Alvirrubro no segundo tempo.

O Central teve uma grande oportunidade de empatar aos 23 minutos. Tiago Silva perdeu um gol feito. Recebeu na área, tendo apenas Gideão à sua frente, mas se enroscou com a bola, e o goleiro salvou. Ao final, o gol perdido fez falta, e a Patativa encerrou a sua participação no Estadual com mais uma derrota.

FICHA DO JOGO - Central 1 x 2 Náutico

CENTRAL: Elias; Ricardo, Junior Maranhão e Célio Lima; Zé Carlos, Fernando Pires (Mizael), Diego Gois, Wagner Manso e Jean Baptista; Peixoto (Aguimeron) e Tiago Silva.

NÁUTICO: Gideão; João Ananias, Ronaldo Conceição (Diego Bispo), Ronaldo Alves e Jefferson; Lenon, Auremir, Elicarlos e Ramón; Siloé (Eduardo Ramos) e Rodrigo Tiuí (Léo Santos).

Local: Estádio Luiz Lacerda (Lacerdão), em Caruaru. Árbitro: Enéias Leite. Assistentes: Roberto José e Bruno Alcântara. Gols: Lenon, aos 6 minutos; Rodrigo Tiuí, aos 8 minutos; Tiago Silva, aos 37 minutos do primeiro tempo. Cartões amarelos: Jean Baptista e Auremir. Público: 1.349. Renda: 7.895

Fonte: Blog do torcedor
_______________________________________________________




Os gols da vitória do Santa Cruz contra o Belo Jardim
POSTADO EM 22 DE Março DE 2012
 ___________________________________________

Boas notícias na Ilha: Marcelinho, Hamilton e Rivaldo pegam o Náutico
Jogadores, que eram dúvida, participaram normalmente das atividades desta quinta-feira e vão estar em campo no Clássico dos Clássicos



Marcelinho Paraíba treinou normalmente nesta
quinta e vai para o clássico (Foto: Divulgação/Sport)

Um alívio pairou na Ilha do Retiro na manhã desta quinta-feira quando o meia Marcelinho Paraíba e os volantes Hamilton e Rivaldo subiram ao gramado da Ilha do Retiro para participarem do treinamento. O trio, que era dúvida, tem presença confirmada no clássico do próximo domingo contra o Náutico, nos Aflitos.

- Tinha sido mais para poupar, pois tinha tido um desconforto na parte posterior da coxa. No entanto, estou bem, pronto para jogar - disse Marcelinho Paraíba, que treinou pela primeira vez nesta semana.

Hamilton estava com uma contratura na coxa direita e passou uma semana em tratamento; já Rivaldo, na terça-feira, pisou de mal jeito e teve um leve trauma no tornozelo esquerdo. Preocupações passadas, os três formaram o meio-campo titular na primeira oportunidade que Mazola Júnior teve de montar o time com todas as peças.

O provável time do Sport para o Clássico dos Clássicos é: Magrão; Moacir, Bruno Aguiar, Tobi e Renê; Hamilton, Diogo, Rivaldo e Marcelinho Paraíba; Willians e Jael.

Em uma das atividades, o foco de Mazola Júnior foram os contra-ataques. Quatro jogadores atacavam em velocidade contra três defensores, indicando uma postura defensiva do Leão para o confronto contra o Náutico.

Fonte: GE/PE
_______________________________________________________

Waldemar Lemos praticamente define time do Náutico para clássico
Treinador alvirrubro apontou os escolhidos para o encontro com o Sport, no próximo domingo

 
Waldemar Lemos já tem o Náutico escalado para o
clássico contra o Sport (Foto: Aldo Carneiro)

O técnico Waldemar Lemos surpreendeu na manhã desta quinta-feira, ao praticamente definir a equipe que enfrentará o Sport, no próximo domingo. Durante os trabalhos realizados nos Aflitos, o treinador reuniu os 11 jogadores que devem começar o clássico como titulares e fez algumas observações táticas.

Após a conversa, Waldemar Lemos realizou um intenso coletivo, e demonstrou que o Timbu atuará no 4-4-2. Sem desfalques para encarar o Leão, o treinador alvirrubro escalou a equipe titular com: Gideão; Auremir, Marlon, Ronaldo Alves e Jefferson; Souza, Elicarlos, Derley e Eduardo Ramos; Siloé e Dorielton.

Liberado pelo Departamento Médico do Náutico, o atacante Rodrigo Tiuí participou normalmente dos trabalhos realizados nesta quinta-feira. O jogador, que foi poupado durante toda a semana por conta de dores na coxa esquerda, trabalhou com o restante do grupo e deverá ser relacionado para o clássico contra o Sport, neste domingo, nos Aflitos. No entanto, o atacante deverá seguir no banco de reservas, uma vez que a linha ofensiva do Náutico deverá ser formada por Dorielton e Siloé.
Fonte: GE/PE
______________________________________________________

Sem rivalidade, ídolos brasileiros do Barcelona exaltam recorde de Messi
Ronaldinho Gaúcho lembra do passe que deu para primeiro gol de Pulga. Romário faz ressalva: 'Não consegue repetir o futebol na seleção argentina'


Há quem diga que os números não dizem muita coisa no futebol. Mas com Lionel Messi não é bem por aí. Com apenas 24 anos de idade, sendo 12 deles no Barcelona, o argentino já tem o currículo recheado de conquistas, com 18 títulos coletivos nos últimos sete anos, além de ser eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo nas últimas três temporadas. Gols, então, nem se fala. "La Pulga" acabou de se tornar o maior artilheiro da história do clube culé, com 234 tentos, ultrapassando o antigo detentor do recorde, César Rodríguez. Tudo isso com mais uns dez anos de carreira - caso nenhum desastre aconteça. Ou seja, muita coisa ainda está por vir. E até mesmo grandes ícones do futebol mundial já tiram o chapéu para o craque.

saiba mais
Ex-goleiro do Bota que levou três de Messi diz que entrou para a história

Ex-presidente do Barcelona: 'Cesar foi mais completo que Messi'
BRASIL MUNDIAL: Os 234 gols de Messi

É o caso de Ronaldinhho Gaúcho, hoje no Flamengo, mas que na temporada 2004/2005 atuava no Barcelona e já via, nos primeiros passos de Leo, que ele faria história.

- Estou muito feliz por ver um menino tão novo atingir o momento que atingiu. Eu o vi começando. O primeiro gol dele com a camisa do Barcelona foi de um passe meu. Desde a minha chegada ao Barcelona via no Messi um jovem com talento e potencial. Hoje, torço ainda mais por ele. Não só por ser um grande jogador, mas por ser um amigo. Vou torcer sempre. E que continue sempre assim, buscando sempre fazer o melhor, porque tem muito a conquistar na vida - lembrou o brasileiro, ídolo na Catalunha, onde foi bicampeão espanhol e campeão da Champions League.

Messi alcançou a marca de 234 gols na última terça-feira, contra o Granada, em seu 314º jogo dele no Barcelona. Ao todo, 44 jogos a menos do que o antigo recordista precisou para marcar 232 vezes. E o jogador está no caminho certo para superar o número de gols absolutos (contando também partidas amistosas) de um único jogador com a camisa azul-grená. Ele tem 253 gols, enquanto César Rodríguez soma 291 e Paulino Alcántara tem 369.


E se alguém que jogou no Barcelona entende de gols, apesar de não ter marcado muitos por lá por ter ficado pouco tempo no clube (somente em 1993-94), este alguém é Romário. O Baixinho também rasga elogios ao argentino, apesar de fazer uma ressalva importante.

- Essa marca é bem merecida pelos títulos que já conquistou pelo Barcelona. O Messi é um craque e vem demonstrando isso. No entanto, ainda não consegue repetir com a camisa da Argentina o que ele faz no Barcelona. Por isso, não pode entrar para a galeria dos maiores da história, mas pode mudar isso. O Messi é bem novo e ainda há tempo.

O Messi é daquelas pessoas que Deus tocou com uma varinha mágica e falou que ele seria o cara"
Daniel Alves

Quem convive com Messi também destaca, além de sua qualidade, a humildade e o convívio pacífico com os companheiros de time. Daniel Alves, contemporâneo do argentino na atual e vitoriosa geração barcelonista, não esconde toda a sua admiração pelo camisa 10.

- Sempre dou a mesma resposta: ele chega aonde ele quiser pela qualidade e idade que tem. Não está parando de jogar, mas praticamente começando a carreira, e pode conquistar mais. O Messi é daquelas pessoas que Deus tocou com uma varinha mágica e falou que seria o cara, como Romário, Pelé, Ronaldo, Ronaldinho... E é um cara muito humilde, que trata todo mundo bem. É um pouco na dele, mas é um ótimo companheiro não só dentro como também fora de campo - contou o brasileiro.

O lateral tem um gol, entre os 236 de Messi no Barça, que é o seu favorito. Curiosamente, ele não estava em campo no momento, mas se lembra perfeitamente do lance.

- Não estava em campo contra o Getafe. Não tive a honra. Mas estava de fora, na arquibancada, e foi especial ver aquele gol pela forma que aconteceu. Ficaria com esse, apesar de não estar em campo - revelou.

 
Os números na carreira de Messi (Foto: Agência EFE)

No caminho para ser o maior de todos

O que mais surpreende Rivaldo, que atuou no clube de 1998 a 2002, é o tamanho dos feitos de Messi com tão pouca idade. Para o apoiador, Messi tem tudo para ser um "Mr. Barcelona".

- O Messi surpreende pela idade. Ele é muito novo e já conquistou vários títulos importantes com a camisa do Barcelona. Na minha opinião, já está na história. E, por tudo isso, acredito que possa ser o maior e melhor jogador que atuou pelo clube. Até porque ainda tem muitas coisas para fazer e muitas marcas a alcançar no Barça. Acho que o Messi pode ser o jogador mais falado e o mais conhecido de todos os tempos do Barcelona. E, sem dúvida alguma, acredito que fará história.

Vai ser difícil aparecer um igual a ele de novo. É gênio, tem um raciocínio rápido e é goleador"
Evaristo de Macedo


Evaristo de Macedo, primeiro brasileiro a fazer história no Barcelona e que abriu caminho para nomes como Rivaldo, Ronaldinho e Romário, crê que Messi tem tudo para se tornar o maior jogador de todos os tempos no clube catalão - apesar de rechaçar as comparações.

- Vai ser difícil aparecer um igual a ele de novo. É gênio, tem um raciocínio rápido e é goleador - faz até gol de cabeça. Aliás, esse não é o forte dele pelo tamanho. Mas não tem problema. O que faz no chão já paga o espetáculo. O Messi é um garoto que já brilhava na base do Barça e, hoje, confirmou tudo o que se esperava dele. Na minha opinião, tem tudo para se tornar o maior jogador da história do clube. Mas essa coisa de ficar comparando épocas é um pouco complicado. Cada time marcante do Barcelona teve seu grande jogador. Então, é uma coisa para ser olhada com bastante cuidado.

Pelo visto, os pouco mais de 100 gols que faltam para Messi ultrapassar Paulino o filipino Alcántara e se tornar o maior artilheiro da história do Barcelona - e aí quebrar os recordes sem asteriscos - vão demorar muito pouco para sair. Afinal, talento e torcida não faltam.

___________________________________________

Para Souza, clássico entre Náutico e Sport está entre os maiores do país
Com a experiência de quem disputou grandes clássicos, volante afirma que ficou surpreso com a rivalidade do confronto pernambucano

Apesar da pouca idade, o volante Souza se considera um jogador experiente. A razão é que, mesmo com 24 anos, é que o atleta carrega no currículo uma série de clubes e de partidas consideradas decisivas. Entre elas, o Palmeiras, quando teve a incumbência de marcar o atacante Ronaldo, quando ele esteve no Corinthians.

E com a experiência de quem já disputou grandes clássicos, Souza classifica o confronto entre Náutico e Sport como um dos principais por conta da rivalidade e do clima de tensão gerado na semana que antecede o jogo.

Souza se mostrou surpreso com a rivalidade entre Náutico e Sport (Foto: Aldo Carneiro)

- Não sabia que o clássico aqui em Pernambuco era tão importante assim. Estamos vivendo uma semana de muita responsabilidade aqui no Náutico, até porque jogamos em casa e por isso temos a obrigação de vencer. Estamos fazendo um trabalho muito forte de preparação para esse jogo e espero que sejamos recompensados com um bom desempenho no domingo.

Náutico e Sport marcará também o duelo particular dos melhores batedores de falta do Pernambucano. Souza, que fez um gol de bola parada no primeiro jogo, disputado na Ilha do Retiro, espera repetir o feito e se sair melhor que Marcelinho Paraíba, camisa 10 do Leão.

- É sempre bom fazer gol, ainda mais em clássicos, porque você fica marcado de uma forma positiva. O Marcelinho é um ótimo batedor, mas estou treinando forte e por isso espero sair vencedor desse duelo particular com ele.

Fonte: GE/PE
____________________________________________________

Jogadores do Sport doam cestas básicas a projeto social
Dinheiro para a entrega das doações veio da caixinha dos atletas, que recebe os valores arrecadados por atrasos e multas no elenco

Jogadores do Sport doaram 95 cestas básicas
(Foto: Divulgação/Sport)

Em meio à preparação para o Clássico dos Clássicos, os jogadores do Sport encontraram um tempo para bate uma bola com a solidariedade. Na tarde desta terça-feira, os goleiros Saulo e Magrão e o zagueiro Tobi entregaram 95 cestas básicas ao Projeto Amigo, que repassa as doações a entidades carentes. O dinheiro para adquirir as cestas foi proveniente da 'caixinha' dos jogadores profissionais, que são arrecadadas com multas por atrasos, cartões amarelos e até nas derrotas nos treinamentos recreativos.

- Escolhemos essa entidade porque conhecemos bem o trabalho que eles fazem. São 95 cestas básicas. Acho que dá para alimentar bem os meninos do projeto - comentou o zagueiro Tobi.

Responsável por organizar o recebimento da 'caixinha', o Coronel Adelson Wanderley, gerente de futebol do Sport, conta como são feitas as doações.

- Quando fecha o mês, nós pegamos o dinheiro arrecadado e fazemos as doações. Algumas vezes os beneficiados são funcionários do clube e em outras oportunidades os jogadores escolhem instituições fora - contou.

Fonte: GE/PE
_____________________________________________________

Santa Cruz quer assegurar G-4 e Belo Jardim luta para se afastar da degola
Se vencer, Tricolor vai a 32 pontos e amplia vantagem para o quinto colocado. Calango está apenas um ponto acima da zona de rebaixamento

Com objetivos bastante distintos no Campeonato Pernambucano, Belo Jardim e Santa Cruz entram em campo nesta quarta-feira, às 22h, no Mendonção, para disputar o jogo adiado da 15ª rodada do estadual. O Mais Querido é o quarto colocado na tabela, com 29 pontos e segue firme para assegurar a vaga no G-4. Enquanto isso, o Calango está apenas na décima posição, com 17 pontos, somente um a mais que o Araripina, primeiro da zona da degola e sua luta é para não cair.

Santa Cruz e Belo Jardim fizeram a abertura do Campeonato Pernambucano. No primeiro turno, o Tricolor venceu o alviverde do Agreste por 2 a 1, no Arruda. Agora, uma vitória nesta quarta-feira significará o quarto triunfo consecutivo do Mais Querido no Campeonato Pernambucano, único torneio que o Tricolor disputa, já que foi eliminado da Copa do Brasil pelo Penarol-AM no Arruda.

- Temos que colocar nossa classificação no G-4 como objetivo primordial para o Santa Cruz. Não poderemos contar com o Leandro Souza e com Geílson (machucados), mas vamos aos trancos e barrancos, testando opções até encontrarmos uma formação que consideremos boa para a reta final do estadual. Se nos classificarmos, começa outro campeonato. Todo mundo esquece oscilação, entrosamento e parte de igual para igual na luta pelo título.

Santa Cruz e Belo Jardim jogaram no Arruda no primeiro turno e o Tricolor levou a melhor

(Foto: Antônio Carneiro)

O comandante coral ainda não tem o time definido para a partida, mas deu sinais de que pode alterar a formação tática para o 4-5-1, com dois meias e apenas Dênis Marques no ataque. Outra opção é entrar com Caça-Rato na frente, formando dupla com o artilheiro do Santa Cruz no Pernambucano. Outra novidade foi a exclusão do volante Léo da lista de relacionados que viajaram para Caruaru, onde a equipe fica hospedada para o jogo.

-Fizemos a opção de levar mais volantes com características de marcação. O Léo também não teve uma boa atuação nas duas últimas partidas, portanto achamos melhor levar o Chicão e o Sandro Manoel, que estão melhor fisicamente e têm mais espírito de pegada.

Belo Jardim busca recuperação após seis jogos sem vencer

Belo Jardim quer devolver placar (2x1) do primeiro

turno (Foto: Antônio Carneiro)

O Belo Jardim do técnico Leivinha não vem bem no Campeonato Pernambucano. A equipe chegou até a ensaiar uma arracanda quando o treinador assumiu o comando do time, mas os resultados negativos voltaram a aparecer. O Calango já soma seis partidas consecutivas sem conseguir vencer, com quatro derrotas e dois empates.

A situação da equipe alviverde no estadual é complicada, já que Calango tem a segunda pior defesa da competição, com 27 gols sofridos, só superando o lanterna e virtualmente rebaixado América. No ataque a coisa não é muito diferente, o Belo Jardim marcou apenas 16 gols na competição, apenas à frente do América e Ypiranga.

Fonte: GE/PE
_________________________________________________

SÉRIE ACBF divulga tabela detalhada do Campeonato Brasileiro
Náutico estreia no sábado (19/5), fora de casa, contra o Figueirense, às 21h. Sport faz 1º jogo no domingo, às 18h30, ante o Flamengo, na Ilha

Publicado em 19/03/2012, às 18h27

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta segunda-feira (19/3) a tabela detalhada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. A novidade será a realização de jogos às 21h dos sábados. E quem inaugura esse novo horário do futebol nacional é o Náutico, que estreia no dia 19 de maio, contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli, às nove horas da noite.

Na segunda rodada, quando enfrenta o Cruzeiro, nos Aflitos, o Timbu volta a atuar no sábado (26/5), no mesmo horário. Além desses, o Timbu volta a atuar às 21h dos sábados contra Atlético-GO, no dia 7 de julho, no Serra Dourada, pela 8ª rodada e contra Flamengo, no dia 11 de agosto, no Engenhão, pela 16ª rodada.

Já o Sport estreia no domingo (20/3), contra o Flamengo, às 18h30, na Ilha do Retiro. Na segunda rodada, o Leão visita o Santos, no dia (27/5) ás 16h, na Vila Belmiro. O único jogo do rubro-negro às 21h do sábado será contra o Internacional, na Ilha do Retiro, dia 23 de junho, véspera de São João.

Confira a tabela completa AQUI

Fonte: JC On Line
______________________________________________________

Atacante Nilmar é barrado mais uma vez no Villarreal

O São Paulo já se afirmou que desistiu de contratar o atacante Nilmar, mas o Villarreal parece disposto a insistir na negociação. Neste sábado, o técnico José Francisco Molina mais uma vez barrou o brasileiro, que não foi relacionado para enfrentar o Sevilla, domingo, pelo Campeonato Espanhol.

Esta é a terceira vez seguida que Nilmar é barrado no Villarreal. A primeira vez aconteceu quando o São Paulo ainda negava as negociações e sequer tinha conversado com o agente do jogador, Orlando da Hora. O fato de o atacante ser vetado pelo técnico fez o empresário aceitar abrir negociações, o que ele inicialmente não desejava.

Como já aceitou a oferta do São Paulo, o Villarreal usa a estratégia de deixar claro para Nilmar que deseja vendê-lo, até porque passa por uma crise financeira. Assim, força o jogador a abrir mão da pedida salarial acima do que o clube paulista quer pagar. A diretoria tricolor já deixou claro que, neste caso, pode retomar as negociações.

NOVIDADE - Para o lugar de Nilmar foi relacionado pela primeira vez o atacante argentino Alejandro Martinuccio, contratado por empréstimo junto ao Fluminense.

Fonte: NE10
_____________________________________________________________
Os novos uniformes do Santa Cruz para 2012

No dia em que comemorou os seus 98 anos, 3 de fevereiro, o Santa Cruz lançou o seu novo padrão de uniformes para a temporada 2012. As camisas foram produzidas pela Penalty, patrocinadora de uniformes do clube. Como pode-se notar, há algumas mudanças principalmente no segundo padrão da equipe que ganhou mais tons brancos quando comparamos com o ano passado. As camisas já estão à venda na loja oficial do clube e no sitehttp://www.santacruzstore.com.br/. Confira:



Fonte: Blog do Torcedor
_____________________________________________________________________
Santa focado em obter os seis pontos no Sertão

Obter os seis pontos, este é o objetivo do Santa Cruz no giro pelo Sertão pernambucano no estadual deste ano. O Tricolor encara o Salgueiro nesta quarta-feira às 20h no Cornélio de Barros e o Serra Talhada no Pereirão no próximo domingo. E o lateral-direito Eduardo Arroz parece mesmo ter incorporado o espírito de vitória tricolor. Segundo ele, o clube coral deve estar focado no resultado positivo independente dos desafios impostos pela distância das partidas. "É um pouco cansativa esta viagem, até porque não tivemos tempo de descansar, mas temos um objetivo e vamos fazer o nosso melhor em campo e vencer", disse.

Arroz também minizou o fato da partida contra o Salgueiro ser a primeira no Cornélio de Barros após a reforma de ampliação do estádio. De acordo com o atleta, os jogadores do Santa já estão acostumados com jogos fora de casa e não deverão sentir nenhuma espécie de "pressão" diferenciada. "Eles possuem esta motivação especial, mas estamos acostumados com jogos em estádios cheios e não deverá ser problema", declarou.

Sobre o adversário de quarta, o Salgueiro, o lateral revelou já ter algum conhecimento da equipe carcará, mas pregou o respeito. "Assisti a alguns jogos deles pela televisão. Eles possuem qualidade. Por isso temos que ter respeito".

Fonte: Blog do torcedor 
______________________________________________________
Corinthians encerra negociação e desiste de Montillo


O Corinthians divulgou um comunicado oficial na tarde desta quinta-feira em que anuncia o fim das negociações para tentar contratar o meia argentino Montillo. Como não conseguiu chegar a um acordo com o Cruzeiro, a diretoria corintiana desistiu do jogador.

Montillo era o principal reforço que o Corinthians buscava para a nova temporada. A negociação já vinha se arrastando há algumas semanas, mas o Cruzeiro sempre manteve a sua disposição de não vender o meia argentino, frustrando as investidas corintianas.

A primeira proposta corintiana teria sido de 8 milhões de euros, mas o clube chegou a admitir pagar até 10 milhões de euros. O Cruzeiro, no entanto, exige pelo menos 15 milhões de euros para vender Montillo, recusando também oferta feito pelo São Paulo.

No comunicado, a diretoria corintiana diz ter feito "todos os esforços, inclusive com uma proposta muito acima da realidade brasileira". Mas, sem acordo, a breve nota oficial avisa que "as negociações entre Corinthians, Cruzeiro e Montillo estão encerradas".

Fonte: NE10
______________________________________________________________
Secretário Ricardo Leitão faz um balanço sobre as obras da Copa 2014

O ano de 2012 começou. E com ele o o mundo esportivo pernambucano vive a expectativa ainda mais intensa da Copa do Mundo 2014.

Sim, afinal, é neste ano que o Governo do Estado terá a confirmação da inclusão da Arena Pernambuco na Copa das Confederações, competição que acontece em 2013 e que está sendo encarado pelas autoridades como uma preparação para o Mundial.

Além disso, muitas obras estruturais e viárias que já começaram a ser realizadas terão o seu processo acelerado e outras começaram a ser feitas. Todas atendendo as exigências dos organizadores da Copa do Mundo.

Para fazer um balanço do que já foi executado e o que virá em 2012, conversamos com o Secretário Extraordinário da Copa, Ricardo Leitão.

Na entrevista, Leitão fala que as obras estruturais estão dentro do planejamento traçado para a Copa, lembra que, em 2013, os clubes da capital que estiverem na Série A do Campeonato Pernambucano terão que jogar pelo menos uma partida na Arena de Pernambuco para poder fazer parte do programa Todos com a Nota, e mantém o otimismo quando a participação do Estado na Copa das Confederações.

Fonte: Blog do torcedor
_____________________________________________________________
Com lesão, Diego Hypólito vira desfalque no Pré-Olímpico

Com uma lesão no ombro esquerdo, Diego Hypólito foi cortado nesta sexta-feira (23) da seleção brasileira masculina de ginástica artística e não vai disputar o Pré-Olímpico, que acontecerá entre os dias 10 e 13 de janeiro, em Londres, na Inglaterra. Apesar de ser uma ausência importante para a equipe, o principal ginasta do Brasil já está classificado para a Olimpíada, após ter sido medalhista de bronze no Mundial do Japão, em outubro.

Diego Hypólito estava treinando com a seleção desde o dia 13 de dezembro, na cidade francesa de Arques, como preparação para o Pré-Olímpico. Mas passou a sentir dores no ombro e, após exames, foi afastado da disputa da competição. "Estou retornando da França para avaliar a lesão com os médicos do Brasil, verificar qual procedimento será necessário e retornar o mais rápido possível aos treinos para a Olimpíada", contou o ginasta.

"A decisão foi tomada porque Diego já tem vaga garantida em Londres. Assim, pode se recuperar até lá", explicou Leonardo Finco, coordenador da seleção masculina. "Sem dúvida, perdemos um dos nossos melhores ginastas, mas tenho certeza de que os demais atletas darão o máximo para superar a ausência dele, principalmente no solo e no salto, que são suas especialidades."

Com o corte de Diego Hypólito, além do retorno para o Brasil dos dois juvenis que estavam treinando com a equipe na França (Arthur Nory Mariano e Caio Campos), foi definida a seleção brasileira que disputará o Pré-Olímpico em Londres. Os sete ginastas são Arthur Zanetti, Francisco Barreto, Petrix Barbosa, Sérgio Sasaki, Péricles Silva, Mosiah Rodrigues e Victor Rosa.

A seleção fica treinando em Arques até o dia 7 de janeiro, quando embarca para Londres em busca da vaga olímpica para a equipe completa - além de Diego Hypólito, Arthur Zanetti já garantiu presença na Olimpíada também por ter sido medalhista no Mundial. "Até esse momento, a prioridade foi nos adaptarmos. Agora, começaremos a definir o que cada um fará no Pré-Olímpico" disse Leonardo Finco, ao comentar sobre a preparação brasileira para a competição.

Fonte: NE10
___________________________________________________________________________
César Sampaio promete utilizar mais a base palmeirense

Recentemente contratado para ser gerente de futebol do Palmeiras César Sampaio promete ter também uma atenção especial com as categorias de base palmeirenses. Tanto que ele deu nesta quinta-feira uma palestra para os jogadores do time que disputará a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a partir de janeiro, e tratou de avisá-los que alguns deles podem ter chance de subir para o elenco profissional em 2012. Segundo o dirigente a expectativa é de aproveitar mais os jovens formados no clube.

"Quanto menos você contrata e mais consegue formar, o clube fica com muito mais identidade e os benefícios são muitos. É esse o nosso objetivo, de conseguir revelar bons valores", afirmou César Sampaio, em entrevista ao site do Palmeiras, ressaltando as vantagens de aproveitar os jogadores formados na base. "A identidade dos meninos com o clube, o DNA palmeirense, de estar jogando aqui, de estar defendendo as cores que eles iniciaram a carreira, pesam muito favoravelmente." 

A diretoria do Palmeiras reconhece que vem encontrando dificuldades para contratar os reforços pedidos pelo técnico Felipão para a próxima temporada, principalmente por causa da questão financeira - até agora, conseguiu apenas o lateral-esquerdo Juninho. Por isso, aproveitar mais a base parece ser a solução encontrada. "Com os preços atuais do mercado, a gente sabe que é muito mais vantajoso formar jogadores de qualidade do que comprar atletas que estão em evidência", admitiu César Sampaio.

Para justificar sua tese, o dirigente palmeirense citou os dois finalistas do último Mundial de Clubes da Fifa, disputado agora em dezembro, como exemplo a ser seguido. "A identidade de um clube é feita através de um projeto forte na formação de atletas. Barcelona e Santos, mesmo com toda diferença técnica, mostraram isso, que são duas equipes que investem forte na base" avaliou César Sampaio, que ocupa o cargo de gerente de futebol do Palmeiras há cerca de dois meses.

Diante disso, César Sampaio lembrou que conquistar o título da Copa São Paulo, ainda inédito para o Palmeiras, não é a prioridade. Segundo ele, o objetivo das categorias de base é revelar novos jogadores. "Essa coisa de título na base é relativo, apesar de ser importantíssimo para a história do clube e dos profissionais que trabalham. Os atletas não precisam ter essa pressão, mas, sim, pensar em fazer uma grande competição e tentar chegar em condições no time profissional", avisou o dirigente.

Fonte: NE10

__________________________________________________________________________
Votação da Lei Geral da Copa é adiada e fica para 2012

Novas alterações feitas pelo relator da Lei Geral da Copa, deputado Vicente Cândido (PT-SP), e a falta de acordo entre os parlamentares da comissão fizeram com que fosse mais uma vez adiada a votação do tema. Com isso, ficou apenas para 2012 a decisão da Câmara sobre o projeto que dá garantias à Fifa e que trata de diversos aspectos da realização da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo em 2014.

Assim como ocorreu na semana passada, Vicente Cândido voltou a fazer alterações em seu parecer. Desta vez, ele retirou novamente dos idosos o direito a meia-entrada e os colocou de volta na categoria 4, a chamada "cota social", na qual os ingressos serão vendidos por cerca de US$ 25, mas ficarão restritos a lugares determinados pela Fifa. Estudantes, indígenas, beneficiários do Bolsa Família e quem entregar armas em campanha do ministério da Justiça também estão nesta categoria específica para ter bilhetes mais baratos na Copa.

O ponto mais polêmico da discussão nesta terça-feira foi sobre a responsabilidade civil da União em relação aos eventos. Acatando um pedido da Fifa, Vicente Cândido chegou a incluir no texto que a União poderia ter de ressarcir a entidade por prejuízos, "independente de culpa" e causados por eventos de "qualquer natureza". A alteração uniu oposição e governo contra o texto. O relator chegou até a recuar da proposta, retomando o texto original do Executivo em que não haveria ressarcimento se a culpa pelo problema fosse da Fifa. Mas, depois disso, qualquer chance de votação já tinha acabado.

"Você só pode votar uma lei quando há condição política para isso, inclusive o governo está trabalhando no mesmo sentido da oposição de não garantir integralmente o que a Fifa quer", disse Renan Filho (PMDB-AL), presidente da comissão.

Diante da nova polêmica, o relator sequer apareceu no plenário onde a comissão se reuniria. Os deputados concordaram não haver condições para votar e Renan Filho encerrou a sessão sem sequer abrir o debate. Assim, a comissão se reunirá novamente apenas em fevereiro de 2012 para debater o tema.

Além das questões levantadas nesta terça-feira, ainda há muito polêmica sobre a venda de bebidas alcoólicas nos estádios. A versão atual do relatório permite o comércio somente durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Mas deputados ligados à área da saúde querem impedir a venda de bebidas alcoólicas também nos dois eventos, o que contraria os interesses da Fifa. 

Fonte: NE10
______________________________________________________________
Ganso muda discurso e nega venda de direitos para DIS
Paulo Henrique Ganso não vive mesmo um bom momento no Santos. Após sofrer com lesões na temporada, o meia foi o único jogador do elenco santista a receber algumas vaias de torcedores, nesta terça-feira (20), na chegada do time ao Brasil. E ainda recuou em suas recentes declarações, dizendo agora que não fechou a venda de 10% de seus direitos econômicos à empresa DIS.

A transação dos 10% dos direitos econômicos de Ganso deixou o clima conturbado na delegação santista durante a disputa do Mundial no Japão. O próprio jogador havia confirmado a venda, enquanto a diretoria do clube dizia nada saber sobre o assunto. Agora, porém, ele mudou seu discurso.

"Não houve uma venda, foi um pré-acerto e agora vamos sentar com o Santos e conversar. Mas só em janeiro", afirmou Ganso, durante o desembarque desta terça-feira, dizendo que dará prioridade ao clube na compra dos 10%, pelo valor de R$ 5 milhões. "Ainda temos algumas coisas para acertar."

Há cerca de 10 dias, Ganso havia dito no Japão que já tinha acertado tudo com a DIS, que passaria a ter, então, 55% dos direitos do atleta, contra 45% do Santos. Na ocasião, o jogador contou ainda que havia comunicado anteriormente o clube, que preferiu não exercer seu direito de compra.

A situação de Ganso no clube não é das melhores. Além de ter sido hostilizado por alguns torcedores nesta terça-feira no aeroporto, ele ficou boa parte da viagem de volta ao Brasil isolado do restante do grupo no avião. Sempre quieto e com o semblante fechado. 

Fonte: NE10
____________________________________________________________
Fabiana Murer e Cielo vencem Prêmio Brasil Olímpico

Fabiana Murer e Cesar Cielo foram eleitos na noite desta segunda-feira como os melhores atletas brasileiros de 2011, em cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, realizada no Theatro Municipal, no Rio. Na disputa feminina, a campeã mundial do salto com vara venceu Maurren Maggi (atletismo) e Fabiana Beltrame (remo). E na masculina, o astro da natação levou a melhor na votação contra Diego Hypólito (ginástica artística) e Emanuel Rego (vôlei de praia).

Foi a terceira vez na história que Cesar Cielo recebeu o Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta do ano, repetindo os feitos de 2008 e 2009. Em 2011, ele ganhou duas medalhas de ouro no Mundial de Esportes Aquáticos em Xangai e mais quatro de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. E Fabiana Murer foi eleita pela segunda temporada seguida, após ter conquistado, dessa vez, o inédito título mundial no campeonato realizado em Daegu, na Coreia do Sul.

Os seis finalistas ao prêmio de melhor atleta do ano foram definidos por um júri de jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte, que, inclusive, escolheu previamente os dois vencedores. Mas o voto dos jurados teve peso de 50% na eleição final, cuja outra metade foi formada por votação popular feita via internet nas duas últimas semanas. Assim, Cielo e Fabiana levaram a honraria entregue pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Além de Cielo e Fabiana, o COB premiou na noite desta segunda-feira os melhores atletas de cada uma das 47 modalidades que fizeram parte desta 13ª edição do Prêmio Brasil Olímpico. Todos foram escolhidos pelo júri especializado, com base nos resultados que conquistaram durante o ano. Também foram homenageados os dois melhores técnicos de 2011: o argentino Ruben Magnano, da seleção masculina de basquete, e Rosicleia Campos, da equipe feminina de judô.

Outro homenageado da noite foi Bernard Rajzman, ex-jogador de vôlei e hoje dirigente do próprio COB. Ele ganhou o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, prêmio dedicado a um ex-atleta que fez história no esporte brasileiro. Assim, se juntou a Nelson Prudêncio, João Gonçalves Filho, Amaury Pasos, Maria Lenk, Agberto Guimarães, Aída dos Santos, André Gustavo Richer, João Havelange, Joaquim Cruz e Éder Jofre, que receberam tal honraria nas edições anteriores.

"O ano de 2011 foi excelente para o esporte brasileiro. Conquistamos diversos títulos mundiais, alguns deles inéditos, mostramos evolução qualitativa em várias modalidades e alcançamos a terceira colocação no quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Nada mais justo do que encerrar o calendário esportivo com uma grande celebração, homenageando o esforço e o talento do atleta brasileiro", disse o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

Confira os vencedores em cada modalidade:

Atletismo - Fabiana Murer

Badminton - Daniel Paiola

Basquete - Marcelinho Huertas

Boliche - Marcelo Suartz

Boxe - Everton Lopes

Canoagem (slalom) - Cássio Petry

Canoagem (velocidade) - Nivalter Santos

Ciclismo (BMX) - Renato Rezende

Ciclismo (estrada) - Murilo Fischer

Ciclismo (mountain bike) - Rubens Valeriano

Ciclismo (pista) - Sumaia Ribeiro

Desportos na neve - Mirlene Picin

Desportos no gelo - Luiz Fernando Manella

Esgrima - Guilherme Toldo

Esqui aquático - Marcelo Giardi

Futebol - Neymar

Ginástica artística - Diego Hypólito

Ginástica de trampolim - Giovanna Matheus

Ginástica rítmica - Angélica Kvieczynski

Handebol - Chana Masson

Hipismo (adestramento) - Luiza Almeida

Hipismo (CCE) - Serguei Fofanoff

Hipismo (saltos) - Bernardo Alves

Hóquei sobre grama - Thalita Cabral

Judô - Leandro Guilheiro

Caratê - Lucélia Brose

Levantamento de peso - Fernando Reis

Lutas - Aline Ferreira

Maratona aquática - Poliana Okimoto

Natação - Cesar Cielo

Nado sincronizado - Nayara Figueira

Patinação artística - Marcel Stürmer

Pentatlo moderno - Yane Marques

Polo aquático - Marina Canetti

Remo - Fabiana Beltrame

Rúgbi - Diego Lopez

Saltos ornamentais - Cesar Castro

Squash - Thaisa Serafini

Tae kwon do - Marcio Ferreira

Tênis - Rogério Dutra Silva

Tênis de mesa - Hugo Hoyama

Tiro com arco - Ana Marcelle dos Santos

Tiro esportivo - Ana Luiza Ferrão

Triatlo - Reinaldo Colucci

Vela - Robert Scheidt e Bruno Prada

Vôlei de praia - Emanuel Rego

Vôlei - Murilo Endres

Fonte: NE10
____________________________________________________________
Brasil pega Polônia, Canadá e Finlândia na Liga Mundial

Maior campeão da história da Liga Mundial, com nove títulos conquistados, a seleção brasileira masculina de vôlei conheceu neste sábado os seus adversários na próxima edição da competição. O Brasil caiu no Grupo B, ao lado de Polônia, Canadá e Finlândia, contra quem jogará entre os dias 18 de maio e 1º de julho - a fase final acontecerá de 4 a 8 de julho, em Sofia, na Bulgária.

Além dos futuros adversários do Brasil, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) divulgou neste sábado as outras três chaves da primeira fase da Liga Mundial. No Grupo A, a atual campeã Rússia jogará contra Sérvia, Japão e Cuba. No C, estão as seleções de Itália, Estados Unidos, França e Coreia do Sul. E o D é formado por Alemanha, Argentina, Portugal e Bulgária.

Por conta do calendário apertado de 2012, ano da Olimpíada de Londres, a FIVB também resolveu mudar o sistema de disputa da próxima edição da Liga Mundial. Assim, a primeira fase deixa de ser realizada em seis semanas, sendo reduzida para quatro. Dessa maneira, as quatro seleções de cada grupo irão se reunir num único país, a cada fim de semana, para jogarem todas contra todas.

Dessa maneira, o número de jogos da primeira fase será mantido, com 12 para cada seleção participante, mas serão três partidas por rodada, ao invés de duas. Assim, o Brasil abre sua participação jogando no Canadá. Depois, receberá os seus três adversários numa cidade brasileira ainda indefinida. Na sequência, viaja para a Polônia. E, por fim, faz mais três confrontos na Finlândia.

Outra mudança importante na próxima Liga Mundial envolve a fase final. Agora, apenas seis seleções avançam para a disputa do título, ao invés das oito que foram para a Polônia na edição deste ano - na ocasião, o Brasil perdeu a decisão para a Rússia. Os classificados serão os que ficarem em primeiro lugar de cada grupo, o melhor segundo colocado entre todos e a anfitriã Bulgária. 

Fonte: NE10
________________________________________________________________
Brasil fecha Mundial de Vela com sete vagas olímpicas
O Brasil chegou neste sábado à sua sétima vaga olímpica na vela. Martine Grael e Isabel Swan se classificaram para a Medal Race da classe 470 Feminino, se garantiram entre as 10 primeiras colocadas do Mundial de Perth, na Austrália, e, assim, asseguraram ao Brasil uma das 14 vagas que estavam em disputa na competição. As brasileiras, porém, não têm mais chances de medalha.

Neste sábado, elas não começaram bem o dia, com um 13.º na primeira regada. Depois, se recuperaram, conseguiram um terceiro lugar na segunda regata e se garantiram na Medal Race, que envolve apenas os 10 melhores barcos após as 10 regatas classificatórias, e vale o dobro de pontos. Mesmo assim as brasileiras, que têm 86 pontos perdidos, não têm mais como chegar à zona de medalhas.

Isabel e Martine, porém, ainda não estão garantidas em Londres. A vaga conquistada por elas é do Brasil e a escolha da dupla que representará o País ainda está em aberto. Por terem sido o melhor barco brasileiro em Perth, elas somaram um ponto. Outro estará em jogo no torneio pré-olímpico de Búzios, no começo do ano que vem. Caso haja a necessidade de um desempate, este acontecerá no Troféu Princesa Sofia, na Espanha, em maio.

Para tentar repetir a medalha de bronze que conquistou em Pequim Isabel Swan terá que superar mais uma vez a sua companheira naquela oportunidade, Fernanda Oliveira. A proeira agora compete ao lado de Ana Barbachan e terminou o Mundial na 26.ª posição.

Já Martine, que é filha de Torben, tenta ser a representante da família Grael na Olimpíada. Seu irmão Marco também tenta a classificação, na classe 49er. Em Perth, ele e André Fonseca, o Bochecha, terminaram na 51.ª posição, sem classificação olímpica. Nova chance virá no Mundial da classe, que acontece em maio, na Croácia, e distribui cinco vagas.

O Brasil vai encerrar o Mundial de Perth com vagas olímpicas nas classes: Star, Laser Radial, Laser, Finn, 470 Feminino, RS:X Masculino e RS:X Feminino, com um total de nove atletas. Em três classes a vaga não veio: 49er, 470 Masculino e na Match Race Feminino. A última chance de conseguir a classificação é no Mundial de cada classe. A da 470 acontece em maio, em Barcelona, e distribui sete vagas. A da Match Race é em fevereiro, em Brisbane, nos Estados Unidos, e classifica três barcos.

Fonte: NE10
________________________________________________________________
Joanna Maranhão consegue índice para Londres
Nadadora pernambucana alcançou o tempo nos 400 m medley, no Brasileiro Sênior

A pernambucana Joanna Maranhão está garantida nas Olimpíadas de Londres-2012. A nadadora do Flamengo competiu esta sexta (16) pelo Brasileiro Sênior de Natação e venceu os 400m medley, com o tempo de 4min40s79, quase um segundo mais rápida que o índice exigido na prova para os Jogos. Pouco antes, Joanna também ficou com o ouro nos 800m livre. 

Fonte: NE10
________________________________________________________________
David Villa fratura a perna em semifinal do Mundial

O atacante espanhol do Barcelona David Villa fraturou a perna esquerda, nesta quinta-feira (15) durante a semifinal do Mundial de Clubes entre o sua equipe e o Al-Saad, do Qatar, anunciou o clube catalão no seu site e na rede social Twitter.

"Villa fraturou o osso da tíbia da perna esquerda. Ele foi levado ao hospital para fazer outros exames", publicou o Barça no seu Twitter.

Villa sofreu esta lesão enquanto estava disputando uma bola na corrida com dois zagueiros do Al-Saad. Nenhuma falta foi cometida na jogada.

O atacante saiu de campo aos 39 do primeiro tempo e foi substituído pelo chileno Alexis Sanchez.

Fonte: NE10
________________________________________________________________
Neymar revela preocupação com dores no tornozelo

O atacante Neymar deixou a estreia do Santos no Mundial de Clubes satisfeito com a classificação para a final do torneio, mas com uma preocupação. O jogador mancou em alguns momentos da vitória por 3 a 1 sobre o Kashiwa Reysol, em Toyota, por conta de dores no tornozelo esquerdo. Agora, terá até domingo para realizar tratamento e entrar 100% na decisão do torneio.

Durante o primeiro tempo, Neymar sofreu um pisão do lateral-direito Danilo, seu companheiro de Santos, e passou a reclamar das dores. "Incomodou bastante mesmo. Mas agora vou tratar para que no domingo esteja bem para disputar a final", disse Neymar, após o triunfo santista, garantindo que não será problema para o duelo com o vencedor do duelo sobre Al-Sadd, do Catar, e Barcelona.

Neymar admitiu que a lembrança da surpreendente eliminação do Internacional no Mundial de Clubes de 2010, quando perdeu na estreia para o Mazembe, povoou a mente dos jogadores do Santos. "É complicado perder no primeiro jogo, como aconteceu com o Inter. A gente fez uma ótima partida e tirou um peso para a final".

A pressão sobre o Santos diminuiu logo aos 19 minutos, quando Neymar marcou um golaço. O atacante cortou Otani antes de finalizar. "Realmente ia chutar no gol. Vi ele vindo rápido, deu para mudar. Foi no improviso", explicou Neymar.

O astro do Santos repetiu mais uma vez que o Barcelona será o favorito em um possível duelo na decisão do Mundial. "Sempre que o Barcelona joga, todo mundo quer ver, é a melhor equipe do Mundial. Eles são favoritos".


Fonte: NE10

_____________________________________________________________________
Corinthians oficializa contratação de Gilsinho

O Corinthians oficializou nesta segunda-feira a contratação do atacante Gilsinho, de 27 anos. Sem vínculo com outros clubes, o jogador chegou ao time paulista sem custos e assinou contrato de um ano, com possibilidade de ampliar o vínculo por mais uma temporada.

Ele só será apresentado oficialmente em 2012 quando se reunir ao grupo no início da pré-temporada, em janeiro. Revelado pelo Marília, Gilsinho atuou por quatro anos no Jubilo Iwata, do Japão, e já teve passagens por Paulista e Ituano.

O jogador de 1,69m de altura e 70 kg de peso é o terceiro reforço confirmado pelo Corinthians. O clube já havia acertado com o zagueiro Felipe (Bragantino) e o meia Vítor Júnior (Atlético-GO).

Depois de confirmar a chegada de Gilsinho, a diretoria do Corinthians concentrará suas atenções no meia Montillo. O jogador do Cruzeiro é o principal alvo do time para 2012.

Fonte: NE10
_____________________________________________________________________
Decisões sobre obras de infraestrutura para Copa sem participação social

As decisões sobre as obras de infraestrutura para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 têm deixado a sociedade de fora das discussões, segundo o dossiê Megaeventos e Violações de Direitos Humanos no Brasil. O documento divulgado hoje (12) aponta ainda que “a ausência de participação e de mecanismos de controle social é também revelada nas decisões arbitrárias relativas a obras milionárias, opções por soluções mais caras e intervenções na cidade direcionadas a eixos de valorização imobiliária e 'limpeza social'”.

Como exemplo dos problemas causados por esse modelo, cita o veículo leve sobre trilhos (VLT) planejado para ser construído em Brasília. Segundo o documento, apesar de a capital federal apresentar deficiências em relação ao transporte coletivo, principalmente nas áreas periféricas e mais populosas da cidade, foi feita uma opção que não contempla essas questões. “A decisão pelos investimentos no VLT implica altos investimentos conectando o aeroporto à região nobre da cidade, na área mais bem servida por linhas de ônibus, metrô, táxis”.

O relatório destaca que alguns empreendimentos atendem mais aos interesses de pequenos grupos do que de grandes parcelas da população. “As grandes obras viárias apresentam fortes indícios de direcionamento para interesses imobiliários em detrimento das demandas sociais”, ressalta o texto.

A situação decorre, segundo o dossiê, de um processo de definição de investimentos baseado na urgência e que ouve apenas as empresas privadas para a negociação dos projetos. “A situação extrema revela um conjunto de decisões tomadas para a definição de investimentos estruturais na cidade sem qualquer participação da população, sem audiências públicas, e sem estudos previstos em lei.”

Entre os estudos que não estão sendo feitos, o levantamento destaca os de impacto ambiental. O trabalho aponta a criação do Grupo de Trabalho Meio Ambiente como forma de facilitar os processos de licitação para os megaeventos. “Apesar dessa 'flexibilização', as prefeituras não abrem mão de burlar a legislação ambiental”, assinala o documento, ao acrescentar que há um uso indiscriminado do relatório ambiental simplificado (RAS) pelas administrações municipais, “desconhecendo de maneira grosseira os impactos sociais e ambientais”.

Segundo o dossiê, o "atropelo" dos procedimentos muitas vezes é justificado com base em compromissos com entidades privadas como o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Federação Internacional de Futebol (Fifa). “Apoiado em uma noção pervertida de 'interesse público', o Estado brasileiro tem sistematicamente se recusado a estabelecer processos de diálogo horizontal com os grupos sociais e comunidades ameaçados [pelas obras de infraestrutura]”.

Fonte: NE10
_____________________________________________________________________
Brasil encara Costa do Marfim nas oitavas do Mundial

Com uma campanha surpreendente até o momento, a seleção brasileira feminina de handebol suou para manter os 100% no Mundial da modalidade, que acontece no Brasil. Nesta sexta-feira já garantido como a primeira colocada do Grupo C, o Brasil derrotou a Tunísia por 34 a 33 (16 a 20 no primeiro tempo), no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, com um gol da goleira reserva Babi no último lance da partida, após um arremesso de sua própria área.

Nas oitavas de final do Mundial, a equipe comandada pelo técnico dinamarquês Morten Soubak terá pela frente a seleção de Costa do Marfim, que ficou com a quarta colocação do Grupo D, com sede em São Bernardo do Campo (SP), após ganhar do Uruguai por 31 a 24. A partida contra as africanas acontecerá na próxima segunda, em horário a ser definido, no ginásio do Ibirapuera.

Pela primeira vez na história com a primeira colocação de uma grupo em Mundial, o Brasil conseguiu o feito com vitórias sobre Cuba, Japão, França (atual vice-campeã mundial) e Romênia (terceira colocada no Campeonato Europeu de 2010). O melhor resultado da seleção feminina em Mundiais foi um 7.º lugar, em 2005, que pode ser superado desta vez, já que teoricamente a equipe terá um adversário mais fraco nas oitavas.

Agora, a ordem de Soubak é manter a regularidade e fazer ajustes para a reta final da competição. “Vamos pegar os pequenos detalhes, que podem ser acertados para o dia seguinte. São questões táticas”, explicou.

As jogadoras alertam que ainda é preciso evoluir para estar entre as melhores. Para a ponta-direita Alexandra, a equipe tem apresentado falhas recorrentes, que devem ser corrigidas. “Temos cometido muitos erros táticos e de finalização. Cada detalhe é muito importante, nosso objetivo é manter 60 minutos de concentração”, disse.
Fonte: NE10
__________________________________________________
Invicto, Brasil bate Romênia
Brasileiras venceram por 33x28 e lideram o grupo C, com 100% de aproveitamento em quatro jogos

A seleção brasileira feminina de handebol continua impecável no Mundial, em São Paulo. Nesta quinta, as meninas, comandadas pelo dinamarquês Morten Soubak, duelaram pela liderança do Grupo C contra a Romênia, que também estava invicta no torneio (com duas vitórias e um empate), e venceram por 33x28, garantindo a classificação antecipada para as oitavas de finais.

Hoje, o Brasil ainda entra em quadra contra a Tunísia, às 18h45 (horário do Recife), pela última rodada da primeira fase, mas, com oito pontos ganhos, já não pode ser alcançado pelas adversárias.

Ainda embalada pela histórica virada sobre a França, atual vice-campeã mundial, a seleção não teve o mesmo desempenho em quadra contra a Romênia, terceira colocada no último Campeonato Europeu e que veio para o Mundial sem três de suas melhores atletas: as armadoras Cristina Neagu (uma das melhores jogadoras do mundo) e Patricia Vizitiu, lesionadas, e a pivô Ionela Stanca, grávida. Mesmo assim, o Brasil, capitaneado pela pernambucana Samira Rocha, assumiu o controle da partida desde o início, abrindo 8x4 ainda nos primeiros minutos, e se manteve à frente no placar todo o tempo.

A ponta direita brasileira, Alexandra, foi a artilheira da partida, com oito gols marcados.

Nas oitavas de final, nesta segunda-feira (12), o Brasil enfrentará a quarta colocada do Grupo D.

O campeão do Mundial garante vaga nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, e no Campeonato Mundial de 2013, na Sérvia. No caso brasileiro, o passaporte para Londres já foi carimbado com a conquista do Pan-Americano de Guadalajara, em Outubro, no México.

OUTROS JOGOS - Pelo grupo do Brasil, a seleção de Cuba ainda enfrenta o Japão, e a Romênia disputa a segunda colocação do grupo com a França.

Fonte: Jornal do commercio
__________________________________________________
Prazo final para dinheiro de Gilberto
Internacional tem até amanhã para pagar ao Santa Cruz R$ 650 mil restantes da negociação. Se não o fizer, corais entrarão na Justiça

Na semana passada, o Santa Cruz já havia levantado a possibilidade de acionar judicialmente o Internacional por conta da dívida referente à negociação do atacante Gilberto. Agora, isto está mais perto de se tornar realidade, pois o clube gaúcho tem até esta sexta (9) para pagar os R$ 650 mil que deve.

“Eles receberam a intimação de um cartório e têm, administrativamente, até amanhã. Caso seja feito o depósito, está encerrado. Caso não, o Santa Cruz ingressará com medidas judiciais (Justiça comum) e desportivas, dando ciência à CBF e à Fifa que o Internacional não cumpriu o contrato”, declarou o advogado Eduardo Lopes.

KIROS
O atacante Kiros pode permanecer no Arruda. O atleta, que estava sendo dado como certo na Chapecoense, disse ontem que a negociação não avançará e que sua vontade é de ficar no Santa Cruz. A diretoria coral terá de entrar em um acordo com o Porto, clube detentor dos direitos federativos.


Fonte: Jornal do Commercio

______________________________________________________________
Santos chega ao Japão para Mundial e faz primeiro treino

O Santos já está no Japão para a disputa do Mundial de Clubes, que se inicia nesta quinta-feira (8) com a disputa da partida entre Kashiwa Reysol e Auckland City. A delegação da equipe brasileira desembarcou na cidade de Nagoya no final da noite de quarta-feira (horário de Brasília).

Os jogadores do Santos foram recepcionados por poucas pessoas na chegada ao Japão, com as principais atenções voltadas ao atacante Neymar. A equipe seguiu de Frankfurt para Nagoya, em uma desgastante viagem, de mais de dez horas de duração, mas nem por isso os jogadores tiveram descanso.

A comissão técnica santista já comandou um treinamento leve no Mizuho Stadium, realizada sob temperatura baixa. Após a atividade, o treinador Muricy Ramalho seguiu para Toyota, onde vai acompanhar a partida de abertura do Mundial de Clubes, já que o Santos pode enfrentar Kashiwa Reysol ou Auckland City na sua estreia na competição.

O vencedor do duelo entre a equipe japonesa e o time neozelandês vai encarar o Monterrey, do México. A equipe que avançar deste confronto será o adversário do Santos nas semifinais do Mundial de Clubes, no dia 14 de dezembro, em Toyota.

Fonte: NE10
__________________________________________________
Ronaldinho festeja ano pelo Flamengo e volta à seleção

Terminado o Campeonato Brasileiro, no qual o Flamengo assegurou a sua vaga na fase preliminar da Copa Libertadores de 2012 na última rodada da competição nacional, o meia Ronaldinho Gaúcho começa a fazer um balanço sobre o que foi a sua primeira temporada pelo clube e já projeta novos objetivos para o próximo ano. E o jogador ficou satisfeito com o seu desempenho em 2011, no qual também conseguiu retomar a sua trajetória com a camisa da seleção brasileira.

"Estou muito feliz por tudo o que aconteceu comigo nesta temporada. Voltei ao Brasil, cheguei aqui no Flamengo e conseguimos o nosso objetivo, que era a vaga na Libertadores. Conseguimos um título (carioca) invicto e voltei para a seleção brasileira", afirmou Ronaldinho, em entrevista publicada nesta terça-feira pelo site oficial do Flamengo.

Contratado pelo clube carioca após deixar o Milan, o craque não conseguiu levar a equipe rubro-negra aos títulos da Copa do Brasil e do Brasileirão, mas encerrou o ano com números positivos. Em 52 partidas pelo time, marcou 21 gols e deu cinco assistências. As boas atuações acabaram alavancando seu retorno à seleção e também foram reconhecidas na última segunda-feira, quando ele foi eleito o melhor meia-esquerda da principal competição do País no Prêmio Craque do Brasileirão 2011.

Agora, Ronaldinho projeta a disputa de sua primeira Libertadores com a camisa flamenguista e sonha com a possibilidade de defender o Brasil nos Jogos de Londres na busca pela inédita medalha de ouro olímpica no futebol. "Ano que vem, o Flamengo vai disputar a Libertadores, o Carioca e o Brasileiro. Pelo projeto, temos grande chance de ter um ano muito bom. Tenho também o projeto de disputar a Olimpíada. Acho que, no geral, foi um grande ano para mim e para o Flamengo", completou.

Ronaldinho, porém, ainda não sabe se seguirá na equipe carioca na próxima temporada, tendo em vista o impasse entre Flamengo e Traffic, que atrapalha o pagamento regular dos milionários salários do atleta. Entretanto, o jogador acredita que chegará a um acordo para seguir no clube, até pela chance de disputar o principal torneio do continente em 2012.

"Quero muito ficar. Estou feliz com meus companheiros de time e vivemos num ambiente maravilhoso. Já me vejo em campo pela Libertadores. Só tenho a agradecer aos torcedores por todo carinho e atenção comigo. Eles sempre estiveram ao nosso lado. Foi muito especial e me orgulho de ter levado o Flamengo a mais uma Libertadores", enfatizou.

Fonte: NE10
__________________________________________________
Fifa adia divulgação dos documentos do caso ISL

A Fifa anunciou nesta terça-feira (6) que não poderá mais revelar os documentos do caso ISL no dia 17 de dezembro, como tinha prometido anteriormente, porque um dos envolvidos conseguiu que a Justiça suíça bloqueasse a divulgação. Apesar disso, o presidente da entidade, Joseph Blatter, reafirmou seu compromisso de tornar público todos os registros judiciais desse escândalo de corrupção.

O caso ISL, empresa que vendia os direitos de TV da Fifa, indica pagamento de propinas para dirigentes da entidade há cerca de 10 anos. E, segundo a rede britânica BBC, dois brasileiros estariam envolvidos no escândalo mantido em sigilo pela Justiça suíça: Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa de 2014, e João Havelange, ex-presidente da Fifa.

O suposto envolvimento no escândalo da ISL teria feito Havelange renunciar na semana passada ao cargo de membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), posto que ocupava desde 1963. Ele corria o risco até de ser expulso da entidade, justamente porque teria recebido propina, mas, com a sua renúncia, a investigação no Comitê de Ética foi arquivada, sem uma conclusão final.

Em nota oficial, Blatter disse "lamentar" a decisão da Justiça suíça de bloquear a divulgação dos documentos, mas não indicou qual dos envolvidos no caso teria solicitado tal medida. Ele também avisou que, na luta contra a corrupção, esse adiamento não muda o seu "compromisso de publicar, assim que for possível, essa importante parte do seu plano de reforma da Fifa".

Fonte: NE10
______________________________________________
VASCO EMPATA NO CLÁSSICO E FICA COM VICE-CAMPEONATO

O Vasco lutou bravamente, mas não conseguiu conquistar o título do Brasileirão. Com o empate por 1 a 1 no clássico contra o Flamengo, neste domingo, no Engenhão, o time vascaíno ficou mesmo com o vice-campeonato, dois pontos atrás do campeão Corinthians. Do lado flamenguista, o resultado da última rodada representou a classificação para a Libertadores de 2012.

Num ano em que conquistou o inédito título da Copa do Brasil e enfrentou um trauma com o AVC do técnico Ricardo Gomes em agosto o Vasco terminou o Brasileirão em segundo lugar, com 69 pontos somados em 38 rodadas. Já o Flamengo do astro Ronaldinho Gaúcho conseguiu a quarta colocação no campeonato, com 61 pontos.

Precisando ganhar, o Vasco tentou pressionar, mas quem teve a primeira chance foi o Flamengo. Aos dois minutos, Fierro arriscou de longe e assustou o goleiro Fernando Prass. A resposta vascaína veio aos seis, com o chute cruzado de Fagner. Depois, nova oportunidade flamenguista aos 10, quando a bola de Thiago Neves raspou a trave.

Os vascaínos ainda reclamaram um pênalti não marcado pelo árbitro, mas logo depois comemoraram o gol. Aos 29 minutos, o volante Nilton fez uma linda jogada e cruzou na medida para Diego Souza cabecear: 1 a 0. Com a vantagem, o Vasco passou a controlar o jogo e quase ampliou aos 44, mas Felipe defendeu o forte chute de Alecsandro.

No segundo tempo, o técnico Vanderlei Luxemburgo tentou mudar o panorama do jogo e voltou do intervalo com duas mudanças no Flamengo: entraram Muralha e Deivid nos lugares de Fierro e Negueba. Mas o Vasco continuou melhor e mais perigoso. Tanto que Fagner quase ampliou o placar aos cinco minutos, parando apenas na boa defesa de Felipe.

O Flamengo, no entanto, conseguiu chegar ao empate. Num rápido contra-ataque aos 10 minutos, Renato recebeu passe de Deivid dentro da área e ainda limpou a marcação antes de tocar no canto de Fernando Prass. A situação vascaína ficou mais complicada aos 25, quando o lateral-esquerdo improvisado Jumar fez falta dura e foi expulso.

Mesmo com um jogador a menos, o Vasco foi ao ataque em busca do gol que poderia lhe dar o título. E quase marcou aos 32 minutos, quando Bernardo chutou e Felipe fez a defesa. O Flamengo também teve boa chance, mas Fernando Prass defendeu a bola de Ronaldinho Gaúcho aos 38. Assim, o placar do clássico ficou mesmo no 1 a 1, para tristeza vascaína.

FICHA TÉCNICA:

Vasco 1 x 1 Flamengo

Vasco - Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Nilton, Rômulo, Fellipe Bastos (Eduardo Costa) e Felipe (Bernardo); Diego Souza (Elton) e Alecsandro. Técnico: Cristóvão Borges (interino).

Flamengo - Felipe; Léo Moura, Alex Silva, Welinton e Júnior César (Rodrigo Alvim); Willians, Fierro (Muralha), Renato e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Negueba (Deivid). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Gols - Diego Souza, aos 29 minutos do primeiro tempo; Renato, aos 10 minutos do segundo tempo. Árbitro - Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ). Cartões amarelos - Jumar, Renato, Fernando Prass, Eduardo Costa, Alex Silva e Negueba. Cartões vermelhos - Jumar e Renato. Renda e público - Não disponíveis. Local - Estádio Engenhão, no Rio.
CORINTHIANS É PENTACAMPEÃO BRASILEIRO

Em um jogo tenso, de poucas chances e nenhum gol, o Corinthians empatou em 0 a 0 com o Palmeiras e conquistou um resultado suficiente para comemorar o seu quinto título brasileiro, neste domingo, no Pacaembu. O título poderia ter acontecido mesmo com a derrota, já que o Vasco não conseguiu vencer o Flamengo no Rio e ficou mesmo na segunda colocação. A taça vem num dia simbólico para o clube, uma vez que, pela madrugada, faleceu Sócrates, um dos mais importantes jogadores da história corintiana.

O jogo, porém, não acabou bem. Com 43 minutos do segundo tempo e o título praticamente assegurado, Jorge Henrique quis fazer graça e chutou o ar ao tentar um drible sobre João Vitor, na lateral. Os palmeirenses não gostaram da brincadeira e partiram para cima do corintiano. Leandro Castan e João Vitor foram expulsos, deixando cada time com nove jogadores. Antes, Valdivia e Wallace haviam recebido cartão vermelho. Jorge Henrique foi substituído e foi mais cedo para o vestiário, para evitar ainda mais confusão.

Diante da vantagem construída durante as 37 primeiras rodadas do Brasileirão, o Corinthians entrou em campo precisando apenas de um empate para não depender do jogo do Engenhão - que também terminou empatado, por 1 a 1. Com o regulamento jogando a seu favor, o Corinthians atacou pouco, segurou o resultado e comemorou o título quando a partida entre Vasco e Flamengo acabou no Rio. Um minuto depois, quando a festa já tomava conta do Pacaembu, o árbitro Wilson Luiz Seneme também deu o apito final e liberou a comemoração dos jogadores.

Ao conquistar o seu quinto Brasileirão - antes foi campeão em 1990, 1998, 1999 e 2005 - o Corinthians ganha a chance de disputar pela terceira vez seguida a Copa Libertadores, em busca do grande título que falta à grande coleção alvinegra.

SÓCRATES É LEMBRADO - As homenagens começaram quando os primeiros corintianos chegaram ao Pacaembu. Por todo o estádio surgiam faixas tratando do luto pela morte de Sócrates. Os jogadores alvinegros subiram ao gramado com uma delas, que relembrava uma frase célebre do ex-jogador: "O Corinthians não é só um time e uma torcida. É um estado de espírito”. Assim que teve início o minuto de silêncio - não respeitado pela torcida, que gritou o nome do ex-jogador -, os jogadores corintianos levantaram o braço direito, de punho cerrado, com a mão esquerda nas costas, repetindo o gesto característico do ídolo falecido neste domingo. A torcida fez o mesmo, enquanto os atletas palmeirenses preferiram o silêncio e a discrição.

Também antes de a bola rolar, Felipão e Tite se abraçaram e mostraram terem feitos as pazes depois da polêmica da semifinal do Paulistão, quando o técnico alviverde foi expulso e o corintiano satirizou: "Fala muito". A tensão vista naquela partida foi repetida nos primeiros minutos do jogo deste domingo.

O JOGO - Diante da chance de título, o Corinthians demorou a controlar os nervos, o que o Palmeiras conseguiu fazer antes, até por jogar sem pressão. Com isso, o time alviverde teve mais posse de bola durante os 40 primeiros minutos, só não conseguiu transformá-la em reais oportunidades de gol, nem na bola parada.

Só nos últimos cinco minutos da primeira etapa é que surgiram chances reais de gol. A primeira foi do Palmeiras, aos 41. Valdivia rolou para trás, Cicinho chutou e Leandro Amaro desviou no meio do caminho, à esquerda. Três minutos depois, muita polêmica, quando Willian e Alessandro tabelaram na área e o atacante tropeçou ao tentar o chute, sendo atropelado depois por Leandro Amaro, motivo de insistente reclamação dos corintianos, que queriam pênalti. A bola sobrou para Liedson, mas ele mandou para fora.

Mal começou o segundo tempo e o Palmeiras também ganhou seu motivo para reclamar de Wilson Luiz Seneme. Valdivia chegou atrasado num lance, trombou com Jorge Henrique e levantou o braço em direção à cara do atacante. O árbitro não teve dúvidas em expulsar o palmeirense.

O lance voltou a deixar o jogo nervoso. Leandro Castan também poderia ter sido expulso, ao entrar duro numa dividida com Luan, mas o árbitro preferiu apenas conversar. Com o gol de Renato Abreu, o resultado no Engenhão passava a beneficiar o Corinthians, que não precisava se arriscar no ataque. Pensando em recompor o meio-campo, Felipão trocou Patrik por João Vitor.

O Palmeiras, porém, continuava tendo a bola parada. E foi assim que quase marcou, aos 25. Marcos Assunção levantou na área e Fernandão resvalou de cabeça, mandando a bola na trave. O rebote caiu para Luan, que bateu firme, com o gol aberto, mas mandou por cima.

Tudo ficou igual quando Wallace, que apareceu como titular no lugar do suspenso Ralf, fez falta violenta em Maikon Leite praticamente e cima da linha do meio-campo e foi expulso. Mas o nervosismo dos dois times, aliado à entrada de Chicão para recompor o meio corintiano, fez com que a partida seguisse sem chances de gol até o fim. Novas emoções só na briga que tomou conta do campo e depois, quando ela foi substituída por muita festa.

FICHA TÉCNICA:

Corinthians 0 x 0 Palmeiras

Corinthians - Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, Leandro Castan e Fábio Santos; Wallace, Paulinho e Alex; Jorge Henrique (Moradei), Willian (Chicão) e Liedson (Edenilson). Técnico - Tite.

Palmeiras - Deola; Cicinho (Maikon Leite), Leandro Amaro, Henrique e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik (João Vitor) e Valdivia; Luan e Ricardo Bueno (Fernandão). Técnico - Luiz Felipe Scolari.

Árbitro - Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP).

Cartões amarelos - Chicão, Liedson, Alessandro, Alex, Jorge Henrique, Patrik, Leandro Amaro, João Vitor.

Cartão vermelho - Leandro Castan, João Vitor, Valdivia e Wallace.

Renda e público - Não disponíveis.

Local - Estádio do Pacaembu, em São Paulo.
Ex-jogador Sócrates morre em São Paulo aos 57 anos

Internado desde a noite da última quinta-feira, em razão de uma infecção intestinal causada por bactéria, o ex-jogador Sócrates, de 57 anos, morreu às 4h30 desta manhã de domingo. Ele havia apresentado uma leve melhora ontem. O quadro clínico do ex-atleta, que estava na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, encontrava-se estável, mas, segundo os médicos, ainda era considerado grave.

Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do hospital, Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira faleceu em consequência a um choque séptico. Ele estava sedado e respirava por aparelhos. Os rins de Sócrates passaram por um processo de diálise para ajudar a filtrar as impurezas do sangue - apesar disso, os rins não estariam prejudicados. Segundo nota anterior do hospital, o ídolo da fiel torcida corintiana iria ficar em observação, na UTI, por mais 72 horas.

Esta terceira internação do ex-jogador nos últimos quatro meses teria sido causada por um estrogonofe. Sócrates, sua mulher e um amigo teriam passado mal após o almoço na quinta-feira, no restaurante de um hotel em São Paulo.

Ele foi internado pela primeira vez em 19 de agosto, com uma hemorragia digestiva causada pelo consumo prolongado de álcool. Foram nove dias hospitalizado. Em 5 de setembro, o ex-jogador voltou a ser internado - desta vez, por mais 17 dias. Com o fígado comprometido por uma cirrose hepática, o ex-atleta - uma das estrelas da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982 - precisava de um transplante para voltar a ter vida normal. Sócrates deixa seis filhos.

Fonte: NE10
_____________________________________________
Manifestantes protestam contra proposta de privatização do Maracanã
Integrantes do Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas fizeram na manhã de hoje (3) uma manifestação em frente ao Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, na zona norte da cidade. O objetivo da manifestação foi protestar contra a intenção do governo do estado de entregar à iniciativa privada a gestão do Maracanã, que está sendo reformado para a Copa do Mundo de 2014.

Marcos Alvito, integrante do comitê, disse que a reforma do estádio, que vai custar cerca de R$ 900 milhões, está sendo feita com dinheiro público. “O pensamento do Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas é que o Maracanã é um bem público, é um patrimônio de todos os cariocas e dos brasileiros. É até um patrimônio da humanidade, que a gente não pode gastar R$ 1 bilhão de dinheiro público no Maracanã e entregar à iniciativa privada. Quer dizer, o Estado fica com o prejuízo e a iniciativa privada, com o lucro”, disse.

Segundo Alvito, a manifestação também chamou a atenção para uma possível “elitização” do futebol, já que há uma tendência de aumento do preço dos ingressos, o que afasta famílias com renda menor.

Este foi o primeiro protesto da campanha O Maraca é Nosso. O comitê também faz campanhas contra a remoção de famílias de comunidades pobres para a construção das instalações da Copa e das Olimpíadas de 2016, como é o caso da Vila Autódromo, em Jacarepaguá.

Fonte: NE10
________________________________________________________
Santos oficializa renovação com Durval por dois anos

Enquanto os sócios iam às urnas para reeleger Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro para mais três anos de mandato, a diretoria justificava mais uma vez o porquê da vitória acachapante sobre a oposição. Neste sábado, o Santos oficializou a renovação de contrato com o zagueiro Durval, que vai ficar no clube alvinegro por mais dois anos. Ele tinha proposta do futebol árabe, mas preferiu continuar no clube pelo qual conquistou a Copa Libertadores no primeiro semestre.

“Fiquei muito feliz em renovar, pois me adaptei muito bem ao time. Conquistamos títulos importantes e ainda podemos garantir muito mais”, afirmou o jogador de 31 anos, que já fez 132 jogos pelo Santos.

Durval está no Santos desde o começo de 2010, tendo vindo do Sport. Logo se firmou como titular e participou das quatro conquistas dos últimos anos: o bicampeonato paulista, a Copa do Brasil em 2010 e a Copa Libertadores nesta temporada. No Mundial ele pode ser titular tanto na defesa quanto na lateral-esquerda já que Léo não vem bem.

“É um grande jogador, que não fala nada e trabalha muito. Nessa negociação, conseguimos arrancar uma única palavra dele: Sim!”, disse o diretor de futebol do Santos, Pedro Luiz Nunes Conceição.

Fonte: NE10
_________________________________________________________
Leão repete time sem Dagoberto entre os titulares

O técnico Emerson Leão repetiu na manhã desta sexta-feira (2), em treino coletivo no CT da Barra Funda, a mesma escalação titular que formou no trabalho tático realizado na última quarta. Com isso, o comandante deverá confirmar a escalação da equipe sem a presença do atacante Dagoberto no clássico deste domingo, contra o Santos, em Mogi Mirim, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

Dagoberto foi substituído por Rivaldo durante o jogo do último domingo, contra o Palmeiras, no Pacaembu, e nesta sexta voltou a dar lugar a Fernandinho no ataque titular. Para completar, o atleta sequer participou do primeiro tempo do coletivo desta sexta e só no final da atividade treinou entre os reservas.

Antes titular absoluto sob o comando de Paulo César Carpegiani e Adilson Batista, o atacante caiu de rendimento sob o comando de Leão e passou a ser criticado pelos torcedores são-paulinos, insatisfeitos com o fato de ele já ter assinado um pré-contrato com o Internacional. Pelo pré-contrato, o jogador só atuaria pelo clube gaúcho a partir de 20 de abril, quando expira o seu atual compromisso com o São Paulo. Porém, a diretoria do time gaúcho negocia a liberação do atacante para contar com ele já a partir de janeiro.

Desta forma, Leão também voltou a escalar Jean no lugar de Piris na lateral direita do time titular, depois de o paraguaio não ter agradado ao treinador no clássico contra o Palmeiras. Já o zagueiro Xandão, que cumpriu suspensão na rodada passada, voltou a ocupar o lugar de João Filipe. O meia Lucas, outro que estava suspenso, também irá retornar à equipe neste domingo.

E, caso realmente confirme a escalação utilizada mais uma vez nesta sexta, Leão mandará o São Paulo a campo no domingo com: Rogério Ceni; Jean, Xandão, Rhodolfo e Juan; Wellington, Denilson, Cícero e Lucas; Fernandinho e Luís Fabiano.

Fonte: NE10
_________________________________________________________
TCU diz que Copa pode legar herança indesejável
Relatório de avaliação das obras da Copa do Mundo de 2014 aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) alerta para o risco de as obras da Copa se transformarem em “herança” indesejável. A pouco mais de dois anos e meio do início do torneio, apenas 8 dos 49 projetos de obras para transportar torcedores e turistas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo tiveram contratos assinados e 24 nem sequer lançaram licitação.

A área de mobilidade urbana é a que mais preocupa no cardápio de obras financiadas com dinheiro público. É também a que exigirá a maior fatia de investimentos da União: R$ 7,9 bilhões só em financiamentos da Caixa Econômica Federal (CEF), segundo a matriz de responsabilidade, que estabelece o custo das obras e quem faz o quê.

“Temo que essas intervenções de mobilidade, a serem inevitavelmente realizadas às pressas, baseiem-se em projetos sem o devido amadurecimento quanto ao seu detalhamento técnico; e mesmo quanto à sua viabilidade. Preocupa-me o risco de conceber uma herança que não corresponda às reais necessidades da população ao término dos jogos”, diz o relator Valmir Campelo responsável pelo acompanhamento das obras da Copa.

O relatório divulgado hoje (1) menciona entre as obras que nem começaram a sair do papel o polêmico veículo leve sobre trilhos (VLT) de Cuiabá, orçado em R$ 1,2 bilhão.

O jornal O Estado de S. Paulo revelou na semana passada que a obra foi aprovada pelo Ministério das Cidades mediante um documento fraudado. O projeto original era o BRT, uma linha rápida de ônibus, que custava R$ 489 milhões.

Um acordo político do governo federal com o estadual alterou o projeto. Só que uma análise técnica feita pela pasta vetava a mudança imediata. Com o aval do ministro Mário Negromonte, a diretora de Mobilidade Urbana, Luiza Vianna, adulterou o parecer original, deixando a conclusão a favor do VLT.

Como as demais obras de mobilidade urbana, o VLT deveria ter as obras concluídas até dezembro de 2013, mas não passou ainda por licitação, como outras 23 obras do setor de mobilidade. O TCU registra que o governo do Mato Grosso conseguiu substituir o projeto, daí o atraso nos contratos de financiamento.

Em junho, a presidente Dilma Rousseff havia estabelecido o mês de dezembro como data limite para o início das obras de construção dos corredores de BRT (do inglês Bus Rapid Transit), faixas preferenciais, e monotrilhos. As obras que não tivessem sido contratadas poderiam ser excluídas da matriz de responsabilidade da Copa. O levantamento do TCU mostra que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já desembolsou R$ 273 milhões para a construção e reforma dos estádios nas cidades-sede da Copa. E alerta que as arenas de Porto Alegre e Curitiba, sob responsabilidade dos clubes de futebol, têm as obras “interrompidas ou não iniciadas”.

Fonte: NE10
_______________________________________________________
Marcelinho Paraíba será levado para o presídio no início da tarde
Jogador foi autuado em flagrante por estupro. Caso aconteceu durante a madrugada desta quarta

O meia Marcelinho Paraíba, do Sport, será levado no início da tarde desta quarta-feira (30) para o Complexo Serrotão, presídio no Estado da Paraíba. O jogador foi autuado em flagrante sob a acusação estupro contra uma mulher de 31 anos durante uma festa na granja do atleta, localizada no bairro Zé Pinheiro, em Campina Grande, na Paraíba. O caso aconteceu durante a madrugada desta quarta.

De acordo com o delegado Fernando Antônio Zóccula, titular da Delegacia de Campina Grande, a prisão foi legal e o jogador está sendo mesmo autuado em flagrante. Não será arbitrada fiança e Marcelinho seguirá no início da tarde para o presídio. Os amigos dele foram autuados por desacato e resistência à prisão. Como o crime é afiançável, devem ser liberados após pagar fiança e vaõ responder em liberdade.

Segundo informações do repórter Márcio Rangel, do Jornal Diário da Borborema, de Campina Grande, o caso aconteceu por volta das 4h. Marcelinho estava na festa com os dois amigos detidos, o delegado Rodrigo do Rego Pinheiro, titular da delegacia do distrito de São José da Mata, a irmã do delegado, de 31 anos, e outras pessoas. Durante um momento em que o delegado se afastou para pegar bebida, Marcelinho teria tentado beijar a irmã dele à força. Diante da negativa, teria puxado o cabelo da mulher.
Ao retornar e ver a cena, o delegado Rodrigo Pinheiro ficou revoltado e chamou reforço policial para prender Marcelinho Paraíba. Policiais militares e civis cercaram a casa para prender o jogador e seus amigos. Os três resistiram à prisão, tentando evitar a entrada dos policiais. Os PMs chegaram a disparar tiros de advertência para poder entrar na granja.

GUSTAVO DUBEUX - O presidente do Sport, Gustavo Dubeux, em entrevista ao Blog do Torcedor, disse que Marcelinho está sendo vítima de "Trata-se de uma armação. Edmilson Santos (supervisor do clube) conversou com a esposa do jogador, que nos garantiu que Marcelinho foi vítima de jogada da mulher que fez a acusação. Estamos tranquilos", declarou o presidente rubro-negro.

O diretor jurídico do Sport, Arnaldo Barros, disse que, no momento, o clube não prestou ajuda ao jogador porque trata-se de um caso da esfera pessoal. "Marcelinho está curtindo suas férias e o caso não envolve a esfera esportiva. Ele está sendo assistido por um advogado. Se ele sentir necessidade do apoio do Sport, estamos prontos para ajudar", disse.

Fonte: Joenal do Commercio
____________________________________________________
Marcelinho Paraíba é detido em Campina Grande

O meia do Sport Marcelinho Paraíba foi detido nesta madrugada (30) pela Polícia Militar (PM) paraibana na cidade de Campina Grande.

O atleta foi encaminhado à delegacia do bairro de Catolé depois que a Central de Operações da polícia recebeu uma ligação dizendo que uma mulher teria sido estuprada em uma festa que acontecia na granja do jogador, localizada na Zona Leste de Campina Grande.

A vítima, de 31 anos, seria irmã de um delegado da Polícia Civil, que também estava na festa, mas havia saído da granja para comprar mais bebidas no momento da suposta agressão.

Segundo a polícia, Marcelinho Paraíba teria tentado beijar a vítima que, não aceitando as investidas do jogador, decidiu acionar o irmão. O delegado, então, ligou para a PM.

Ao chegar ao local, a PM teria sido impedida de entrar na casa por amigos do atleta, o que gerou um princípio de tumulto. Por conta da confusão, a polícia teria chegado a disparar três tiros.

Outras duas pessoas que se encontravam na festa também foram detidas em flagrante, e a mulher será encaminhada ao Instituto de Medicina Legal para realizar o exame de corpo de delito.

Marcelinho Paraíba prestou depoimento, nesta manhã, na Central de Polícia da cidade, ao delegado Fernando Antônio Zóccola, que promoveu coletiva de imprensa às 9h30.

Em seguida, o jogador será encaminhado ao Complexo Penitenciário Serrotão.

Fonte: NE10
_______________________________________________________
Santa Cruz já tem técnico para 2012

O Santa Cruz já considera encerrada a questão da renovação do técnico Zé Teodoro. O diretor de futebol Albertino dos Anjos garante que está tudo acertado, inclusive financeiramente e em termos de estrutura de trabalho, e falta apenas a assinatura do contrato, que deve acontecer quando o treinador retornar ao Recife, com previsão para o fim desta semana ou o início da próxima.

A situação está tão avançada que, no momento, Zé Teodoro negocia a contratação de alguns novos jogadores, entre cinco a seis, sobretudo, meio-campistas e atacantes, do futebol paulista e goiano. Ou seja, Zé nem sequer entrou de férias até agora, já trabalhando pelo Tricolor em 2012.

A afirmação de Albertino dos Anjos visa também tranquilizar a torcida coral, descartando rumores de que o treinador poderia não ficar.

Desde já, o Santa Cruz assume que o principal objetivo para a temporada 2012 é garantir o acesso à Série B. Isso não impede a formação de uma equipe competitiva desde o Estadual, no qual tentará conquistar o bi.

Fonte: Blog do torcedor
_______________________________________________________
Brasil perde da Sérvia e cai para 4º na Copa do Mundo
Essa foi a terceira derrota amargada pelo Brasil no torneio
A seleção brasileira masculina de vôlei foi derrotada pela Sérvia por 3 sets a 1, com parciais de 27/25, 20/25, 25/20 e 25/22, nesta terça-feira, em Hamamatsu, no Japão, e ficou mais distante de brigar pelo tricampeonato da Copa do Mundo, competição que garante três vagas nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. 

Essa foi a terceira derrota amargada pelo Brasil no torneio, no qual a equipe nacional estacionou nos 16 pontos e caiu para a quarta colocação. O time comandado por Bernardinho acabou sendo ultrapassado pela Itália, que nesta terça venceu a Argentina por 3 sets a 1 e chegou aos 17 pontos, na terceira posição.

Na última segunda, a seleção brasileira caiu por 3 sets a 2 diante de Cuba, em seu segundo jogo nesta terceira fase da Copa do Mundo. Anteriormente, os brasileiros foram derrotados pelos italianos, também por 3 a 2.

Após a derrota diante da Sérvia, a seleção agora viaja para Tóquio, onde fechará a sua participação na competição em jogos contra Irã, na sexta-feira, Polônia, no sábado, e Japão, no domingo. O jogo contra os iranianos será à 0 hora da madrugada de sexta para sábado (no horário de Brasília).

A liderança da Copa do Mundo continua nas mãos da Polônia, que nesta terça chegou aos 22 pontos ao derrotar o Egito por 3 sets a 0. Já a Rússia segue na vice-liderança, agora com 21 pontos, depois de vencer a seleção cubana por 3 a 1.

Já a Sérvia somou nesta terça apenas o seu sexto ponto nesta edição da Copa do Mundo, na qual resolveu poupar titulares em outras partidas, mas desta vez optou por utilizar a sua força máxima para derrotar os brasileiros. O time europeu está apenas na décima colocação do torneio e, ao atuar sem pressão e já sem chances de classificação para a Olimpíada por meio desta competição, apenas atrapalhou os planos dos brasileiros nesta terça.

O JOGO - Contando com o que tem de melhor à disposição em quadra a Sérvia começou o jogo melhor do que o Brasil. Depois de abrir 6 a 3, o país viu os brasileiros equilibrarem o duelo ao reduzirem a vantagem para 7 a 6. Porém, novamente os sérvios deslancharam no placar no 18 a 14. O time nacional conseguiu uma nova reação e ficou de novo um ponto atrás no 19 a 18 e depois ainda empatou em 24 a 24 no final da parcial, mas a Sérvia acabou levando a melhor ao fazer 27 a 25. 

Já no segundo set, o Brasil parecia que iria começar a sua reação em busca de uma vitória. Em ritmo forte, o time conseguiu abrir larga vantagem logo no início e foi para o primeiro tempo técnico vencendo por 8 a 1. E, partir dali, os brasileiros conseguiram administrar o placar com tranquilidade para fechar a parcial em 25 a 20.

No terceiro set, porém, o equilibrou voltou a prevalecer. E, após igualdades em 7 a 7, 11 a 11 e 17 a 17, a Sérvia abriu vantagem no final na reta final da parcial. Após fazer 21 a 18, ampliou para 23 a 19 e depois devolveu o placar de 25 a 20.

Insatisfeito com o que via em quadra, Bernardinho resolveu voltar para o quarto set com a entrada de Bruninho e Wallace no time, mas o quadro pouco mudou. Os sérvios estiveram sempre à frente do placar e foram para as duas paradas técnicas com vantagem de quatro pontos. O Brasil ainda esboçou uma reação ao ficar atrás em 19 a 18, mas a equipe europeia voltou a deslanchar no final do set, fazendo 25 a 22 e liquidando o confronto em 3 a 1.

Fonte: Jornal do Commercio
_______________________________________________________
Campeão olímpico de judô é demitido por assédio sexual
Duas vezes campeão olímpico, o ex-judoca japonês Masato Uchishiba foi demitido do cargo de treinador da Universidade de Enfermagem e Bem-Estar Social de Kyushu, acusado de assédio sexual a uma aluna em setembro. 

Uchishiba, de 33 anos, anunciou sua aposentadoria dos tatames em outubro de 2010, mas já treinava a equipe feminina da universidade desde abril do ano passado. De acordo com a imprensa local, ele havia passado a perseguir uma aluna, de menos de 20 anos, depois de servir bebida alcoólica a ela - no Japão, a idade mínima para o consumo de álcool é de 20 anos.

Ainda como judoca, Masato Uchishiba conquistou duas medalhas de ouro olímpicas na categoria até 66 kg, em Atenas, 2004, e Pequim 2008. Em 2005, ele foi derrotado pelo brasileiro João Derly e ficou com a prata no Mundial do Egito.

Fonte: NE10
________________________________________________
Brasil vence Argentina no Sul-Americano Sub15
O Brasil derrotou a Argentina por 4 a 2 nessa segunda-feira (28), na cidade uruguaia de Trinidad, na primeira rodada do Campeonato Sul-Americano de futebol Sub15.

A seleção brasileira marcou os quatro gols no segundo tempo, com Thiago "Mosquito" Rodrigues, aos 18 e 28 minutos, o último de pênalti, Robert Goncalves, 12, e Caio Rangel, aos 45.

A Argentina descontou com Jonathan Cañete, 17, e Sebastián Driussi, 33, ambos na etapa final.

No segundo jogo do dia, a Colômbia bateu o Uruguai por 1 a 0, com gol de João Rodríguez, logo aos 5 minutos.

Na segunda rodada do torneio, o Brasil enfrentará a Colômbia e o Uruguai pegará a Argentina.

Fonte: NE10
____________________________________________________
Multidão recepciona time do Sport
Um mar de torcedores foi até o aeroporto receber o time e comemorar o ingresso na Série A

Uma multidão foi até o Aeroporto Internacional dos Guararapes, no início da tarde deste domingo (27), receber o elendo do Sport. No último sábado (26), a equipe garantiu o acesso à Série A do Brasileirão de 2012. Os jogadores, que desembarcaram no terminal de cargas do aeroporto, desfilaram em um caminhão do Corpo de Bombeiros pelas avenidas do Recife. Eles foram seguidos de perto por um mar de camisas rubro-negras que cantaram e comemoraram a conquista. Confira o site especial que relembra a trajetória do Sport rumo a Série A.
Para alguns dos torcedores, a comemoração teve um gosto mais forte. Foi o caso da rubro-negra Adeílsa Pereira da Silva, que acompanhou os últimos jogos do Sport, principalmente os fora de casa, bem de perto.
O presidente do Sport, Gustavo Dubeux, aproveitou a chegada do time para reafirmar que o técnico Mazola permanecerá à frente da equipe em 2012. Dubeux, que chegou antes dos jogadores ao aeroporto, acabou desfilando em carro aberto com a equipe.

Fonte: Jornal do Commercio
_________________________________________________________
Brasil vence, mas Bernardinho discute e cobra melhora

A seleção brasileira masculina de vôlei confirmou o seu favoritismo neste domingo, em Hamamatsu, no Japão, ao vencer a Argentina por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/20 e 25/21, em sua estreia na terceira fase da Copa do Mundo. O desempenho do time nacional, porém, não deixou Bernardinho satisfeito e o técnico chegou a protagonizar uma discussão áspera com o líbero Serginho durante a segunda parcial do confronto.

O resultado assegurou mais três pontos ao Brasil, que se manteve na terceira posição da competição que garante três vagas nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Os brasileiros contabilizam agora 15 pontos, mesma pontuação da Rússia, que neste domingo venceu a Sérvia por 3 sets a 0 e se manteve na vice-liderança por estar em vantagem nos critérios de desempate. A liderança isolada, com 16 pontos, segue nas mãos da Polônia, que desta vez derrotou a China por 3 a 1.

A boa situação da seleção brasileira na classificação da competição, porém, foi deixada em segundo plano por Bernardinho, que reclamou do fato de seus comandados não terem aproveitado o duelo para mostrar evolução. "Estivemos um pouco apáticos no início do jogo e, independentemente do resultado, temos que buscar uma melhora de atuação sempre. Acho que hoje (domingo) não alcançamos esse objetivo de melhorar e de usar o jogo como um degrau a mais para conseguir um desempenho ainda melhor", analisou o comandante.

O treinador, porém, admitiu que o fato de o Brasil não perdido sets diante da Argentina foi um fator positivo, pois vitórias por 3 a 0 ou 3 a 1 garantem três pontos, enquanto triunfos por 3 a 2 asseguram apenas dois. "Voltamos a errar um pouco mais hoje (domingo), mas três pontos sempre são importantes para a nossa classificação", acrescentou.

Em busca desta evolução cobrada por Bernardinho, o Brasil volta à quadra nesta segunda-feira, às 4 horas (horário de Brasília), para enfrentar Cuba, que neste domingo venceu a Itália por 3 sets a 1 e assumiu a quarta posição da Copa do Mundo, com 12 pontos, deixando os italianos em quinto lugar, com 11.

O líbero Serginho, que foi "alvo" da fúria de Bernardinho na discussão acalorada que teve com o comandante em uma parada técnica do segundo set, minimizou a importância do fato e preferiu valorizar a vitória brasileira. "Esse tipo de coisa faz parte. Não conseguimos jogar calado. A nossa equipe tem um espírito guerreiro dentro da quadra e isso foi uma discussão normal. Já havia acontecido em outras vezes. O importante é que o campeonato segue e vamos seguir unidos como sempre. Se for pra discutir e vencer por 3 a 0 sempre, não tem problema”, enfatizou.

Maior pontuador do confronto deste domingo, com 17 acertos, o oposto Leandro Vissotto foi eleito o melhor jogador da partida e também festejou a importância do resultado. "Estamos contentes com essa vitória, que foi importantíssima na nossa trajetória. O título é construído a cada dia e esse foi mais um passo para alcançarmos esse que é um dos nossos objetivos aqui no Japão. Mas, primeiro, pensamos na classificação para a Olimpíada", disse.

O JOGO - O duelo deste domingo começou equilibrado e os argentinos foram para o primeiro tempo técnico em vantagem de 8 a 7, antes de abrir 10 a 8. Os brasileiros reagiram e depois fizeram 18 a 15, mas permitiram o empate aos rivais no 22 a 22. A partir dali, porém, a seleção marcou três pontos seguidos para liquidar a parcial.

O segundo set foi mais tranquilo para o Brasil, que administrou uma vantagem de três pontos na maior parte da parcial e depois deslanchou para fazer 25 a 20. Em seguida, no terceiro set, os dois times travaram um duelo equilibrado no início, mas, ajudados por um ace de Giba e depois por uma boa sequência de saques de Marlon, a seleção brasileira abriu seis pontos de vantagem e se segurou à frente do placar, que foi fechado em 25 a 21 após um bloqueio de Sidão.

OUTROS JOGOS - Em outros dois confrontos disputados neste domingo, os Estados Unidos venceram o Irã por 3 sets a 0, enquanto o Japão obteve o mesmo placar diante do Egito. Apesar da derrota, os iranianos seguiram à frente dos norte-americanos, em sexto lugar, com nove pontos, mesma pontuação de Argentina, oitava colocada, e do próprio Estados Unidos, que estão no sétimo posto. Já os japoneses têm apenas cinco pontos e figuram em nono lugar.

Fonte: NE10
_________________________________________________________________
Sport vence heroicamente e está na Série A em 2012

Uma chuva torrencial parecia por tudo a perder. O goleiro Luís Cetin também. Mas as dificuldades só valorizaram a conquista do Sport, que transformou o dia 26 de novembro de 2011 em data para ser lembrada por vários anos. Um gol chorado de Bruno Mineiro aos 27 minutos do segundo tempo, quando o gramado não permitia nada mais que bola parada, definiu o acesso dos rubro-negros à Série A em 2012. O time chegou aos 61 pontos, ficando com a quarta vaga.

O Sport começou o jogo tentando impor seu ritmo de jogo. Mas tropeçava nas próprias pernas, principalmente nas de Thiaguinho e Renato. A dupla não conseguia se entender na armação das jogadas e errava passes constantemente. A lucidez respondia apenas pelo nome de Marcelinho Paraíba. O veterano deslocava-se, dava opção mas ninguém acompanhava seu raciocínio.

Do lado do Vila Nova, a correria imperava. Como o Sport também não marca muito próximo, os garotos do Tigre tinham espaço para evoluir mas corriam demais e jogavam efetivamente de menos. Aos dez minutos, Wellington Saci fez boa jogada e chutou forte, rasteiro. Willians, completamente impedido, completou para o gol, acertadamente anulado.

Após essa jogada, o jogo caiu vertiginosamente em seu nível técnico. Os dois times pareciam competir quem errava mais. O Sport até mostrava mais posse de bola, mas sem fazer nada de útil. A equipe limitava-se às jogadas de bola parada com Marcelinho. Aos 21 ele bateu de longe e Luís Cetin espalmou.

A essa altura, o Leão já perdera o atacante Roberson. Numa dividida, ele levou a pior e deu lugar a Bruno Mineiro. O sistema de criação do Sport estava tão falho que o recém-ingresso só apareceu após os 30 minutos, num chute fraco, para fora; e numa cabeçada em cima do goleiro. A bola parada voltou a ser perigosa aos 35. Marcelinho bateu falta, a bola quicou e bateu no travessão. E nesse tipo de jogar é que o Sport pressionou o oponente. Marcelinho Paraíba bateu falta aos 38 e o goleiro defendeu.

Depois de uma hibernação, o Vila apareceu com muita contundência. Dois minutos depois, Diego Henrique cruzou para Leandro Cearense, pela segunda vez, aparecer com liberdade no meio da defesa pernambucana. Ele completou e a bola quase escapa das mãos de Magrão, que segurou em cima da linha.

O dilúvio que desabou em Goiânia durante quase todo primeiro tempo cobrou seu preço no segundo. O gramado do Serra Dourada estava completamente encharcado, o que dificultou bastante trocas de passes entre os dois times. O jogo ficou num perde-ganha, com mais passes errados do que na primeira etapa e a bola parando nas poças de lama.

As tentativas resumiam-se a chutões para a área. Antes dos 15 minutos, o técnico Mazola Júnior encerrara o ciclo de substituições. Mizael e Júnior Viçosa entraram nos lugares de Willians e Renato, respectivamente. Thiaguinho foi deslocado do meio para a lateral.

No meio dos estouros, faltas e escanteios, o Sport abriu o placar a muito custo. Aos 27, Marcelinho bateu escanteio e Bruno Mineiro cabeceou para baixo. A bola passou entre as pernas do até então intransponível Luís Cetine e sequer chegou a beijar as redes. O gol foi tão chorado que a bola sequer tocou as redes.

Daí em diante o jogo ficou limitado aos jogadores do Sport darem chutões para frente e os do Vila Nova tentando de qualquer forma chegar ao empate. Com exceção de Júnior Viçosa e Magrão, todos os outros jogadores do Sport viraram zagueiros.

Ficha do jogo:

Vila Nova: Luís Cetin; Victor Ferraz, Túlio, Gabriel e Paulo Régis (John Lennon); Thiago Irineu, Geovane, Romário (Antônio Carlos) e Diego Henrique; Leandro Cearense e Ricardinho (Felipe da Maia). Técnico: Roberto Cavalo.

Sport: Magrão; Renato, Tobi, Gabriel e Wellington Saci; Rithely, Robston, Thiaguinho e Marcelinho Paraíba; Willians (Misael) e Roberson (Bruno Mineiro). Técnico: Mazola Júnior.

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa/PR). Assistentes: José Amilton Pontarolo e José Carlos Dias Passos (PR). Gols: Bruno Mineiro, aos 27 do segundo tempo. Cartões amarelos: Paulo Régis, Antônio Carlos, Leandro Cearense, Thhiago Irineu, Romário e Marcelinho Paraíba.
Fonte: Blog do torcedor
________________________________________
Carro de Ricardo Teixeira é atingido por bala perdida
Presidente da CBF passa por situação de perigo. Disparo teria partido de um tiroteio entre assaltantes e policiais

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, passou por uma situação de perigo, na quarta-feira, no Rio de Janeiro. Segundo informação do jornal O Globo, o veículo do dirigente foi atingido por um disparo, mas a blindagem evitou um susto maior.

"A sorte é que o carro é blindado. Caso contrário, poderia ter atingido o banco traseiro", afirmou o dirigente ao jornal.

Ricardo Teixeira estava acompanhado por sua esposa no momento do incidente, ocorrido na avenida Presidente Wilson, na capital fluminense. O disparo teria partido de um tiroteio entre assaltantes e policiais.

Presidente da CBF desde 1989, Teixeira é também o mandatário do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

Fonte: NE10
____________________________________
Presidente do Botafogo é reeleito com 73% dos votos
O presidente Mauricio Assumpção foi reeleito, no final da noite da última sexta-feira, para mais três anos de mandato no Botafogo. O dirigente recebeu 73,2% dos votos no pleito realizado no Salão Nobre de General Severiano, no Rio.

A chapa Botafogo Total, da situação, contou com 719 votos, enquanto a da oposição, denominada Mais Botafogo e encabeçada por Carlos Eduardo Pereira, contabilizou 263. Ainda houve 21 votos nulos e quatro brancos, totalizando 1.007 ao total na eleição botafoguense.

Além de ser reeleito, Assumpção oficializou Paulo Mendes como seu novo vice-presidente, no lugar de Antônio Carlos Mantuano, para também trabalhar no triênio de 2012 a 2014 no clube.

A vitória foi muito comemorada por Assumpção, que destacou o fato de ter conseguido se manter no seu cargo com tranquilidade no pleito botafoguense. "Ter 75% (na verdade, 73%) de aprovação é uma responsabilidade grande. Estou muito emocionado. Os sócios-proprietários do Botafogo mostraram uma atitude de inteligência e entendimento ao exigirem continuidade", disse o presidente, lembrando que agora terá de buscar objetivos maiores no Botafogo. Ele estabeleceu a conquista de um título nacional, "de expressão", como principal meta nos próximos três anos.

"Hoje, minha responsabilidade é maior do que a da primeira gestão, por tudo que já foi desenvolvido. Vamos pôr de novo o lema em prática: compromisso e trabalho", acrescentou Assumpção, que teve o título do Campeonato Carioca de 2010 como principal feito do clube durante o primeiro período de sua gestão.

O mandatário foi reeleito dois dias antes de o Botafogo enfrentar o Atlético-MG, fora de casa, neste domingo, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, quando a equipe carioca precisará vencer para seguir com chances de conquistar uma vaga na Copa Libertadores de 2012.

Fonte: NE10
___________________________________________________________________
Torcida do Sport prepara invasão em Goiânia
Organizadas do clube estão à frente de caravanas para levar torcedores para assistir à partida contra o Vila Nova no estádio Serra Dourada

A torcida do Sport prepara uma invasão ao Serra Dourada, em Goiânia, no sábado (27), quando o time leonino encara o Vila Nova e pode confirmar seu retorno à Série A. Organizadas do clube estão à frente de caravanas para levar torcedores para assistir à partida no estádio. Os valores dos pacotes variam de R$ 450 a R$ 1.500, de acordo com os opcionais (hospedagem, alimentação e traslado).

“Desde que anunciamos que iríamos fazer uma caravana para Goiânia, meu celular não para mais de tocar. São vários rubro-negros interessados em ver de perto a classificação para a Série A”, contou o presidente da Sportnet, Robert Mocock. “Acredito que podemos levar cerca de 300 torcedores para o Serra Dourada, mais do que conseguimos levar para a decisão da Copa do Brasil em São Paulo, em 2008”, comparou.

A torcida organizada Brava Ilha colocou à disposição dos torcedores 20 vagas, que foram esgotadas antes mesmo do fim da tarde desta segunda-feria (21). “Estamos estudando a possibilidade de também levarmos torcedores de ônibus para lá. Até amanhã, teremos uma definição”, afirmou o presidente da organizada, Kelber Ribeiro.

A diretoria do Vila ainda não anunciou quantos ingressos disponibilizará aos torcedores do Sport e nem os seus valores.

Fonte: NE10
________________________________________________________________
Atleta de Garanhuns vence Maratona Internacional de Curitiba

O atleta Marcos Antônio Pereira, de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, foi o grande campeão da Maratona Caixa de Curitiba, realizada na manhã desse domingo (20) na capital paranaense.

Com o tempo de 2h20min37s, Marcos dominou a corrida de ponta a ponta e venceu com mais de três minutos de vantagem sobre o segundo colocado, o carioca José Gutemberg Ferreira.

A Maratona Caixa de Curitiba registrou um percurso de 42,195 mil metros que passou por 64 ruas de 29 bairros de Curitiba, com diversos trechos de subidas e descidas que exigem grande condição física dos atletas.

Marcos Antônio já conquistou o título continental no Campeonato Sul Americano, em Buenos Aires – Argentina, além do título nas Maratonas Internacionais do Rio de Janeiro e de Foz do Iguaçu. Em seu currículo também constam a vitória na Maratona Internacional de Punta Del Este no Uruguai e o vice-campeonato no Sul Americano da Maratona em Lima – Peru, além de centenas de vitórias em provas disputadas em âmbito regional.

Fonte: NE10
________________________________________________________________
Jogos Escolares do Recife começam nesta segunda-feira
Iniciam-se nesta segunda-feira (21), os Jogos Escolares do Recife. O evento reunirá cerca de 1.500 alunos da rede municipal de ensino e acontecerá em caráter descentralizado, com disputas em diversas comunidades. Serão cinco modalidades coletivas - basquete, handebol, futsal, futebol e vôlei além de judô e atletismo - além de judô e atletismo. 

No atletismo, as competições vão de provas de salto em distância, arremesso de peso e corridas de pista, até a grande corrida de rua, denominada Corrida das Crianças - que acontece no Marco Zero no próximo dia 4 de dezembro. 

As disputas irão acontecer no Geraldão, Quadra Euller Bentes (Ipsep), Campo do Bueirão (Torre), CSU Bido Krause (Totó) e nas escolas Costa Porto (Joana Bezerra), Maria Sampaio (Ibura) e Dom Bosco (Jardim São Paulo). O evento é realizado pela Prefeitura do Recife e acontece até o dia 15 de dezembro.

Fonte: NE10
________________________________________________________________
Com sentimento de dever cumprido, Zé Teodoro foca em melhorias

Dever cumprido, este era o sentimento do técnico do Santa Cruz, Zé Teodoro, após a derrota da sua equipe para o Tupi na tarde deste domingo no Arruda. Segundo o comandante, mesmo com o resultado adverso e com o título perdido, o ano de 2011 foi importante para resgatar a alma do clube no âmbito estadual e nacional. "Terminamos este ano e temos que agradecer por esta temporada que resgatamos a alma do Santa Cruz. Quando chegamos aqui tinhamos muitas dificuldades. Hoje estamos com as coisas em dia e com os funcionários e jogadores felizes", disse.

Os jogadores, aliás, também foram bastante elogiados pelo treinador. De acordo com ele, todo o grupo pode sair tranquilo de férias pelo objetivos alcançados. "Este elenco de jogadores é formado por guerreiros e homens. Eles podem ir de férias ou sair na rua de cabeça erguida. Foram eles que proporcionaram ao Santa Cruz esses momentos de alegria. Fazia tempo que os torcedores não tinham um ano tão bom".

Sobre a sua permanência para a próxima temporada, Zé manteve o discurso utilizado durante a semana de que estava com tudo bem acertado com a diretoria para a sua renovação. "Ainda dependemos de pendência, mas temos tudo bem encaminhado. Estamos negociando a melhoria de alguns setores que tivemos dificuldades este ano. Sempre tem aquela estória que time que ganhou campeonato e acesso está com tudo em ordem, mas nós precisamos ajustar algumas coisas. Temos que montar um time forte para defender o título do pernambucano e conseguir o acesso para a Série B que não será fácil", afirmou.

A respeito do planejamento caso fique no clube, Zé adiantou que pretende reforçar o elenco. "Vamos buscar alternativas onde somos mais frágeis. Tivemos problemas para um campeonato nacional com lesões e suspensões porque não acertamos em algumas contratações. Mas não podemos errar mais. Já detectei e estudei os pontos e vamos melhorar".

Fonte: NE10
________________________________________________________________
No Sport, a meta é conter a euforia
O técnico Mazola Júnior defende que a responsabilidade do elenco aumentou.

De azarão a favorito à última vaga da Série A 2012, o Sport agora luta para conter a euforia pela porta escancarada para o acesso, após a 37ª rodada, quando venceu o Paraná e viu os concorrentes diretos Bragantino e Vitória perderem, em casa, para ASA e São Caetano, respectivamente. Agora, na 4ª posição, com 58 pontos, o Leão precisa vencer o já rebaixado Vila Nova, em Goiânia, e torcer para o Bragantino, em 5º também com 58, não tirar uma diferença de quatro gols no saldo diante do Paraná, em Curitiba, que ainda luta contra o rebaixamento. A possibilidade de acesso, que antes se resumia a 14%, agora é de 55%, de acordo com o site Chance de Gol, especializado em projeções.

Para completar, o Vila não vence há 12 partidas (sete derrotas e cinco empates). No entanto, apesar do horizonte agora bem mais animador, os jogadores leoninos e o técnico Mazola Júnior preferem adotar o discurso da cautela. No entanto, a confiança no retorno à elite, após dois anos, existe. Para o comandante rubro-negro, agora a responsabilidade do elenco aumentou.

“A confiança continua sendo a mesma, mas temos que conter a euforia. Não ganhamos nada, não subimos ainda, mas vamos subir. Não é qualquer grupo que consegue uma reviravolta como essa. Vamos trabalhar muito na próxima semana para esfriar essa euforia. Mais do que nunca agora, todos estão confiantes e esperançosos. A nossa responsabilidade é muito grande, triplicou. Se não ganharmos do Vila, será difícil voltar para o Recife”, previu Mazola, que segue invicto após voltar ao comando (três vitórias e um empate).

Fonte: NE10
________________________________________________________________
Waldemar Lemos cobra festa da torcida do Náutico no aeroportoApesar da derrota para o Boa, Timbu assegura vaga na Série A e espera festa no retorno ao Recife

Nunca uma derrota foi tão comemorada pelo Náutico. Apesar de ter perdido por 2 a 1 para o Boa Esporte, neste sábado, em Varginha, o Timbu assegurou vaga na Série A do Brasileiro em 2012 porque Bragantino e Vitória perderam seus jogos. Apesar de faltar ainda uma rodada para o fim da temporada, o técnico Waldemar Lemos disse que o momento agora é de comemorar. E ele espera pela festa já no desembarque do time, previsto para as 5h deste domingo, no Aeroporto do Recife.

- Muita gente chorou nos vestiários, sim. Só nós sabemos o quanto foi difícil essa competição. Gostaria de parabenizar a todos pela conquista. Fizemos uma ótima competição e espero a nossa torcida no aeroporto para receber os nossos jogadores.

Waldemar Lemos fez questão de compartilhar com todos a conquista alvirrubra e lembrou até dos atletas que não foram relacionados para a partida.

- Não foi somente os jogadores que estiveram dentro do campo representando o Náutico, foi todo o grupo. Até quem ficou no Recife. O clube vem trabalhando desde maio e por isso vale essa comemoração.

O treinador lembra ainda que apesar da festa, o time ainda tem uma partida contra a Ponte Preta que vale a vice-liderança da competição. E só após o fim da Série B é que ele pretende falar sobre permanência nos Aflitos em 2012.

- Tento cumprir com o meu trabalho e vou continuar da semana que vem da mesma forma. Precisamos deixar a poeira baixar para julgarmos como vai ser daqui para frente.

Fonte: GloboEsporte.com
___________________________________________________________________
Náutico perde para o Boa, mas comemora acesso à Série A
Apesar da derrota por 2 a 1 em Minas, Timbu acaba beneficiado por derrotas de Bragantino e Vitória

Agora não falta mais nada. Apesar da derrota por 2 a 1 para o Boa Esporte, neste sábado, em Varginha, o Náutico conseguiu matematicamente a classificação para a Série A do Brasileiro. Com 63 pontos, o Timbu acabou beneficiado pelas derrotas de Bragantino e Vitória. Já a equipe mineira foi a 56 pontos e ainda segue com esperanças de subir.

O time de Varginha abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo com Valdo. Seis minutos depois, Kieza empatou a partida, para festa dos 15 torcedores alvirrubros que compareceram ao estádio Dilzon Melo. Mas, aos 40 minutos do segundo tempo, Marques fez o gol da vitória.


O Náutico se despede da Série B contra a Ponte Preta, às 17h do próximo sábado, nos Aflitos. A partida servirá apenas para decidir quem será o vice-campeão, já que a Macaca também assegurou a vaga ao vencer o ABC por 2 a 1. No mesmo dia, o Boa Esporte encara o Duque de Caxias, no estádio Raulino de Oliveira, no Rio de Janeiro, apenas para cumprir tabela

No embate entre as duas melhores defesas, gols rápidos

O empate por 0 a 0 já garantia matematicamente o acesso e com isso o Náutico começou a partida de forma mais cautelosa. Tanto que a primeira bola que chegou à área do Boa Esporte só veio aos 9 minutos, quando Eduardo Ramos cobrou uma falta e o goleiro Luiz Henrique afastou de soco, sem grandes problemas.

E no confronto entre as duas equipes menos vazadas, tudo indicava que o gol iria demorar a aparecer. Mas, bastou apenas 15 minutos para a bola entrar na rede pela primeira vez. E foi a equipe mineira quem abriu o placar. Carlos Magno foi na linha de fundo e cruzou para a pequena área. Marlon não conseguiu cortar e Valdo apareceu na frente de Peter e só teve o trabalho de encostar para o gol.

Kieza empata e segue cada vez mais artilheiro

E seis minutos depois, para contrariar as estatísticas, veio o segundo gol. E o Náutico empatou a partida com o artilheiro da competição. Num lançamento do zagueiro Marlon, Kieza dominou no peito, ganhou do zagueiro Cassiano, invadiu a área e bateu para empatar a partida e chegar a 21 gols na competição.

Após o empate, o Timbu voltou a administrar o resultado e aos 37 minutos acabou tomando um susto. Valdo cruzou para a área, Marques desviou de cabeça e Gideão fez uma defesa espetacular, evitando o gol do Boa Esporte. Precisando do resultado, o técnico Nedo Xavier nem esperou o fim do primeiro tempo e aos 40 minutos tirou o volante Higo para a entrada do atacante Laércio.

Mas o lance anterior, despertou a equipe alvirrubra e aos 42 minutos Airton fez uma jogada de velocidade pela esquerda, invadiu a área e bateu rasteiro. O goleiro Luiz Henrique defendeu parcialmente e, na sobra, por pouco Kieza não alcançou para virar o jogo. Mas, o esforço do atacante seria em vão, pois o árbitro Felipe Duarte Varejão já havia anotado o impedimento.

Náutico volta sem pressa para o segundo tempo

“Enquanto houver chance, vamos acreditar”. Foi assim que o técnico do Boa Esporte resumiu a postura do time na volta para o segundo tempo. E foi o que aconteceu nos primeiros, quando a equipe mineira se lançou para o ataque. Como o gol não vinha, o técnico Nedo Xavier fez mais uma mudança com a saída do meio campo Carlos Magno para a entrada do atacante Maranhão.

Apesar da pressão mineira, a zaga alvirrubra se mostrou firme. E quanto não conseguiu parar o ataque adversário, acabou tirando vantagem da falta de pontaria. Com o ponto que precisava, o Náutico passou a retardar o jogo e só sair em contra-ataques. Tanto que aos 16 mitos o goleiro Gideão acabou tomando um cartão amarelo por demorar a cobrar um trio de meta. E a primeira finalização veio no minuto seguinte, numa jogada rápida pela esquerda de Rogério. O atacante timbu bateu e o goleiro da equipe mineira espalmou para afastar o lance.

Aos 22 minutos, Marques chegou muito perto de marcar. Ele recebeu na área, fez o giro em cima do zagueiro Ronaldo Alves, mas acabou pressionado na hora do chute e mandou para fora. O Timbu só voltou a chegar num lance de bola parada, mas sem perigo. Eduardo Ramos cobrou falta para a área, a zaga mineira cortou. Derley ficou com a sobra, mas acabou isolando o chute de fora da área.

Aos 36 minutos, o Boa foi para o tudo ou nada. Nedo Xavier tirou o volante Claudinei para a entrada do meia-atacante Marconi. E no minuto seguinte, numa jogada trabalhada, Marques recebeu na área e bateu colocado, tentando o ângulo esquerdo de Gideão, que apenas acompanhou ela sair pela linha de fundo.

Num contra-ataque veloz, o Timbu teve a chance de virar o placar, aos 37 minutos, mas Rogério acabou desperdiçando ao bater para fora. E de tanto pressionar, o Boa acabou chegando ao gol aos 40 minutos. Vando cruzou para a área, Laércio arrumou de cabeça e Marques bateu no canto esquerdo de Gideão. Apesar da derrota, o Náutico fez festa ao garantir a classificação. Isto porque, Bragantino e Vitória foram derrotados.

Fonte: GloboEsporte.com
___________________________________________________________________
Bernardinho define elenco brasileiro para Copa do Mundo


Bernardinho definiu neste sábado o elenco final da seleção brasileira masculina para a disputa da Copa do Mundo de vôlei, que terá início neste domingo (20), no Japão, e distribui três vagas nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. O técnico fechou o grupo de 14 jogadores ao cortar o ponteiro Thiago Alves.

Com esta mudança, Bernardinho terá à sua disposição os levantadores Bruno e Marlon; os opostos Theo, Leandro Vissotto e Wallace; os centrais Lucas, Sidão, Gustavo e Rodrigão, os ponteiros Giba, Murilo, Dante e João Paulo Bravo e o líbero Serginho.

O treinador definiu o elenco depois de finalizar o último treino antes da estreia do Brasil, na manhã deste domingo, contra o Egito. "Eu diria que o único treinamento no ginásio de jogo não foi o melhor que fizemos, mas é natural. É véspera de estreia e o time veio conhecer o ginásio, então, é preciso se ambientar a luz e as referências", avaliou Bernardinho.

O técnico também comentou sobre o caminho do Brasil na Copa do Mundo. Depois do Egito, a seleção enfrentará Estados Unidos, Itália e Rússia. "Teremos uma estreia que não é das mais difíceis. Temos todo respeito à seleção do Egito, mas, certamente, não é um candidato a classificação olímpica. Porém, logo em seguida, enfrentaremos Estados Unidos, Itália e Rússia, que são três adversários com os quais nós brigamos diretamente por uma vaga olímpica", admitiu.

Na Copa do Mundo, as 12 seleções são divididas em dois grupos, mas se enfrentam todos contra todos em um sistema de pontos corridos. Somente as três primeiras colocadas garantem a vaga olímpica. O Brasil entra na disputa buscando seu tricampeonato, após levar o título em 2003 e 2007.
Fonte: NE10
_______________________________________________________________
Ganso faz golaço no fim e Santos empata no Pacaembu

O Santos empatou nesta quinta-feira à noite com o Atlético-GO, por 1 a 1, no Pacaembu. Mais importante do que o resultado ruim pela 35.ª rodada do Brasileirão, o jogo marcou o reencontro de Paulo Henrique Ganso com o gol. E que gol! Aos 50 minutos do segundo tempo, no último lance da partida, o meia dominou uma bola na entrada da área, cortou a marcação, bateu de esquerda, no ângulo, e fez um golaço para marcar o seu reencontro com o bom futebol. Esta foi apenas a sua segunda partida dele depois de mais uma lesão.

Pelo planejamento do Santos, esta foi a penúltima partida dos titulares antes do Mundial. Na próxima rodada, domingo, os reservas pegam o Coritiba, no Couto Pereira. Depois, a equipe principal se despede da torcida, contra o Bahia, na Vila Belmiro. Na última rodada, contra o São Paulo, a ideia é que os titulares sejam novamente poupados. Até aqui, o time está em nono no Brasileirão, com 52 pontos.

O gol levado no fim frustra a equipe goiana, que perdeu a chance de escapar do rebaixamento com três rodadas de antecedência. Com 43 pontos, em 12.º, ainda corre risco de cair. Na próxima rodada a equipe recebe o Flamengo, domingo, no Serra Dourada. Até o fim da competição, os goianos ainda jogam contra Grêmio (fora) e América-MG (em casa).

O JOGO - Do time que deve ser titular no Japão, apenas Elano e Léo não começaram jogando no Pacaembu. O lateral, porém, recuperado de lesão, entrou no lugar de Bruno Rodrigo no segundo tempo. Substituto de Elano, Adriano e Arouca deixaram o jogo mais cedo, machucados, e podem ser tornar problema para Muricy.

Durante a maior parte do tempo, desde o começo do jogo, o Santos fez valer a sua condição de campeão sul-americano e dono da casa. Aos 10 minutos, Neymar quase marcou numa cobrança de falta que passou tirando tinta da trave. O craque, que fazia a sua primeira partida pelo Santos depois de renovar contrato com o clube, era o mais participativo do jogo, criando todas as jogadas de ataque do time.

Mas foi o Atlético-GO que abriu o placar, numa das poucas vezes que chegou na área de Rafael. Bida bateu falta da direita, o goleiro não saiu, a zaga também não marcou direito e Leonardo apareceu livre na segunda trave para anotar o gol, aos 37 minutos. O Santos respondeu com Ganso. O jogador, que fazia sua segunda partida desde que voltou de lesão, bateu falta da entrada da área e carimbou o travessão de Márcio.

Sem nada a perder, o Santos se manteve no ataque desde o primeiro minuto da segunda etapa, já com Alan Kardec fazendo companhia a Neymar e Borges no ataque, substituindo Adriano. Com dois minutos, o ex-vascaíno tocou para Borges perder gol claro, na pequena área. Márcio fez grande defesa. Depois, no rebote, Edu Dracena tentou de voleio e mandou para longe.

Responsável pela marcação de Neymar, Agenor recebeu o segundo amarelo aos 17, o segundo por falta no craque santista, e foi expulso, deixando o Atlético-GO ainda mais vulnerável. Para piorar, não havia mais quem pudesse marcar Neymar. Com 30 minutos no placar, apenas dois dos jogadores do time goiano não tinham amarelo: Thiago Feltri e Ernandes, além do goleiro Márcio.

O panorama era totalmente favorável aos santistas. Aos 39 e aos 40, Márcio foi muito bem e salvou o Atlético-GO em dois lances: num belo chute de primeira de Felipe Anderson e num cabeceio firme de Borges. Aos 50 minutos, no último de acréscimo, Ganso acertou lindo chute e empatou o jogo.


Fonte: NE10
____________________________________________________________________
'Cruzeiro só lutou, não jogou futebol', diz Mancini


Vágner Mancini cobrou mais futebol do Cruzeiro após o empate sem gols com o lanterna Avaí, na noite de quarta-feira, em Florianópolis. Para o técnico, o time mostrou muito empenho fora de casa, mas ficou devendo qualidade dentro de campo.

"Foi uma equipe que só lutou, não jogou futebol, foi muito aquém daquele time de domingo", avaliou, ao citar a vitória sobre o Internacional na rodada passada. "Temos que tentar acertar e entender, pois jogamos no domingo, e o Avaí no sábado. Não que isso seja desculpa, mas influencia. Para sair dessa situação, o Cruzeiro vai ter que jogar mais".

A preocupação pelo desempenho do time foi agravada pelos desfalques que Mancini terá para o próximo jogo, diante do Atlético Paranaense, no domingo. O treinador não poderá contar com os zagueiros Naldo e Victorino, suspensos. Léo sentiu dores no jogo contra o Avaí e virou dúvida. Assim, Mancini só terá Cribari à disposição para escalar a zaga.

"Não vamos ter praticamente todo o sistema defensivo no domingo, mas é hora de superação, de ter mais força ainda para a gente sair dessa situação. O Léo ainda é uma incógnita. O atleta vai fazer um exame para saber", comentou o treinador, que deverá ter o reforço do meia Montillo no fim de semana.

Fonte: NE10
____________________________________________________________________
Júlio César faz desabafo após brilhar pelo Corinthians
Criticado anteriormente pelo gol de falta que tomou no final da partida em que o Corinthians foi derrotado pelo América-MG, por 2 a 1, em Uberlândia, Júlio César deixou o gramado do Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, na noite da última quarta-feira festejando uma bela atuação, que ajudou a garantir a vitória por 1 a 0 sobre o Ceará e o time corintiano na liderança isolada do Campeonato Brasileiro, a três rodadas para o fim da competição.

O goleiro não escondeu o tom de desabafo ao comentar o seu bom desempenho diante da equipe cearense, que serviu para aliviar a pressão também sobre ele próprio. "Naquele gol (contra o América-MG) eu não acho que houve a falha que todo mundo falou", afirmou o jogador, para depois mandar um recado aos seus críticos: "Eu não tenho de provar nada para ninguém. O Tite confia em mim, o Andrés (Sanchez) confia em mim e os meus companheiros confiam em mim. As críticas e elogios vão existir sempre e eu tenho de aceitar que é assim mesmo".

A vitória por 1 a 0 sobre o Ceará deixou o Corinthians com 64 pontos, dois à frente do vice-líder Vasco, que agora está com duas vitórias a menos do que os corintianos, fato que poderá pesar a favor dos paulistas em caso de empate na pontuação na rodada final do Brasileirão. E a conquista da liderança isolada foi fruto do empenho extra da equipe, segundo destacou Júlio César. "Estamos trabalhando muito forte. O jogo foi muito difícil, mas voltamos para São Paulo com o dever cumprido", comemorou.

Depois de derrotar o Ceará, o Corinthians tentará se manter na liderança isolada da competição nacional no próximo domingo, quando enfrentará o Atlético-MG, às 17 horas, no Pacaembu. No sábado, o Vasco receberá o lanterna Avaí, às 19 horas, em São Januário, onde terá a chance de assumir o topo de forma provisória.
Fonte: NE 10
_____________________________________________________________________

Caruaru sediará etapa final do Circuito Nacional de Tênis de Mesa
Nos dias 25, 26 e 27 deste mês, Caruaru, no Agreste de Pernambuco, será palco da última etapa do Circuito Nacional de Tênis de Mesa, evento realizado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.

A competição – que acontecerá no Ginásio Municipal – será composta por uma disputa em 20 categorias (17 masculina e três feminina) e mais de 500 participantes de todo o Nordeste. Nomes importantes do tênis nacional como Adriano Santos (Sport Recife) atual campeão brasileiro de tênis de mesa, já confirmou presença no evento.

A equipe de tênis de mesa de Caruaru estará participando com 31 mesatenistas, sendo assim, a maior delegação da competição. O município possui atletas com grandes chances de subir no pódio, com destaque para Kleiton Borges (atual Campeão Universitário de Pernambuco), Rafael Pimentel (vice-campeão brasileiro por Equipe 2011 – Fortaleza-CE), Lucas Silva (12º colocado no ranking estadual) e Luciano Moreira (vice-campeão pernambucano – categoria Sênior 2011).


Fonte: NE10 
______________________________________________________________
Lesionado, Adriano desfalca Barcelona por até 10 dias


Após se machucar em treino da seleção brasileira, o lateral-esquerdo Adriano ficará afastado do Barcelona por até dez dias. O clube catalão confirmou nesta terça-feira que o jogador sofreu uma lesão na coxa esquerda e ficará longe dos gramados por pelo menos uma semana.

Adriano chegou a ser titular no amistoso contra o Gabão, na quinta-feira passada, e deveria entrar em campo diante do Egito, nesta segunda. Contudo, o lateral sentiu dores no treino de domingo, o último antes do amistoso contra os egípcios, e foi cortado do time brasileiro de última hora.

A lesão deixará Adriano de fora da partida do Barcelona contra o Zaragoza, no próximo final de semana, pelo Campeonato Espanhol. O brasileiro também poderá desfalcar a equipe no duelo com o Milan no dia 23, na Itália, pela Liga dos Campeões.


Fonte: NE10 
______________________________________________________________
Com dois de Jonas, Brasil vence último amistoso do ano
A seleção brasileira encerrou sua temporada com uma vitória tranquila sobre o Egito, por 2 a 0, em Doha, no Catar, nesta segunda-feira. Novamente com uma formação mista, o time de Mano Menezes não fez uma grande apresentação, mas contou com dois gols de Jonas para assegurar o triunfo.

Com o resultado, o treinador encerrou o ano de forma positiva, depois de tropeços em amistosos contra rivais de peso e uma eliminação decepcionante nas quartas de final da Copa América. Ao todo, o Brasil acumulou nove vitórias, três derrotas e quatro empates em 2011.

Depois de um ano movimentado, a seleção voltará a campo somente no dia 29 de fevereiro de 2012. O adversário, ainda não confirmado pela CBF, deverá ser provavelmente o próprio Egito, em local ainda a ser definido.

O JOGO - Nesta segunda, Mano decidiu devolver os titulares Daniel Alves, Lucas Leiva e Thiago Silva ao time, após fazer testes diante do Gabão. O lateral Adriano, com dores, foi cortado. Alex Sandro foi seu substituto, enquanto Fernandinho ficou com a vaga de Elias no meio-campo.

A volta de três titulares, contudo, não trouxe maiores mudanças no time brasileiro, em comparação com o duelo da semana passada. Brasil e Egito, que estreou o técnico norte-americano Bob Bradley, fizeram um primeiro tempo sonolento, de raras chances de gol e pouca movimentação.

A seleção de Mano cadenciou a partida nos primeiros minutos. Sem mostrar agressividade, apenas estudava o adversário e trocava passes na intermediária. O Egito, por sua vez, era ainda mais cauteloso. Mantinha a bola na defesa, à espera do melhor momento para buscar o ataque.

A falta de entrosamento e a pouca criatividade no meio-campo restringia as opções brasileiras. Restavam apenas as finalizações de longa distância. Hernandes, aos 3, criou o primeiro lance de perigo, ao bater por cima do travessão. O Egito ameaçou logo na sequência, em cobrança de falta. Diego Alves espalmou no meio do gol, aos 6. Mas as investidas egípcias pararam por aí.

Aos poucos, o Brasil cresceu em campo e passou a se arriscar mais no ataque, sob a liderança de Hulk. O atacante quase marcou aos 26, ao dominar na entrada da área, cortar o marcador e, cara a cara com o goleiro, bater forte por cima do gol.

Aos 31, ele deu belo toque de calcanhar para Alex Sandro, que escapou pela esquerda, botou entre as pernas do zagueiro dentro da área e bateu com perigo. O goleiro El Shenawy se esticou e fez boa defesa.

O gol que salvou o primeiro tempo brasileiro saiu aos 38, novamente em jogada de Hulk. O atacante avançou pela direita e bateu cruzado para Jonas completar para as redes. Foi o primeiro gol do ex-jogador do Grêmio com a camisa da seleção.

Embalado, Jonas quase marcou seu segundo gol logo na volta do intervalo. Aos 40 segundos, ele escapou pela direita, invadiu a área, driblou o goleiro e bateu para o gol. A bola só não entrou porque o zagueiro desviou em cima da linha.

Insistente, o atacante conseguiu chegar ao segundo gol aos 13 minutos. Ele aproveitou rebote do goleiro e mandou para as redes após cobrança de falta na área de Bruno César e desvio de cabeça de Fernandinho.

Com a boa vantagem no placar, o Brasil reduzia o ritmo, enquanto Mano voltava a sua rotina de testes no time. Elias, Willian, Kléber e Dudu ganharam nova chance. Os novatos quase marcaram o terceiro gol aos 40 minutos. Dudu cruzou na área, Kléber acertou a cabeça e mandou no pé da trave. No rebote, o próprio Dudu cabeceou para fora.

Do outro lado do campo, Diego Alves garantiu o placar ao fazer bela defesa na única boa chance de gol dos egípcios. Ele pulou no canto direito e neutralizou o forte chute de Hassan, aos 36 minutos.

Ficha Técnica:

Brasil 2 x 0 Egito

Brasil - Diego Alves; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Alex Sandro; Lucas Leiva, Fernandinho (Elias), Hernanes e Bruno César (Willian); Jonas (Kléber) e Hulk (Dudu). Técnico: Mano Menezes.

Egito - El Shenawy; Fathi, Gomaa (Okka), Abd Rabou (Hassan), Elmehamady; Hegazy, Ghaly (Salah), Shikabala (El-Said), Nasef; Motaeb (Dodi Gabas) e Zidan (Soleman). Técnico: Bob Bradley.

Gols - Jonas, aos 38 do primeiro tempo e aos 13 do segundo tempo.

Cartão amarelo - Não houve.

Árbitro - Banjar Al Dosari (Catar).

Local - Estádio do Al Rayyann, em Doha (Catar).


Fonte: NE10 
______________________________________________________________

Mano exalta vitória e vê evolução no segundo semestre


Mano Menezes ficou satisfeito com o saldo final da seleção brasileira em 2011. Após a vitória sobre o Egito, por 2 a 0, o treinador admitiu as dificuldades da equipe no início do ano, mas viu uma boa evolução do grupo neste segundo semestre.

"Avalio que no primeiro semestre encontramos dificuldades. Mas o segundo foi melhor. A imagem final é boa porque é a ultima e porque a equipe encontrou uma ideia, evoluiu o jogo", analisou o técnico, em entrevista à TV Globo, após a última partida do Brasil neste ano.

A vitória sobre o Egito selou o crescimento da seleção nestes meses finais de 2011. Mano abriu o ano com uma derrota para a França e um empate com a Holanda. Na sequência, o Brasil fraquejou nos momentos decisivos e foi eliminado pelo Paraguai nas quartas de final da Copa América, única competição oficial da temporada.

A sequência negativa foi em parte ofuscada pela vitória sobre a Argentina no Superclássico das Américas, que contou apenas com jogadores que atuavam em seus países. Triunfos sobre o México e sobre seleções de menor expressão, como Costa Rica e Gabão, ajudaram a elevar o moral dos pentacampeões mundiais. No saldo final, foram nove vitórias, três derrotas e quatro empates em 2011.

Para o técnico, o crescimento da equipe pôde ser comprovado no triunfo sobre o Egito, nesta segunda. "Com a ideia tática se repetindo, todos rendem bem e o adversário parece muito mais fraco. O desempenho do Egito foi baixo hoje porque o Brasil foi muito melhor. Temos que ter uma ideia firme, sem muitas exaltações após a vitória e lamentações após a derrota", analisou.

Fonte: NE10 
______________________________________________________________
Brasil perde do Japão e fica fora da briga na Copa do Mundo

A seleção brasileira feminina de vôlei sofreu neste domingo sua terceira derrota na Copa do Mundo e praticamente deu adeus à briga pela vaga olímpica no torneio disputado no Japão. Após levar 3 a 0 da Itália no sábado, o time do técnico José Roberto Guimarães caiu diante das anfitriãs pelo mesmo placar, com parciais de 26/24, 25/19 e 25/23.

O revés deixou o Brasil em situação muito delicada na competição que classifica somente as três primeiras colocadas aos Jogos Olímpicos de Londres. Com 12 pontos, as atuais campeãs olímpicas ocupam somente a sexta posição da tabela e estão a sete pontos de distância da terceira colocada, a China. 

Para seguir com chances de obter a vaga ainda nesta Copa do Mundo, as brasileiras precisam vencer seus próximos três jogos - por 3 a 0 ou 3 a 1, para somar três pontos em cada duelo - e ainda torcer contra a China. As chinesas, que têm adversários mais fáceis pela frente, só poderia somar mais um ponto para manter as possibilidades de classificação do Brasil.

Se falhar na busca pela vaga olímpica no Japão, a equipe de Zé Roberto ainda terá mais uma chance para se garantir em Londres. A última oportunidade acontecerá no Pré-Olímpico Mundial, em maio de 2012, que também será disputado na capital inglesa. 

Neste domingo, a equipe brasileira voltou a abusar dos erros e a mostrar a mesma falta de inspiração das partidas anteriores. O Japão começou melhor, mas o Brasil conseguiu equilibrar o duelo na metade do primeiro set. Com uma boa reação, as brasileiras chegaram a ter um set point, mas desperdiçaram a chance, levaram a virada e saíram em desvantagem na primeira parcial. 

As japonesas seguiram melhor no segundo set e praticamente não deram chances às brasileiras. Embaladas, fecharam a parcial por 25/19, diante da apatia das campeãs olímpicas. Comandadas pelas inspiradas Kimura Saori, responsável por 20 pontos, e Ebata Yukiko, com 19, o Japão manteve o ritmo no terceiro set e fechou o jogo sem sofrer ameaças.

Depois de duas derrotas seguidas, o Brasil volta à quadra na manhã de quarta-feira, às 7h20 (horário de Brasília), para enfrentar a Argentina. Na sequência, as adversárias serão a Argélia e a República Dominicana.


Fonte: NE10 
______________________________________________________________
Com dores, Adriano deixa treino e vira dúvida na seleção


O lateral-esquerdo Adriano virou dúvida na seleção brasileira para o amistoso contra o Egito, na segunda-feira, em Doha. O jogador do Barcelona sentiu dores na coxa esquerda neste domingo e deixou o treino mais cedo. Se for cortado do jogo, será substituído por Alex Sandro.

O técnico Mano Menezes também tem uma dúvida no meio-campo. Ele ainda não sabe se iniciará o amistoso com Elias ou Fernandinho entre os titulares. Lucas Leiva, Hernanes e Bruno César estão garantidos no setor.

Neste domingo, o último treino antes do duelo com o Egito serviu para o reconhecimento do gramado do estádio do Al Rayyann, que receberá o amistoso, e também para trabalhar jogadas de bola parada no ataque. Mano insistiu na repetição dos lances, como fez na véspera com a defesa. 

O treinador aproveitou a atividade do dia para definir o zagueiro Thiago Silva como o novo capitão da seleção. Ele vai substituir Luisão, que assumiu a braçadeira contra o Gabão, mas ficará no banco de reservas na segunda-feira. 

Liderada por Thiago Silva, a seleção brasileira entrará em campo contra o Egito escalada com: Diego Alves; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Adriano (Alex Sandro); Lucas Leiva, Elias (Fernandinho), Hernanes e Bruno César; Jonas e Hulk. A partida está marcada para às 15 horas (de Brasília).

Fonte: NE10 
______________________________________________________________
Santa inicia batalha por seu primeiro título nacional

O Santa Cruz inicia a batalha pelo seu primeiro título nacional neste domingo (13), a partir das 15h50 (do Recife), diante do Tupi, no estádio Mario Helênio, em Juiz de Fora (MG). O tricolor entra em campo com a marca do favoritismo, pois além de ser o clube com mais tradição e torcida na Série D, sofreu apenas uma derrota em toda competição, ainda pela fase de grupos. Os dois times já estão classificados para a Série C em 2012.

O técnico Zé Teodoro já avisou que seu time não vai fugir às características que o levaram a uma temporada tão profícua - além da ascensão, conquistou o Campeonato Pernambucano. O tricolor vai ser um time com ênfase na marcação e esperando o erro do adversário para fazer o resultado que lhe interessa.

A formação coral só será conhecida momentos antes da partida, embora não deva fugir muito do que o torcedor está cansado de ver. Teodoro oscila entre o 4-4-2, 3-5-2 e 3-6-1. Todas as possibilidades foram testadas para o confronto. "Quando você tem mais tempo no clube, conhece mais os jogadores e sabe o que onde eles podem render. Hoje a gente tem a tranquilidade de poder usar esses esquemas, mas lógico que isso é dentro do que a outra equipe vai nos apresentar", lembrou.

A única ausência é o atacante Thiago Cunha, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Quem deve ganhar uma vaga ao lado de Fernando Gaúcho é Flávio Caça Rato. Por outro lado, o lateral-esquerdo Dutra está recuperado de uma lesão na coxa e tem retorno confirmado.

Sobre o adversário, o comandante tricolor destacou a força ofensiva dos mineiros, que têm o melhor ataque da competição com 26 gols. Segundo Zé, o Tupi gosta de aproveitar os espaços proporcionados pelas maiores dimensões de seu campo - em comparação com o Arruda. "A gente sabe do potencial do adversário. Mas não podemos perder a nossa pegada e a nossa marcação. Não proporcionamos espaço, pelo contrário, dificultamos o jogo do adversário ".

ADVERSÁRIO - O técnico Ricardo Drubsky terá todo elenco à sua disposição, mas mesmo assim também adotou a tática do mistério. "As estatísticas mostram que chutamos mais a gol e criamos mais oportunidades do que nossos rivais, além de manter um bom domínio da bola durante os jogos", comentou, dando a entender que a postura ofensiva não deve ser abandonada.

Ficha do jogo:

Tupi: Rodrigo; Felipe Cordeiro, Wesley Ladeira, Silvio e Augusto; Assis, Marcel, Victor Hugo e Luciano Ratinho; Allan e Ademilson. Técnico: Ricardo Drubscky.

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Leandro Souza, André Oliveira, Jeovânio; Eduardo Arroz, Memo, Chicão, Weslley, Dutra; Flávio Caça Rato e Fernando Gaúcho. Técnico: Zé Teodoro.

Local: Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, Juiz de Fora (MG). Horário: 15h50 (Recife). Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa/SP). Assistentes: Fábio Baesteiro e Alex Alexandrino (SP).

Fonte: NE10

________________________________________________________________

Náutico empata e ainda não confirma o acesso


Sem conseguir aproveitar o fato de seu adversário ter um jogador a menos desde os 28 minutos do primeiro tempo, o Náutico empatou com o São Caetano por 0x0, neste sábado (12), no Ancleto Campanella. O resultado ainda não confirmou o acesso à Série A, já que Vitória e Bragantino venceram seus jogos. O timbu precisa de um ponto nos dois confrontos restantes para voltar à elite do futebol nacional. No próximo sábado enfrenta o Boa, em Varginha. No dia 26 o adversário será a Ponte Preta, nos Aflitos.

À beira da zona de rebaixamento era mais do que óbvio que o São Caetano tentaria de todas as formas impor seu ritmo de jogo desde os primeiros minutos. E o time da casa fez utilizando um bom expediente: troca de passes em velocidade. O erro foi escolher apenas um setor do campo para fazê-lo: a frente da zaga.

É justamente a muralha erguida por Éverton, Elicarlos e Derley o ponto mais forte do time. Os laterais do Azulão, Artur e Bruno Recife, até participavam do jogo, mas afunilavam demais, congestionando ainda mais o caminho escolhido para o gol. O Náutico tentou algumas saídas pelos lados mas só levou perigo num chuta de longe de Elicarlos, para fora.

Aos poucos o Náutico recuou demais e cedeu campo para o adversário. Embora não tenha conseguido finalizações contundentes, o São Caetano rondava perigosamente a área de Gideão. As coisas só começaram a mudar quando os mandantes começaram a dar demonstrações de descontrole emocional.

Aos 27 minutos, Artur fez falta em Elicarlos e tomou amarelo. Reclamou da decisão do juiz e foi expulso sem apelação. Em meio à confusção, o zagueiro Preto Costa também foi advertido. A mudança de postura do Náutico foi imediata. Aos 32, Eduardo Ramos bateu falta na área e Diego Bispo desviou de cabeça para a bola bater no travessão. No rebote, Marlon chutou torto, para fora.

A desvantagem de um jogador a menos para o adversário fez o meio de campo do Náutico adiantar-se mais e evitar a pressão dos azuis. Faltou apenas maior participação de seus atacantes. Rogério não se movimentou como de costume e Kieza foi peça praticamente nula na primeira etapa.

No finalzinho, o São Caetano não fez o gol por absoluta falta de pontaria de seus dois zagueiros. Geovane cruzou na área e Domingos, cara a cara com Gideão, cabeceou para o goleiro fazer milagre. A bola ainda bateu na trave, sobrou para Preto Costa carimbar o travessão.

O Náutico voltou para o segundo tempo mais recuado do que deveria e tomou um susto logo no início. Geovane bateu falta na área e Diego Bispo, sozinho, cabeceou contra o próprio gol. Gideão estava atento e salvou os alvirrubros. O recuo estava de tal forma que o artilheiro Kieza sofreu falta no campo de defesa por estar armando contra-ataque, papel que caberia a Elicarlos ou Derley.

Somente após os dez minutos o time pernambucano reencontrou o posicionamento correto e o jogo ficou equilibrado novamente. Em dois chutes o Náutico assustou. O primeiro foi de Kieza, aos 13. Depois foi Elicarlos, de longe, aos 21. Nas duas oportunidades o goleiro Luiz defendeu.

O técnico Márcio Araújo tentou mudar a dinâmica de seu setor ofensivo trocando a dupla de ataque. Mas a defesa do Náutico estava bem postada e com um a menos ficava ainda mais complicado. Para piorar, o comandate azulino tirou seu jogador de meio de campo mais lúcido, Aílton, para colocar um centroavante fixo na área.

O que compensou foi a mudança efetuada por Waldemar Lemos. Seu único meia, Eduardo Ramos, saiu cansado para entrada de Élton. Embora sempre tenha atuado no lugar do camisa 10, a disparidade técnica entre os dois é flagrante. O São Caetano não conseguia levantar as bolas para Ricardo Xavier, já que tinha dificuldade em chegar perto da área; o Náutico tocava mais para os lados, resultado da pouca inspiração de seu meio de campo. O jogo seguiu assim até o seu final, aos 48 minutos.

Ficha do jogo:

São Caetano: Luiz; Artur, Preto Costa, Domingos e Bruno Recife; Augusto Recife, Reivison, Ricardo Conceição e Ailton (Ricardo Xavier); Antônio Flávio (Wendell) e Geovane (Kléber). Técnico: Márcio Araújo.

Náutico: Gideão; Peter, Marlon, Diego Bispo e Aírton; Éverton, Elicarlos (Lenon), Derley e Eduardo Ramos (Élton); Rogério e Kieza. Técnico: Waldemar Lemos.

Local: Anacleto Campanella (São Caetano do Sul-SP). Árbitro: Evandro Rogério Roman. Assistentes: Ivan Carlos Bohn e José Carlos Dias Passos. Cartões amarelos: Domingos, Preto Costa, Elicarlos e Éverton. Expulsão: Artur. Público: 1.065 e Renda: R$ 7.525.

Fonte: NE10

________________________________________________________________

Festival de Ginástica do Recife será nesta sexta-feira


O V Festival de Ginástica do Recife tem expectativa de receer um público superior a 1.000 pessoas nesta sexta-feira (11), a partir das 16h, no Ginásio Geraldão, bairro da Imbiribeira. Na programação, apresentações e oficinas para despertar o interesse pelas modalidades.

Elas são as mesmas das competições internacionais como Jogos Olímpicos e Pan-Americano somadas a outras que não entram nos programas: trave de equilíbrio, solo, cama elástica, mini-trampolim, além de ginástica rítmica, acrobática e pilates. O destaque fica para a Matroginástica, uma prática de exercício em família.

Participam as seguintes entidades: Estrelinha Mágica, Colégio Visão, Colégio Salesiano, Escola Monsenhor Álvaro Negromonte, Escola Antônio Carneiro Leão, Escola Antônio Correia de Araújo, Escola Jarbas Passarinho, Escola Samuel MacDowell, Escola Santa Sofia, Escola Estadual Joaquim Amazonas, Colégio Vera Cruz, Federação Pernambucana de Ginástica, Faculdade Salesiana, UPE, UFPE, Colégio Imaculada Conceição, além das turmas de ginástica artística, rítmica e aeróbica do programa Círculos Populares de Esporte e Lazer.

Fonte: NE10
___________________________________________________________
Brasil supera apagão, gramado e o
Gabão para vencer 4º jogo seguido


Em campo com péssimas condições, Seleção de Mano Menezes derrota o
68º colocado no ranking da Fifa por 2 a 0, com gols de Sandro e Hernanes



Não havia Kaká, Marcelo, Daniel Alves, Neymar, Ronaldinho... Tampouco o gramado apresentava condições de receber uma partida de uma seleção pentacampeã mundial, que ainda enfrentou um apagão de 18 minutos antes do apito inicial. Mas, mesmo longe do ideal, o Brasil desta quinta-feira fugiu das críticas ao derrotar o Gabão, por 2 a 0, em amistoso disputado no Estádio L’Amitié, na capital Libreville. Ambos os gols foram marcados no primeiro tempo: Sandro abriu o placar aos 11 minutos, enquanto Hernanes deu números finais aos 34.

Se não foi empolgante contra o apenas 68º colocado no ranking da Fifa, a equipe do técnico Mano Menezes terá um desafio de melhor nível na próxima segunda-feira, às 15h (de Brasília). Contra o Egito, 29º, em Doha, no Qatar, a Seleção encerrará sua participação no ano de 2011, que tem até o momento oito vitórias, sendo quatro consecutivas (Argentina, Costa Rica e México foram os rivais batidos anteriormente), cinco empates e duas derrotas.

Falta de luz atrasa partida

Instantes antes do apito inicial, o Estádio L’Amitié ficou sem luz por conta da queda da força de uma estação próxima. Na última semana, inclusive, a iluminação foi uma das preocupações da organização e foi testada durante a noite. A partida atrasou 18 minutos, mas o placar seguiu apagado até os 40.

Entre todo intervalo, no entanto, o que se viu foi um jogo movimentado. Mesmo sem a presença de muitas de suas principais estrelas, sejam lesionadas, não convocadas ou poupadas, e com a ajuda da ineficiência adversária na marcação, o Brasil sobressaiu-se desde o minuto inicial. Logo aos dois, Jonas aproveitou bola mal afastada e emendou pra fora. Quatro minutos depois foi a vez de Adriano quase abrir o placar. O lateral recebeu de Bruno César na esquerda e chutou para a defesa de Ovono.

Do outro lado, o Gabão ameaçava com Aubameyang, ex-Milan e atualmente no Saint-Étienne. Ousado, o meia partia para cima da defesa brasileira como se não conhecesse David Luiz e Luisão e era o símbolo da correria africana em um campo que dificultava o toque de bola.

Falhas, Diego Alves e coletividade: Brasil faz 2 a 0

Se por baixo estava complicado, a Seleção abriu a contagem com a bola aérea. Bruno César cruzou da direita, Hernanes não acertou a cabeçada e viu o zagueiro Ebanega, principalmente, e Ovono se enrolarem. Sandro, que nada tinha a ver, aproveitou a bola viva na pequena área e completou com o pé alto, aos 11 minutos.

O Brasil encontrava relativa facilidade para criar chances. Aos 24, Hernanes recebeu de Adriano à frente da zaga e apareceu livre frente ao arqueiro. A preciosidade o fez tentar a finalização por cobertura, o que lhe custou o gol e uma sonora bronca de Mano Menezes, que esbravejou com o chute por cima. Mais duas grandes oportunidades ainda apareceriam nas sequência, com Hulk, aos 29, em chute de fora da área, e Elias, aos 30.

Foi aí que Diego Alves teve de trabalhar. Aos 32, Madinda bateu falta lateral com veneno e obrigou o goleiro do Valencia a espalmar. A bola ainda tocou no travessão antes de sair.

O Gabão se animou, mas foi o Brasil quem ampliou. Aos 34, pouco depois, Jonas soltou uma bomba de fora da área, no alto. Ovono deu o rebote para o meio da área, onde estava Hernanes. O meio do Lazio se antecipou e marcou de cabeça: 2 a 0.

Antes de descer para os vestiários, aos 40, Aubameyang gingou sobre a marcação de Fábio e chutou forte. Diego Alves novamente foi bem e salvou. Seguro, ele já faz sombra a Julio César e Jefferson, as duas opções mais utilizadas na Era Mano.

Ritmo diminui com substitutos

O Brasil voltou com uma mudança e o mesmo jogo coletivo – Fábio deixou o gramado para a entrada de Alex Sandro. Em rara jogada de individualidade, aos três, Bruno César viu o goleiro adiantado e tentou do meio de campo.

O toque de bola funcionou bem aos 12 minutos, pouco depois de Hulk ter um pênalti ignorado pelo árbitro Victor Hlungwani. Hernanes deu um lindo passe de calcanhar para Bruno César, que enfiou para Jonas. O artilheiro da última edição do Brasileirão calibrou demais o pé e finalizou para fora.

Aos 24, foi a vez de o meia do Benfica ser servido. E logo pelo atacante do Porto. Em contra-ataque, Hulk deu lindo passe para Bruno César, que pegou de primeira. Ovono contou com bom reflexo e um pouco de sorte para evitar o terceiro.

Mano testou mais jogadores. Pôs os estreantes Kléber, Willian e Dudu em campo, que se juntaram ou substituíram os também novatos Diego Alves, Alex Sandro e Bruno César. A Seleção tentou, mas esbarrou na falta de entrosamento. Bastaram os 2 a 0.

GABÃO 0 X 2 BRASIL
Ovono, Moundounga, Manga, Ebanega e Moussono; Palun (Moubamba), Biyogho (Mbanangoye), Madinda e Aubameyang; Mouloungui (N’Guéma) e Meye (Cousin).Diego Alves, Fábio (Alex Sandro), Luisão, David Luiz e Adriano; Sandro (Lucas Leiva), Elias (Thiago Silva), Hernanes e Bruno César (Willian); Jonas (Dudu) e Hulk (Kléber).
Técnico: Gernot Rohr.Técnico: Mano Menezes.
Gols: Sandro, aos 11, e Hernanes, aos 34 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Moussono e Mbanangoye (GAB); Adriano (BRA)
Estádio: L'Amitié, em Libreville. Data: 10/11/2011. Arbitragem: Victor Hlungwani (África do Sul), auxiliado pelos compatriotas Johanes Mshidi e Sandile Dilkane.

Fonte: globoesporte.com
__________________________________________________________________________

Brasil ‘acorda’, vira na marra e bate a Sérvia pela Copa do Mundo


Irreconhecíveis nos dois primeiros sets, brasileiras saem da iminente derrota para sua quarta e mais emocionante vitória na competição
Depois de perder os dois primeiros sets, a seleção brasileira feminina de vôlei mostrou poder de reação e, no tie-break, derrotou a Sérvia por 3 sets a 2 (21/25, 21/25, 25/18, 25/19 e 15/12), nesta quarta-feira, em Toyama, conhecendo sua quarta vitória na Copa do Mundo no Japão. O time nacional, que já cumpriu cinco compromissos em 11 possíveis, ocupa provisoriamente a quinta posição. Apenas três garantem vaga para os Jogo de Londres, em 2012.
O próximo compromisso do Brasil será sexta-feira, contra a China, em Sapporo, novamente às 4 horas (horário de Brasília), com transmissão da Globo e do Sportv. IItália, Estados Unidos (que jogam nesta quarta contra Alemanha) e China estão à frente das brasileiras

- Estou orgulhoso do time. O banco foi determinante no resultado final. A Sassá e a Camila Brait entraram muito bem. Foi uma partida difícil. A Sérvia jogou fácil nos dois primeiros sets. Elas têm um time muito bom. Já temos que pensar na China e continuar nossa luta pela vaga olímpica - disse o técnico Zé Roberto.

O jogo 

A equipe brasileira começou com Fabíola como levantadora no lugar de Dani Lins, repetindo a formação que encerrou a partida contra a Coreia. Pouco agressivo em seus ataques, porém, o Brasil não iniciou bem, vendo o predomínio da jovem seleção sérvia, que chegou a abrir 12/7 e depois 19/13, sem dar chances ao bloqueio brasileiro. 

Das atacantes, somente Paula Pequeno mostrava jogo e virava para o time nacional, enquanto Mari e Sheilla apresentavam desempenho abaixo do esperado. Apesar de uma tênue reação das brasileiras, o time europeu fechou a primeira parcial em 25/21.
O segundo set foi marcado pelo equilíbrio inicial e pelo crescimento da seleção comandada por José Roberto Guimarães, que passou à frente do marcador fazendo 12/8 e parecia respirar na partida. No entanto, mais uma vez, a seleção “apagou” em quadra e, errando muito nos passes, permitiu a recuperação do time adversário que fez 17/15, 22/16 e fechou novamente em 25/21. 

Com 2 a 0 contra, o Brasil entrou para o terceiro set sem outra alternativa, que não fosse a vitória. Mais ligadas, as meninas brasileiras logo conseguiram 4/0 e depois 9/5, indicando novas perspectivas para a equipe nacional. A recepção brasileira, entretanto, voltou a falhar, e o duelo, a ficar equilibrado, em 11/9 para a seleção. Foi então que, já com Sassá em quadra, o quadro nacional acertou o passe e retomou as rédeas, finalizando em 25/18 após ponto de Fabiana. 

Reconhecendo a eficiência de sua experiente jogadora, José Roberto manteve Sassá em quadra para a quarta parcial, saindo a apagada Mari. A partida, agora, era parelha, com as equipes se alternando na liderança do marcador. Depois de novo descontrole, que permitiu vantagem às rivais, o Brasil reagiu e passou à frente novamente, fazendo 18/15 e fechou em 25/19, empatando o jogo e levando a decisão para o tie-break. 

O set decisivo foi o mais emocionante. Sempre com a agressividade de Paula Pequeno, muito bem acionada por Fabíola (que cumpriu ótima performance), as meninas mostraram equilíbrio até então não visto na partida e, com atuação decisiva de Thaísa na rede, venceram por 15/12, definindo a dramática vitória. 

O time do Brasil começou a partida com Fabiana, Fabíola, Paula Pequeno, Thaisa, Mari, Sheila e a líbero Fabi. Entraram no decorrer Dani Lins, Tandara, Sassá, Dani Lins, Camila Brait. 

Alemanha vence os Estados Unidos


Em partida emocionante, a Alemanha acabou com a invencibilidade dos Estados Unidos. Embora a seleção europeia tenha fechado em 3 sets a 0, as americanas não venderam a derrota facilmente. Na primeira parcial, 32 a 30 para as alemãs. A vitória foi confirmada com 25/19 e 26/24 nas parciais seguintes. Agora, apenas Itália ainda não perdeu na competição. 

Confira outros jogos desta quarta-feira:


China 3 x 0 Argentina (25/10, 25/18 e 25/23)
Coreia 3 x 0 Quênia (25/21, 25/15 e 25/14)
Itália 3 x 0 Argélia (25/14, 25/14 e 25/15)

Fonte: G1
________________________________________________________________
Garanhuns terá 1º campeonato de Io-iô

O espaço Cultural Luís Jardim, será palco do 1º Campeonato Gratuito de Ioiô, que acontecerá em Garanhuns no próximo dia 19 de novembro, das 9h às 14h. O evento esta voltado para crianças e adolescentes da cidade, sendo realizado de forma totalmente gratuita. 

Para participar da competição, os interessados devem se dirigir ao Espaço Luís Jardim e realizar sua inscrição no dia da realização do evento. A única exigência é que cada inscrito leve o seu próprio brinquedo. 

“Nosso objetivo é promover um Concurso para os participantes de um curso iniciado no mês de agosto e premiar aqueles que melhor se destacaram. Além disso, estaremos divulgando esse brinquedo que desenvolve a coordenação motora, reflexo e agilidade”, explicou Handrezza Santos, integrante da equipe yo-yo Mania, responsável pela formatação do Campeonato. 

Todos os participantes receberão premiação, porém os 10 primeiros colocados serão contemplados com prêmios especiais, como: Playstation 3; bicicleta, filmadora, entre outros. 

Este Campeonato conta com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Comunicação Social e Esportes.

Fonte: Agenda Garanhuns
__________________________________________________________________________
Sport precisa vencer e torcer contra rivais mais próximos
Publicado em 07.11.2011, às 19h48
Bruno Mineiro pode voltar ao time do Sport
Foto: Guga Matos/JC ImagemDo NE10

São muitas as preocupações do Sport para a 35ª rodada da Série B. Em primeiro lugar, o time precisa vencer a Portuguesa, líder e virtual campeã, a partir das 19h30 desta terça-feira (8), no Canindé, em São Paulo. Superado esse obstáculo, que não é nada fácil, os leoninos terão que torcer contra seus principais adversários por uma vaga no grupo dos quatro classificados à Série A no próximo ano. O time da Ilha do Retiro tem 51 pontos e ocupa a sétima posição.

O primeiro jogo a receber atenção dos leoninos reúne Americana e Vitória, respectivamente em quarto e sexto lugares. O melhor para o time da Ilha é que esse confronto termine empatado. O segundo jogo é Salgueiro x Bragantino. Nesse caso, o ideal é a vitória da equipe pernambucana, já que os paulistas estão em quinto lugar. O terceiro é Criciúma (8º) e Ponte Preta (3º). A expectativa é de uma vitória da Macaca.

Jogadores e comissão técnica preferem desconversar e falar apenas do jogo com a Lusa. O deslfaque é o zagueiro Tobi, suspenso pelo terceiro amarelo. O atacante Branquinho, pelo mesmo motivo, deixa de ser opção. Montoya já foi definido para fazer companhia a Gabriel.

O meio é o setor que mais deve mudar, aliás como vem acontecendo com frequência na equipe. O volante Robston, recuperado de uma lesão muscular, já foi confirmado com pelo técnico Mazola Júnior. Outro que retoma a condição de titular é o meia Maylson. Thiaguinho volta à lateral-direita e Rithely deve ir para o banco de reservas.

A dúvida fica apenas para o ataque. Também recuperado de uma contusão no quadril, o atacante Bruno Mineiro voltou a figurar nos planos. Ele disputa a posição com Willians, em má fase. Robston, autor de um dos gols da goleada por 4x1 sobre o Boa, deve atuar.

Ao contrário da rodada anterior, Mazola evitou antecipar o time. A explicação é de que ainda precisa esperar a recuperação total de alguns atletas. "Se eu antecipar agora vão me chamar de mentiroso. Tem jogador que ainda não recuperou totalmente e preciso de uma resposta do departamento médico".

Um dos confirmados, Robston, acredita que o Sport tem que entrar ligado e não descarta um relaxamento da Portuguesa, já com vaga garantida na primeira divisão e precisando de apenas um ponto para se sagrar campeã. Ele usa um exemplo que viveu há dois anos, quando integrava o elenco do Atlético-GO que subiu para a Série A. "Vivi isso e sempre acontece um relaxamento. A Portuguesa já é campeã, dificilmente Náutico e Ponte Preta vão chegar. Mas independente de como eles vão vir, temos que entrar muito ligados".

PORTUGUESA - A Lusa vem para o jogo sem contar com oito jogadores, três deles titulares: Rogério (zagueiro), Mateus (zagueiro) e Boquita (meia). Além deles outros cinco deixam de ser opção, o que fez com que o técnico Jorginho recorresse aos juniores para formar os 18 relacionados. Se empatar, a equipe paulista confirma o título da Série B 2011.

Ficha do jogo:

Portuguesa: Wéverton; Luís Ricardo, Leandro Silva, Renato e Marcelo Cordeiro; Guilherme, Rai, Henrique, Marco Antônio e Ananias; Edno. Técnico Jorginho.

Sport: Magrão; Thiaguinho, Montoya, Gabriel e Wellington Saci; Hamilton, Robston, Maylson e Marcelinho Paraíba; Willians (Bruno Mineiro) e Roberson. Técnico: Mazola Júnior.

Local: Canindé, em São Paulo. Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR). Assistentes: Moisés Aparecido Souza e Luciano Roggeenbaum (PR).

Fonte: NE10
_____________________________________________________________________


Náutico na contagem regressiva
Vitória sobre o Barueri e combinação de resultados podem colocar Timbu na Série A definitivamente

Publicado em 07/11/2011, às 18h42

Kieza é a grande esperança de gol timbu
Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

O grande dia do Náutico na temporada pode acontecer nesta terça-feira (8/11). Uma vitória sobre o Barueri, nos Aflitos, a partida está marcada para as 19h30, pode garantir matematicamente o Timbu na Primeira Divisão em 2012. Para isso acontecer, entretanto, é preciso acontecer quatro resultados – Bragantino e Americana têm de perder, e Sport e Criciúma, no máximo, empatarem seus jogos.

Caso triunfe em casa e um desses resultados de que precisa não ocorram, mesmo assim o vice-líder do campeonato, que iria para 62 pontos, vai ter dado um passo definitivo para figurar na elite, podendo subir até com derrota para o São Caetano, em São Paulo, no próximo sábado, claro, a depender de resultados que lhe favoreçam.

LEIA TAMBÉM

Aqui e acolá, a felicidade por estar quase lá é visível. Afinal, os sites especializados dão a classificação do Náutico como praticamente certa, com 98% de possibilidade. Mesmo assim, o trabalho para estrangular os exageros está sendo realizado dia após dia. Uma das armas do treinador Waldemar Lemos, por exemplo, é dar a carga normal de trabalho. “Mostramos trabalhando que estamos felizes dentro de campo. Acho natural esse clima, mas a única coisa que me preocupa é o exagero. Na realidade, por mais perto que estejamos, não subimos”, disse.

Na torcida, o clima é de euforia. “O Náutico vai ganhar de 3x0, com dois gols de Kieza e gente vai subir. Vai ser show nos Aflitos. E o Sport vai perder da Portuguesa também por 3x0, para ser lá e lô”, declarou Renato Soares, 20 anos.

Fonte: JC ON LINE
_____________________________________________________________________

Reservas arrasam Quênia, e Brasil se recupera na Copa do Mundo do Japão
Sem as principais jogadoras, seleção de Zé Roberto vence a primeira
O adversário, dessa vez, facilitou. Depois de uma estreia ruim contra os Estados Unidos, a seleção brasileira entrou em quadra com o time repleto de reservas e mesmo assim não deu qualquer chance à fraca seleção do Quênia. Absoluto, o time de José Roberto Guimarães venceu o Quênia por 3 sets a 0, parciais 25/15, 25/16 e 25/9, em apenas 1h01m na Copa do Mundo do Japão, em Nagano. 
O próximo compromisso da equipe no grupo B será mais complicado. Na madrugada deste domingo, às 4h, as titulares brasileiras voltam à quadra contra a Alemanha, tentando confirmar a recuperação depois da derrota na primeira partida, no Nagano White Ring. O canal SporTV transmite todos os lances ao vivo. 
O destaque da partida foi a oposta Tandara, eleita a melhor jogadora da partida e principal pontuadora, com 15 pontos. Garay, com 11 pontos, foi outra a ir bem. 
- O jogo de hoje (sábado) foi diferente do que a nossa estreia contra os Estados Unidos. O Zé pôde colocar todo mundo para jogar e quem veio do banco fez a sua parte. A Copa do Mundo é um campeonato longo e vamos precisar de todas as jogadoras - disse Tandara.
Adenízia supera o bloqueio queniano (Foto: Divulgação / FIVB)

Das jogadoras que iniciaram o duelo contra os Estados Unidos na estreia, apenas Dani Lins, Fernanda Garay e a líbero Fabi foram para o jogo. Ciente de que não teria problemas contra as quenianas, Zé Roberto preferiu poupar seus principais nomes e foi à quadra com Juciely, Dani Lins, Adenízia, Sassá, Tandara, Garay e Fabi. Fabiana, Paula Pequeno, Sheilla e Mari nem chegaram a entrar. 

Já no primeiro set, um banho. Sem tomar conhecimento das quenianas, as reservas brasileiras venceram a falta de entrosamento para derrotar as rivais por 25 a 15. O ritmo foi mantido na parcial seguinte, apesar do esforço das africanas: 25 a 16. 

O set final foi ainda mais tranquilo. Entregues, as quenianas passaram a errar ainda mais. Saques na rede, recepções erradas e passes sem direção. E o Brasil aproveitou. Após ataque de Tandara, a recepção queniana falhou, e a seleção fechou a partida em 25 a 9. 

EUA vencem mais uma

Depois de vencerem o Brasil na estreia, os EUA voltaram a mostrar sua força na segunda partida. As jogadoras americanas derrotaram a Sérvia por 3 sets a 0, parciais 26/16, 27/25 e 25/20, e chegaram ao segundo triunfo. No outro jogo do grupo B, as alemãs passaram pela Coreia do Sul também por 2 sets a 0 (25/20, 25/16 e 25/15). 

Pelo grupo A, o Japão conseguiu sua primeira vitória em casa, contra a Argentina, por 3 x 0 (25/19, 25/11 e 25/20). Nas outras partidas, as dominicanas derrotaram a Argélia (25/7, 25/15 e 25/20), e as italianas passaram pelas chinesas por 3 x 2 (25/20, 22/25, 21/25, 25/21 e 15/12). 

Os jogos de sábado: 

Grupo A
República Dominicana 3 x 0 Argélia (25/7, 25/15 e 25/20)
Itália 3 x 2 China (25/20, 22/25, 21/25, 25/21 e 15/12)
Japão 3 x 0 Argentina (25/19, 25/11 e 25/20) 
Grupo B
Alemanha 3 x 0 Coreia do Sul (25/20, 25/16 e 25/15)
EUA 3 x 0 Sérvia (25/16, 27/25 e 25/20)

Fonte: GloboEsporte.com
_____________________________________________________
Muricy vê Messi acima de Neymar. Craque santista concorda 
Para treinador, astro alvinegro tem tudo para se tornar o melhor do mundo em breve. No entanto, diz que, hoje, o argentino do Barça é o número 1

O técnico Muricy Ramalho, do Santos, afirma que o atacante Neymar é genial, mas ainda está abaixo do meia Messi, do Barcelona. Para o treinador, o argentino ainda é o melhor jogador do mundo. Possivelmente, os dois estarão frente a frente no dia 18 de dezembro, data da final do Mundial de Clubes, no Japão.
- Hoje, o melhor é o Messi. Não temos nem o que discutir. O Neymar mesmo reconhece isso. Até pela idade. O Messi (23 anos) jogou mais, tem experiência. O Neymar (19) está despontando - explica o treinador.
Muricy Ramalho ainda não vê Neymar como o melhor do mundo (Foto: Sergio Neves / Agência Estado)

Neymar concorda com o chefe. O santista é o único atleta que não atua na Europa concorrendo à Bola de Ouro da Fifa. Está entre os 23 melhores do mundo em 2011. Sonha ficar entre os três finalistas, mas reconhece: Messi está acima de todos os outros
- Ele é o melhor, com o Cristiano Ronaldo (do Real Madrid) bem perto. Eu estou feliz só de estar entre os 23 - afirma. 
Muricy, por outro lado, garante que em pouco tempo Neymar será imbatível. 
- Ele é um gênio, tem um controle de bola absurdo. Muda de direção em velocidade, sem perder o controle. Em pouco tempo, ele vai estar acima de todos os demais.

Fonte: GloboEsporte.com
_____________________________________________________
Brasil mostra fragilidade emocional e perde para os EUA na estreia da Copa

Seleção fica perdida em quadra no 4º set e começa mal o torneio no Japão

O filme se repetiu. Nesta sexta-feira, diante das algozes da final do Grand Prix, a seleção brasileira voltou a cair. Na estreia na Copa do Mundo, o time de José Roberto Guimarães mostrou mais uma vez fragilidade emocional e deixou que o abatimento se refletisse na qualidade do jogo. Os Estados Unidos fizeram o dever de casa, ignoraram as rivais e venceram por 3 sets a 1, parciais de 25/22, 17/25, 27/25 e 25/19, em 1h46m. 

- Foi uma partida visivelmente atípica. Todas nós estivemos abaixo o tempo inteiro. Tirando a parte técnica e tática, alguma coisa pesou mais do que o normal. Não podemos fazer dos EUA um bicho-papão. Tenho certeza que vamos aprender com isso, e espero que joguemos melhor. Já temos que pensar no jogo deste sábado - disse Paula Pequeno. 

O adversário deste sábado será o Quênia. O canal SporTV transmite todos os lances ao vivo, às 7h20m (de Brasília), direto do Nagano White Ring.


O jogo
Para a partida, Zé Roberto optou pela base titular do Sul-Americano, mas com Fernanda Garay no lugar de Mari. No início do jogo, porém, a nova linha de passe sofreu, e os EUA chegaram à frente na primeira parada técnica. A seleção cedeu pontos bobos, como em uma invasão de Sheilla na linha de três pontos. O treinador brasileiro pediu tempo e colocou Tandara e Sassá em quadra. O time esboçou uma pequena reação e fez o treinador Hugh McCutcheon parar a partida. As adversárias responderam bem à chacoalhada e fecharam o set em 25/22. 

Na segunda etapa, o Brasil saiu na frente desde o princípio. Dani Lins explorou mais as jogadas rápidas com Fabiana e Thaísa. Quando as centrais ficaram marcadas, mandou uma bola atrás da outra para Fernanda Garay cravar na quadra rival. A levantadora também foi eficiente no serviço e, em 24 minutos, a seleção empatou a partida: 25/17.

O terceiro set, decisivo para as pretensões das duas equipes no jogo, começou bastante disputado, com leve vantagem brasileira. Sheilla cresceu com jogadas de meio fundo, respondendo às investidas de Destinee Hooker e Foluke Akinradewo, principais pontuadoras dos EUA. Mas, quando mais precisou pôr a bola no chão, o time verde e amarelo falhou. A vantagem de 22 a 20 desapareceu, e dois set points foram desperdiçados. Na única oportunidade em que tiveram de fechar a parcial, as americanas se aproveitaram de uma indecisão da defesa brasileira e retomaram a ponta no placar: 27/25.
Mari entrou na vaga de Garay no quarto set. A escalação da ponteira não surtiu o efeito esperado, e os EUA largaram na frente com alguma facilidade. Insatisfeito com uma série de opções de Dani Lins, Zé Roberto chamou Fabíola para a armação. A nova mudança também pouco influiu na mudança de postura do time. Desatentas, as brasileiras perderam lances simples e cederam pontos por indecisão, deixando as rivais com cinco pontos de vantagem. O abatimento tomou conta do grupo verde e amarelo, e as americanas arrancaram. Após pedido de tempo do Brasil, Fabiana ressurgiu em quadra, e Garay voltou marcando um ponto atrás do outro. Infelizmente, já era tarde. Com um saque brasileiro na rede, as atuais campeãs do Grand Prix selaram o fim do confronto:25/19.

Fonte: Globo esporte.com
__________________________________________________
Fifa anuncia Neymar entre 23 candidatos à Bola de Ouro

 Neymar foi anunciado nesta terça-feira (1°) pela Fifa como um dos 23 candidatos ao prêmio Bola de Ouro de 2011, promovido em conjunto com a revista francesa France Football, e que elegerá o melhor jogador do mundo no ano. O astro do Santos é o único atleta que atua no Brasil - e o único que não joga na Europa - que foi indicado a concorrer pela honraria, enquanto Daniel Alves, do Barcelona, é o outro brasileiro a figurar entre os selecionados para essa disputa.

A indicação do atacante do Santos é histórica também pelo fato de que ele se tornou o primeiro jogador indicado para o prêmio de melhor do mundo da Fifa a ter atuado a temporada toda por um time brasileiro. Anteriormente, outros quatro brasileiros entraram na disputa pelo prêmio por causa do futebol que exibiram em um time do País e em outro estrangeiro em uma mesma temporada. Foram eles: Raí, em 1993, por São Paulo e Paris Saint-Germain; Juninho Paulista, em 1995, por São Paulo e Middlesbrough; Romário, em 1995 e 1996, por Barcelona e Flamengo e Giovanni, em 1996, por Santos e Barcelona.

Cobiçado por vários clubes do futebol europeu, Neymar entra na disputa da Bola de Ouro depois de ter sido o grande nome do Santos nas campanhas dos títulos da Copa Libertadores e do Campeonato Paulista deste ano. Além disso, ele vem comprovando a fama de maior jogador do Brasil na atualidade, com belas e decisivas atuações com a camisa santista ao longo desta temporada.

Além de contar com Neymar e Daniel Alves como candidatos ao prêmio de melhor do mundo, a lista divulgada pela Fifa nesta terça é formada, em sua maioria, por jogadores do Barcelona. Liderado por Messi, que voltou a ser indicado após ganhar as últimas duas edições do prêmio, o clube conta com oito representantes na eleição. São eles: Abidal, Daniel Alves, Fábregas, Iniesta, Piqué, David Villa, Xavi, além do próprio Messi.

O Real Madrid vem atrás do arquirrival como clube com maior número de candidatos, com cinco ao total: Casillas, Ozil, Cristiano Ronaldo, Xabi Alonso e Benzema. Em seguida, Manchester United (com Rooney e Nani), Bayern de Munique (Schweinsteiger e Muller) e Inter de Milão (Forlán e Sneijder) dividem a terceira colocação entre os clubes com maior número de indicados. Agüero, do Manchester City, Eto'o, do Anzhi Makhachkala (RUS), e Suárez, do Liverpool, completam a lista de 23 nomes.

Já na disputa entre países, a Espanha domina a premiação, com sete indicados ao prêmio, sendo cinco deles do Barcelona e dois do Real Madrid. A Argentina, assim como o Brasil, só conta com dois representantes na disputa. Além de Messi, Agüero figura pelo país entre os 23 candidatos. O Uruguai, por sua vez, confirma o seu bom momento ao também aparecer com dois atletas na listagem: Forlán, eleito o melhor do mundo pela Fifa em 2010, e Suárez.

A Fifa também divulgou nesta terça uma lista de dez candidatos ao prêmio de melhor treinador de 2011. Sem nenhum brasileiro entre eles, ela conta com Vicente del Bosque (seleção espanhola) Alex Ferguson (Manchester United), Rudi Garcia (Lille), Pep Guardiola (Barcelona), Jürgen Klopp (Borussia Dortmund), Joachim Löw (seleção alemã), José Mourinho (Real Madrid), Oscar Tabárez (seleção uruguaia), André Villas-Boas (Porto/Chelsea) e Arsène Wenger (Arsenal).

A Fifa irá anunciar no dia 5 de dezembro, em Paris, os três finalistas ao prêmio Bola de Ouro. Já os vencedores da premiação serão revelados em uma cerimônia marcada para o dia 9 de janeiro em Zurique, na Suíça. A eleição que definirá os ganhadores é definida por meio dos votos de capitães e técnicos de seleções nacionais e de jornalistas convidados pela France Football.

Confira a lista de 23 candidatos à Bola de Ouro:

Éric Abidal (FRA/Barcelona)
Sergio Agüero (ARG/Manchester City)
Karim Benzema (FRA/Real Madrid)
Iker Casillas (ESP/Real Madrid)
Cristiano Ronaldo (POR/Real Madrid)
Daniel Alves (BRA/Barcelona)
Samuel Eto'o (CAM/Anzhi Makhachkala)
Fábregas (ESP/Barcelona)
Diego Forlán (URU/Inter de Milão)
Andrés Iniesta (ESP/Barcelona)
Lionel Messi (ARG/Barcelona)
Thomas Müller (ALE/Bayern de Munique)
Nani (POR/Manchester United)
Neymar (BRA/Santos)
Mesut Ozil (ALE/Real Madrid)
Gerard Piqué (ESP/Barcelona)
Wayne Rooney (ING/Manchester United)
Bastian Schweinsteiger (ALE/Bayern de Munique)
Wesley Sneijder (HOL/Inter de Milão)
Luis Suárez (URU/Liverpool)
David Villa (ESP/Barcelona)
Xabi Alonso (ESP/Real Madrid)
Xavi Hernández (ESP/Barcelona)

Confira a lista de 10 candidatos a melhor treinador:

Vicente Del Bosque (ESP/seleção espanhola)
Alex Ferguson (ESC/Manchester United)
Rudi Garcia (FRA/Lille)
Pep Guardiola (ESP/Barcelona)
Jürgen Klopp (ALE/Borussia Dortmund)
Joachim Löw (ALE/seleção alemã)
José Mourinho (POR/Real Madrid)
Óscar Tabárez (URU/seleção uruguai)
André Villas-Boas (POR/Chelsea)
Arsène Wenger (FRA/Arsenal)


Fonte: Agência Estado
_______________________________________________________________________


Operários da Arena Pernambuco param as obras
Esta é a segunda paralisação em duas semanas. Profissionais reclama de maus-tratos e cobram melhorias salariais

Foto: Divulgação / Site Oficial

Enlarge

Cerca de 1.400 trabalhadores das obras da Arena Pernambuco, que prestam serviço na construção do estádio para a Copa do Mundo 2014, pararam suas atividades nesta terça-feira em protesto contra a demissão de dois operários e maus tratos sofridos no canteiro de obras.

Os profissionais estão reunidos às margens da BR-408, principal rota de ligação ao estádio.

- Os trabalhadores vêm sendo coagidos e agredidos fisicamente e moralmente pelo coronel Eduardo Fonseca, responsável pela segurança do local – afirma Leodelson Bastos, assessor do Sindicato dos Trabalhadores na Construção de Estradas, Pavimentação e Terraplenagem em Geral, do Estado de Pernambuco - SINTEPAV-PE

Os trabalhadores reivindicam a reintegração dos colegas e a saída do coronel Eduardo Fonseca. A Polícia Militar está no local contendo os manifestantes.

- Tivemos uma reunião na semana retrasada com os gestores e reclamamos dos maus-tratos, questionamos a postura do coronel Eduardo Fonseca e também reivindicamos melhorias salariais. Vamos ter uma reunião com a Superintendência Regional do Trabalho e também fazer uma denuncia no Ministério Público – garantiu o presidente do SINTEPAV-PE, Aldo Amaral.

As reivindicações dos operários são o aumento do valor da cesta básica – de R$ 80 para R$ 200; aumento da hora extra para 70% durante a semana, contra os 60% praticados atualmente, e de 100% aos sábados – além de plano de saúde. A categoria de armador de andaime pleiteia também um reajuste salarial. O piso praticado é de R$ 897,40 e a reivindicação é a equiparação salarial com os profissionais do Porto de Suape (PE), que ganham cerca de R$ 1.001,22.

Fonte: Portal +AB
__________________________________________________________________________


Clássico dos Clássicos pode definir futuro de Náutico e Sport

Só o fato de as camisas vermelha/branca e vermelha/preta estarem de lados opostos num campo de futebol já seria motivo para parar a cidade. Some-se a isso o fato de o encontro em questão, o derradeiro de 2011, dizer muito sobre as pretensões das equipes na reta final da Série B. O jogo vale pela 33ª rodada da competição. Depois dele apenas cinco jogos para cada um. Um dos dois times, o Sport, sexto colocado com 48 pontos, vem extremamente pressionado, ao ponto de a torcida ter provocado lamentáveis cenas de violência no último sábado. O outro, o Náutico, terceiro com 53, está em contagem regressiva para chegar ao tão sonhado acesso. Situações que podem viver nova realidade a partir das 15h20, quando começar o confronto, no estádio dos Aflitos.

» Veja como foi o debate na TV Jornal

» Náutico deve ir com Rogério e Kieza

» Ronaldo Alves está fora

» Bruno Mineiro treina mas PC faz mistério

» Camisa amarela continua proibida para grandes grupos

» Vetada no clássico, Torcida Jovem vai à treino

» Grupo usará clássico para conscientização sobre o AVC

Os donos da casa têm apenas um desfalque. O zagueiro Ronaldo Alves levou uma pancada no nariz na última partida, quando o Náutico perdeu para o Vitória por 3x1, no Barradão. Durante toda semana ele fez tratamento intensivo e chegou-se a cogitar a utilização de uma proteção no local, mas o esforço não foi suficiente. O local continua inchado e, por isso, ele fica de fora. O prata da casa Diego Bispo entra em seu lugar.


Isso já seria suficiente para o técnico Waldemar Lemos confirmar o time, pois os suspensos Gideão (goleiro), Aírton (lateral-esquerdo), Elicarlos e Derley (volantes) estão liberados. No entanto, ele ainda não definiu se a dupla de ataque Rogério e Kieza será repetida ou apenas o artilheiro K9 irá para o jogo. Waldemar Lembrou que o time jogou bem sem Kieza contra o Vila Nova (venceu por 4x2) e também gostou da produção ofensiva na derrota para o Vitória.

Ataque à parte, o zagueiro remanescente, Marlon, acredita que não terá problemas para atuar com outro companheiro num jogo de tanta importância. Ele reconhece o maior entrosamento com Ronaldo Alves - até pelo tempo, mas como já treinou e jogou com Bispo não há estranheza.


Por sua vez, o técnico do Sport, PC Gusmão, apesar de não divulgar a escalação da equipe, o que é normal em véspera de clássico, já deu pistas suficiente do que ele pretende. Com Hamilton, liberado pelo DM, e Marcelinho Paraíba, retornando de suspensão, além de Thiaguinho, ou Moacir, retornando à lateral direita, a equipe titular já está desenhada. Branquinho ganhou a vaga de Willians, que não vem tendo boas atuações, no ataque. 

Entretanto, a dúvida ficou por conta da presença de Bruno Mineiro no clássico. O atacante havia sentidores dores na bacia no jogo contra o Goiás e foi poupado durante a semana, participando de apenas dez minutos de um coletivo na quarta-feira, porém voltou a sentir e, novamente, foi poupado. No treino de hoje, ele participou, mas será avaliado momentos antes do clássico. Caso ele não tenha condições, Junior Viçosa será o provável substituto. 

Ficha do jogo:

Náutico: Gideão; Peter, Marlon, Diego Bispo e Airton; Everton, Elicarlos, Derley e Eduardo Ramos; Rogério e Kieza. Técnico: Waldemar Lemos.

Sport: Magrão; Thiaguinho (Moacir), Tobi, Gabriel e Wellington Saci; Hamilton, Rithely, Naldinho e Marcelinho Paraíba; Branquinho e Bruno Mineiro. Técnico: PC Gusmão.

Local: Aflitos. Horário: 15h20. Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (Fifa/RJ). Assistentes: Erich Bandeira e Jossemmar Diniz. Ingressos: Só tem de arquibancada central por R$ 40.

Fonte: Blog do Torcedor
____________________________________________________________


NOVO MINISTRO DOS ESPORTES


Aldo Rebelo aceitou convite para substituir Orlando Silva 
O deputado federal do PC do B de São Paulo Aldo Rebelo acaba de anunciar que aceitou o convite para assumir a pasta dos Esportes, no govermo Dilma. Ele disse que iria conversar com a equipe, cuidar da transição, antes de fazer qualquer pronunciamento sobre os destinos da área. Com a decisão, a pasta continua nas mãos do PCdoB. O ministério ganhou importância no governo por conta dos investimentos que envolvem os preparativos da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.
      No caso da indicação de Aldo, fatores políticos devem ter ajudado o seu nome. Primeiro, o ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo (SP) fica fora da quebra de barço pelo cargo. Depois, com sua ida para a Esplanada dos Ministério, o PT abre espaço para a volta do deputado federal José Genuino voltar a Câmara dos Deputados. Genuino é aquele cearense que teve um assessor preso com dinheiro na cueca, em São Paulo.
     No governo Dilma, Rebelo, que já foi ministro do ex-presidente Lula, chegou a ser cotado para assumir o Ministério da Defesa, no lugar de Nelson Jobim, mas o cargo ficou com o petista Celso Amorim. Ele está em seu quinto mandato na Câmara. Este ano, o deputado foi o relator do Código Florestal, uma das propostas mais polêmicas do ano. E foi criticado por apresentar um texto que anistiava desmatadores.
     A exoneração do ministro do Esporte, Orlando Silva, ocorreu nesta quarta-feira, depois de uma semana de exposição pública, depois que a revista Veja apresentou uma série de denúncias de irregulaidades na pasta, com base na versão de um militante do PC do B, o policial militar João Dias. O partido chegou até a ir a TV dizer que era vítima de mentiras, mas não colou
     O que mais pesou na queda de Orlando Silva foi o fato de o Supremo Tribunal Federal (STF) abrir inquérito para apurar denúncias de desvio de dinheiro público do programa Segundo Tempo, voltado à promoção do esporte em comunidades carentes.
     O cargo estava sendo ocupado interinamente pelo secretário executivo do ministério, Waldemar Manoel Silva de Souza, também envolvido em suspeitas de irregularidades.
     Cinico, o decreto diz que a exoneração foi “a pedido”. Em mais um ato ridículo, do pontode vista da ética pública, Orlando Silva disse que a saída foi uma medida para "salvar sua honra".

Fonte: Blog de Jamildo 
________________________________________________________________________________________________
Minha honra foi ferida, diz ministro Orlando Silva

Publicado em 26.10.2011, às 18h55


O ministro do Esporte, Orlando Silva, confirmou que decidiu se afastar do governo. Segundo ele, depois de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff e dirigentes do seu partido, o PCdoB, chegou-se à conclusão que a melhor solução seria o seu afastamento. "Essa foi a decisão que tomei", disse em entrevista no Palácio do Planalto, justificando que o PCdoB não pode ser instrumento de ataque ao governo, pois o partido participa da base aliada.

"Eu decidi sair do governo para que possa defender minha honra e meu partido", completou o ministro. "Minha honra foi ferida". Segundo Orlando, foram 12 dias de "ataque baixo e agressão vil" e nenhuma prova contra ele surgiu ou surgirá.

Fonte: Agência Estado
_______________________________________________________________

Cai o 6º ministro de Dilma. Orlando Silva deixa Esportes

    
Em entrevista concedida no final da tarde desta quarta-feira, 26, o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, confirmou a saída do titular do Esporte, Orlando Silva. A presidente Dilma Rousseff deve nomear um substituto interino para a vaga de Orlando Silva. Segundos fontes com acesso ao gabinete da presidente, Dilma não teve tempo de se debruçar sobre um nome para definir o novo titular da Pasta. A situação de Orlando seria definida em reunião entre a presidente, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, e o ministro Orlando Silva, mas Carvalho antecipou a informação.
       Após reunião para definir um posicionamento do partido, Rabelo afirmou que o PCdo B está tranquilo e que Orlando Silva foi atacado injustamente. "É um ministro jovem, com grande êxito no Ministério, foi atacado de forma injusta em uma tentativa de expô-lo", afirmou. "Vamos tratar a questão politicamente. Já enfrentamos desafios, embates muito mais complicados do que esse", disse.
       Na manhã desta quarta-feira, Orlando Silva ficou reunido por quase duas horas com o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, no Palácio do Planalto. “Depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), Orlando é um ministro que está saindo desde ontem”, resumiu ao Estado um assessor da Presidência. A ministra Carmem Lúcia do STF, atendendo o pedido feito pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, mandou nesta terça-feira, 25, abrir inquérito para investigar Orlando Silva. Participaram também da reunião desta manhã o presidente do PC do B (partido do ministro), Renato Rabelo, e os líderes do partido na Câmara, Osmar Júnior (PI) e no Senado, Inácio Arruda (CE).
        Desde a tarde desta terça, Carvalho discute com o PC do B o destino de Orlando Silva. O próprio Carvalho admitiu que a presidente Dilma Rousseff acompanha atentamente as denúncias contra Orlando, e manifestou preocupação com a avalanche de acusações. "O quadro é de observância justa e preocupada", disse Carvalho. Entre os nomes considerados para assumir a pasta estariam o da ex-prefeita de Olinda (PE), a deputada Luciana Santos, e o deputado Aldo Rebelo, ambos do PCdoB.
        Dilma demite. A decisão da direção do PC do B era de que Orlando fosse demitido pela presidente, para deixar claro que ele não se demitiu e não assume responsabilidade por participação no esquema de desvio de verba pública envolvendo os programas do Ministério do Esporte, principalmente o Segundo Tempo e Pintando a Cidadania.
      Com a saída de Orlando Silva, serão seis os ministros que deixaram o governo Dilma. Nos dez primeiros meses do primeiro ano do mandato da presidente Dilma, cinco ministros entregaram o cargo, quatro deles envolvidos em denúncias de corrupção.

Da Agência Estado
_______________________________________________________

Falcão revela incômodo com críticas e 'briga' por companheiros de time
'Quando tem razão eu assimilo e tento melhorar. Ninguém é perfeito, eu não sou perfeito', disse Falcão

Reprodução/ESPN
Após 10 anos, o Santos voltou a ter uma equipe de futsal. O projeto surgiu após uma conversa de brincadeira de Falcão com dirigentes do clube praiano. O resultado está aparecendo. O time da Baixada Santista já foi campeão da Copa Gramado, e agora está na final do Paulista e na semifinal da Liga Nacional. Antes de enfrentar o Orlândia pela final do estadual, Falcão conversou com exclusividade com o repórter José Renato Ambrósio e revelou que se sente incomodado com algumas críticas ao estilo de jogo e em relação à idade. A ESPN Brasil transmite o duelo nesta quarta-feira, ao vivo, a partir das 20h.

"Quando tem razão eu assimilo e tento melhorar. Ninguém é perfeito, eu não sou perfeito", afirmou o jogador santista. Falcão confidenciou também que luta pelo companheiros de equipe. "Eu brigo por mim, brigo pelo massagista, pelo roupeiro. Quem me conhece sabe disso, brigo pelo aumento de salário dos jogadores. É uma coisa que eu nunca abri pois eu não preciso carregar nada para provar isso ou aquilo", disse o atleta.

Eleito duas vezes o melhor do mundo pela Fifa, o jogador também falou o orgulho de carregar a conquista e trata o título como um compromisso. "O lado ruim é 10%, 15% que é uma coisa totalmente pessoal, que quem está de fora critica ou fala, mas é um compromisso meu, que eu carrego comigo, mas no geral agrado e agrado muito", lembrou. "É um comprimisso bacana. É gostoso carregar isso, mas também tem um lado ruim que ninguém vê, quem sente sou eu, de você às vezes não jogar bem, o que é natural, ou não fazer gol, ou não dar chapéu, que é o que todo mundo pensa, mas carregarando isso por todos os anos que eu tenho carregado, eu aprendi a lidar com isso, e é algo muito bacana", confirmou Falcão.

Fonte: ESPN.com.br
_______________________________________________________

Cidade da Copa é apresentada em evento internacional

Divulgação
A Cidade da Copa, que está sendo construída em São Lourenço da Mata, vai ser apresentada no ULI Live!, principal evento do setor imobiliário mundial que acontece em Los Angeles (EUA) e é promovida pela Urban Land Institute (ULI), organização de pesquisa e educação financiada por associados presentes em 95 países. O encontro reunirá cerca de 6 mil participantes durante os dias 25 e 28 de outubro. Nesta quarta-feira (26), o diretor-presidente do Consórcio Arena Pernambuco, Marco Lessa, vai participar do painel “Eventos Esportivos Mundiais – impacto no desenvolvimento e desafios de design”, onde falará do projeto desenvolvido em Pernambuco.

A Cidade da Copa é o único representante do Brasil na feira e será a primeira smart city da América Latina – numa área de 240 hectares, será construída uma nova centralidade urbana na Região Metropolitana do Recife com centro comercial, centro universitário, condomínios residenciais, centro de convenções e estrutura de lazer. De acordo com o diretor-presidente da Arena Pernambuco, o evento será uma oportunidade de apresentar ao mercado internacional o maior legado da Copa e, assim, ampliar as possibilidades de investidores. “Pernambuco está executando um projeto pioneiro no país com a concepção de um destino planejado, com altíssima tecnologia e maior oferta de qualidade de vida para seus moradores e visitantes. O bom momento econômico do Estado também estimula a chegada de novos investimentos.”

Fonte: Investimento Pernambuco
______________________________________________________

FPF proíbe entrada da Torcida Jovem nos estádios pernambucanos

Foto: Marcelo Cavalcante
Após reunião feita na sede da Federação Pernambucana de Futebol entre a entidade e os órgãos de defesa do Estado, ficou decidido que a Torcida Jovem do Sport não poderá entrar nos estádios pernambucanos a partir da data de hoje. A medida foi anunciada por meio da portaria 090 em coletiva na tarde desta terça-feira. O documento também foi assinado pelo secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.

De acordo com a portaria, qualquer torcedor da Jovem identificado com a camisa ou até mesmo simpatizante da organizada poderá ser detido na entrada dos estádios. Ainda segundo os presentes, foi feito um pedido para que o Sport parasse de vender bebidas alcoólicas na sua sede social. A medida foi anunciada depois dos incidentes envolvendo a torcida do clube no sábado após a derrota do Leão para o Goiás.

Leia Mais:

Fonte: Blog do Torcedor
_____________________________________________________

33ª rodada
Último Clássico dos Clássicos do ano é sempre promessa de emoção

Ilustração: NE10
Duelo já ultrapassou os 500 jogos e os 100 anos


          Já são cinco anos que Sport e Náutico fazem o último clássico pernambucano da temporada. A dupla iniciou essa tradição em 2006, quando ambos estavam na Série B e a competição foi disputada pela primeira vez no atual modelo de pontos corridos. Curiosamente, este último Clássico dos Clássicos sempre é disputado na reta final dos campeonatos - seja primeira ou segunda divisão -, o que dá ao confronto já renhido por natureza, um caráter ainda mais decisivo.
          O primeiro capítulo da saga começou no dia 21 de outubro de 2006, pela 31ª rodada, na Ilha do Retiro. E a situação era boa para os dois times. Na época, ambos estavam no G4. O Náutico vinha de um empate com o Paulista em casa (3x3) e uma derrota para o América-RN (3x1) fora.



         Esses dois jogos custaram a perda da vice-liderança justamente para o secular rival. O Sport empatou com o CRB fora e venceu o Vila Nova na Ilha. Chegou ao segundo lugar com 51 pontos deixando os alvirrubros logo em seguida, com 49. A torcida, e parte da diretoria, passaram a ver com desconfiança o técnico Paulo Campos, que diga-se de passagem já não era uma unanimidade por conta dos resultados do time fora de casa.
        Pouco mais de uma hora antes do apito inicial vazava a notícia de que se o Náutico perdesse, o comandante estava fora. Em campo, o Sport jogou de forma mais consistente e venceu por 2x0, com Fumagalli anotando os dois gols. Promessa cumprida. Paulo Campos recebeu o bilhete azul para tristeza dos jogadores. Foi o jogo de número 500 entre os dois clubes.
         Uma demissão que se mostraria injusta, pois o novo comandante, Hélio dos Anjos, pouco mexeu na equipe, que, diga-se de passagem, já estava com a classificação bem encaminhada. Ao final da Série B, os dois times subiriam, ambos com 64 pontos. O Sport ficou em segundo pelo saldo de gols.
      O ano seguinte marcou a volta de dois clubes pernambucanos à Primeira divisão desde 2001. O início de ambos foi ruim. O Sport, que perdera o técnico Alexandre Gallo pouco antes da estreia, contratou Giba para o seu lugar mas ele não conseguiu repetir a campanha arrasadora do Estadual. O Náutico foi ainda pior e antes mesmo da metade da competição já era dado por muita gente como rebaixado.
Mas as coisas mudaram para os dois lados com as chegadas de Geninho (Sport) e Roberto Fernandes (Náutico). A reação dos alvirrubros foi ainda mais brilhante, com uma campanha no segundo turno digna de render vaga no G4. Porém, como a desfasagem era enorme somente na metade final viria o alívio. Na virada do turno, o time vermelho e branco era o 18º colocado, com 20 pontos. O Sport tinha sete pontos a mais e estava em 11º lugar.

O jogo valia a luta por uma vaga na Copa Sul-Americana para os leoninos e a saída da zona de degola para os timbus. A data, 23 de setembro, pela 27ª rodada. Pela segunda vez um jogo emblemático. Com uma grande atuação do lateral-esquerdo Júlio César (hoje no Grêmio), autor dos gols, o Náutico venceu por 2x0 e saiu da área de rebaixamento. No final, a diferença entre os dois times foi de apenas dois pontos pró-Sport, 14º colocado. O Aristocrático ficou um degrau abaixo.

O Brasileirão de 2008 começou com um desafio para o Sport. Campeão da Copa do Brasil, não haveria meio-termo, já que qualquer posição entre o segundo e o 16º lugares daria no mesmo. O time já estava classificado para a Libertadores e só jogaria para ser campeão ou não cair para a Segundona. Para o Náutico, o desafio era não sofrer como no ano anterior.

Desta vez, o resultado não determinou futuro para nenhum dos dois times, embora o Náutico viesse novamente brigando contra a degola. Eles se enfrentaram no dia 19 de outubro, pela 30ª rodada. O palco, desta vez, foi a Ilha do Retiro. Gols, jogadas um pouco mais viris que o recomendável e expulsões deram o tom do empate por 2x2. O Náutico abriu o placar com Gilmar e o Sport empatou com Durval já nos acréscimos do primeiro tempo.

Aos dois do segundo, Roger pôs os donos da casa na frente e depois foi expulso. Num contra-ataque, Felipe deixou tudo igual aos 14. O resultado manteve o Náutico fora da zona de rebaixamento, em 15º e o Sport em 11º. O time alvirrubro terminaria em 16º, apenas uma posição antes da queda. O Sport tornaria cativo o 11º posto.

QUEDA - Em 2009, os dois times caíram juntos e um Clássico dos Clássicos voltou a ser decisivo. Depois de uma boa campanha na Copa Libertadores, o Sport iniciou queda livre no Brasileirão. O Náutico começou arrasador com o mesmo Waldemar Lemos de hoje e chegou a ocupar a vice-liderança nas primeiras rodadas.

Com a saída do técnico, o time tomou o rumo da queda para não mais sair. Porém, antes disso empurrou o rival para a humilhante lanterna, onde praticamente ficou carimbado o passaporte para a Série B. O jogo começou eletrizante, já que os dois times precisavam desesperadamente da vitória. O Náutico abriu o placar logo aos quatro minutos, com Bruno Mineiro, hoje no Sport.

Apenas três minutos depois, Vandinho deixou tudo igual. Ainda no primeiro tempo, o onipresente nos times de Pernambuco, Carlinhos Bala, pôs o timbu à frente. Wilson voltaria a empatar o jogo aos 16 minutos. Mas a alegria durou pouco, pois Irênio chutou de fora da área, a bola quicou no gramado e enganou Magrão.

O jogo valeu pela 33ª rodada e, ao final da partida, um emocionado Maurício Cardoso, então presidente alvirrubro, entrou no gramado para abraçar os jogadores. Já o mandatário rubro-negro, Sílvio Guimarães, admitia o inevitável: não havia mais chance de escapar do rebaixamento. No fim, o Sport ficou em último lugar, com míseros 31 pontos. Os alvirrubros ficaram com o penúltimo lugar, com 38.

Ambos voltaram juntos à Série B em 2010 e viviam situações opostas quando se enfrentaram no dia 23 de outubro, pela 31ª rodada. O Sport começou muito mal e passou várias rodadas na zona de rebaixamento à Série C. A partir das chegadas do técnico Geninho e do meia Marcelinho Paraíba o time reagiu. Já o Náutico começou muito bem e caiu à medida que a competição avançou. Problemas extra-campo, sendo o maior deles falta de pagamento pareciam condenar o time ao pior.

Mas, como acontece em clássicos, os jogadores tiram forças de onde aparentemente não existe. A partida foi equilibrada do primeiro ao último minuto. Bruno Meneghel fez 1x0 para o Náutico a um minuto do segundo tempo. Aos 12, Marcelinho Paraíba desperdiçou uma cobrança de pênalti. Mas aos 26 se redimiu ao mandar a bola na cabeça de Romerito, que empatou. No início desse jogo, o zagueiro rubro-negro César sofreu uma ruptura no ligamento cruzado do joelho direito.

O destino dos dois seria continuarem juntos. O Sport bateu à porta do G4 até a penúltima rodada. O Náutico conseguiu escapar da Série C apenas na 36ª, quando venceu o Brasiliense por 1x0, fora de casa.
Fonte: NE10
_______________________________________________________

Vasco chega à liderança; Cruzeiro e Galo respiram
Equipe cruz-maltina derrota o Bahia e se beneficia do tropeço do Corinthians, que jogou diante do maior público da rodada no Beira-Rio

      Ao fim da 31ª rodada, o Vasco pode comemorar: mais uma vez, é o líder do Campeonato Brasileiro. Com a vitória por 2 a 0 sobre o Bahia, em Pituaçu, o time carioca chegou aos 57 pontos, graças aos gols de Felipe e Diego Souza. Este último, inclusive, fez um gol legal, mas que foi anulado pela arbitragem. O impedimento, erradamente marcado, foi um dos dois do meia, que empatou com outros sete jogadores no quesito. Entre eles, Alex Silva, zagueiro do Flamengo. O Pirulito, como é chamado, também fez um gol legítimo, mas assim como aconteceu com o jogador cruz-maltino, também teve de ver o auxiliar com a bandeira levantada.
      Diante de 32.299 pagantes no Beira-Rio, maior público da rodada, o Corinthians conseguiu o empate no finzinho do jogo graças a Alex, em cobrança de falta. O Timão chegou aos 55 pontos e agora é o vice-líder. Este jogo também foi o de mais cartões - um total de sete. Cruzeiro e Atlético-MG venceram seus jogos e saíram temporariamente da zona de rebaixamento. As seis roubadas de bola de Mariano, lateral-direito do Fluminense, não foram suficientes para evitar a derrota para o Galo por 2 a 0, no Engenhão.
    O empate sem gols entre São Paulo e Coritiba, no Morumbi, teve um destaque positivo e outro negativo. De bom, a grande atuação do goleiro do time visitante Vanderlei, que fez oito defesas difíceis. De ruim, os 11 passes errados de Dagoberto. Com oito faltas recebidas dos jogadores do Flamengo, Neymar foi quem mais apanhou.
  
Fonte: Globo.com
_________________________________________________________

Leão é o novo técnico do São Paulo
Campeão paulista em 2005, treinador, que estava desempregado desde o ano passado, volta ao Tricolor com contrato até o fim do Brasileirão

O São Paulo anunciou no final da manhã desta segunda-feira a contratação de Emerson Leão como novo técnico do clube. Ele substitui Adilson Batista, demitido na semana passada. Leão estava desempregado desde o ano passado, quando teve uma passagem conturbada pelo Goiás. Ele assinou contrato até o fim do ano com o Tricolor, com a possibilidade de prolongar este vinculo. Leão já assumirá o time na tarde desta segunda-feira. Ele comandará o treino no CT da Barra Funda e viajará com o grupo à noite para o Paraguai, onde na quarta-feira o Tricolor enfrenta o Libertad, pela Copa Sul-Americana.
     - O Leão se encaixa perfeitamente no que desejamos. É um técnico vitorioso, de comando e com forte identificação com o torcedor. Além disso, claro, temos como referência seu excelente trabalho deixado no clube - disse Adalberto Batista, diretor de futebol, em entrevista ao site oficial do clube.


Leão comandou o São Paulo entre o final de 2004 e o início de 2005 (Foto: Diário de São Paulo)

        Esta será a segunda passagem de Leão pelo São Paulo. Em setembro de 2004, ele assumiu a equipe no lugar de Cuca e levou o time do sétimo ao terceiro lugar do Brasileiro, garantindo classificação na Libertadores do ano seguinte.
      Em 2005, ele foi campeão paulista com duas rodadas de antecedência (apenas uma derrota) e então deixou o clube para ir trabalhar no Japão. Paulo Autuori assumiu o Tricolor e, com poucas mudanças na equipe, levou o clube aos títulos da Libertadores e do Mundial. O aproveitamento de Leão à frente do Tricolor é de 69% dos pontos.
      - Minha volta ao São Paulo é um reencontro com o passado. É estar no lugar certo na hora certa. Estou muito feliz por voltar ao São Paulo. Conheço o clube e o clube me conhece - disse Leão.

Os números de Leão no São Paulo, entre 2004 e 2005 * 45 Jogos
* 27 vitórias
* 12 empates
* 6 derrotas
* 103 gols pró
* 46 gols contra
* 68,8 % aproveitamento

Fonte: Globo.com
______________________________________________________


Guadalajara 2011 
Brasil joga mal e só empata com Cuba no futebol masculino
Brasileiros terão de vencer Costa Rica para chegar às semifinais


 
Jefferson Bernardes/VIPCOMMHenrique perdeu um gol incrível no empate contra a seleção cubana
     A presença do técnico da seleção principal, Mano Menezes, parece ter contagiado os meninos do futebol masculino do Pan de Guadalajara. Em uma partida fraca tecnicamente, o Brasil apenas empatou por 0 a 0 com Cuba, nesta sexta-feira (21).
     O Brasil perdeu uma série de gols, principalmente com o atacante Henrique. Essa chance desperdiçada você vê aqui.
     Com esse resultado, a seleção brasileira estacionou na terceira posição do Grupo B, com apenas dois pontos, um a menos que a Costa Rica e a dois da líder Argentina.
    A seleção brasileira precisará de uma vitória sobre os costa-riquenhos para chegar às semifinais do torneio.
Fonte: R7 
____________________________________________________________________


São Paulo abre a Copa, Rio fecha e Recife fica com cinco jogos


Taça Fifa é o troféu mais cobiçado do futebol
Foto: Divulgação

        A Fifa finalmente acabou com as especulações e anunciou nesta quinta-feira que São Paulo será mesmo a sede da abertura da Copa de 2014. Ao divulgar o calendário oficial das partidas do Mundial, em evento realizado em Zurique, na Suíça, a entidade confirmou que o novo estádio do Corinthians, o Itaquerão, receberá o jogo inaugural. E, como já era previsto, o Maracanã, no Rio, foi escolhido como palco da final do campeonato, assim como aconteceu em 1950.
     Desde que o Brasil foi definido como a sede da Copa de 2014, há cerca quatro anos, começou uma disputa nos bastidores pelo direito de receber a abertura - mesmo porque, a final esteve sempre reservada ao Rio. Essa batalha ganhou força quando São Paulo, a escolha natural para o jogo inaugural, passou a enfrentar problemas com seu estádio. Belo Horizonte, Brasília e Salvador também se candidataram, sonhando com o privilégio de abrir o Mundial.
      São Paulo, no entanto, conseguiu resolver a questão do estádio, descartando o Morumbi e escolhendo o Itaquerão, que já começou a ser construído pelo Corinthians na zona leste da cidade. Assim, a Fifa acabou definindo a capital paulista como palco da abertura, o que foi confirmado oficialmente apenas nesta quinta-feira, quando foi divulgado o calendário completo da Copa de 2014, com a definição das sedes e das datas de todos os jogos da competição.

» Veja o calendário da Copa em PDF
     Além da abertura, marcada para o dia 12 de junho, às 17 horas (horário de Brasília), São Paulo receberá mais cinco jogos do Mundial, incluindo uma semifinal - Belo Horizonte terá a outra. Assim, fica atrás apenas do Rio e de Brasília, que terão sete partidas cada. Todas as 12 sedes terão pelo menos um jogo de seleção que for cabeça de chave, sendo que Curitiba, Natal, Manaus e Cuiabá participam apenas da primeira fase do torneio.
     A Fifa também definiu nesta quinta-feira todos os horários dos jogos da Copa. Na primeira fase, serão quatro horários diferentes: 13 horas, 16 horas, 19 horas e 22 horas (sempre no horário de Brasília). Nas oitavas e nas quartas de final, serão às 13 horas e às 17 horas. Nas semifinais e na disputa do terceiro lugar, às 17 horas. E a grande final, no dia 13 de julho, acontecerá às 16 horas. Ao todo, foram elaboradas 57 versões da tabela dos jogos da Copa para chegar ao desenho definitivo. E, pela programação divulgada pela Fifa, a seleção brasileira irá atuar em São Paulo, Fortaleza e Brasília na primeira fase da competição. Depois, se for confirmando o favoritismo, o Brasil jogaria em Belo Horizonte, nas oitavas de final, em Fortaleza, nas quartas de final, novamente em Belo Horizonte, na semifinal, e no Rio, na final.
     Passado mais um importante estágio na organização do Mundial de 2014, as 12 cidades-sede trabalham agora para que os estádios fiquem prontos dentro do prazo prometido e as obras de infraestrutura sejam realizadas. Enquanto isso, a Fifa se concentra nas negociações com o governo brasileiro para acertar os detalhes da Lei Geral da Copa, que já foi enviada ao Congresso Nacional e tem provocado um certo atrito entre a entidade e o Palácio do Planalto.

Confira o que cada uma das 12 sedes receberá na Copa:


» Rio (Maracanã) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas, 1 das quartas e a final
» Brasília (Estádio Nacional) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas, 1 das quartas e a disputa do terceiro lugar

» São Paulo (Itaquerão) - 4 jogos da primeira fase (incluindo a abertura), 1 das oitavas e 1 da semifinal

» Belo Horizonte (Mineirão) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas e 1 da semifinal

» Fortaleza (Castelão) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas e 1 das quartas

» Salvador (Fonte Nova) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas e 1 das quartas

» Porto Alegre (Beira-Rio) - 4 da primeira fase e 1 das oitavas

» Recife (Arena Pernambuco) - 4 da primeira fase e 1 das oitavas

» Curitiba (Arena da Baixada) - 4 jogos da primeira fase

» Manaus (Arena Amazônia) - 4 da primeira fase

» Natal (Arena das Dunas) - 4 da primeira fase

» Cuiabá (Arena Pantanal) - 4 da primeira fase
Fonte: Agência Estado
_____________________________________________

Fim do mistério: Fifa divulga nesta quinta todos os detalhes da Copa
Tabelas do Mundial de 2014 e da Copa das Confederações de 2013 serão reveladas oficialmente: Maracanã será sede da final dos dois torneios 
         O palco da final já era conhecido. O do jogo de abertura havia sido revelado, mas não oficialmente confirmado. Mas quantas partidas serão disputadas em cada uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e os horários são informações que o torcedor só vai saber na tarde desta quinta-feira. Entre as novidades, seis partidas em São Paulo, incluindo uma uma semifinal. O suspense terá fim em menos de 15 minutos. Essa é a duração prevista para a apresentação oficial das sedes e do calendário do Mundial no Brasil e da Copa das Confederações de 2013, no auditório da sede da Fifa em Zurique, que terá transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM a partir das 13h20m (horário de Brasília) e da TV Globo às 13h50m (de Brasília). O evento terá início com o anúncio das sedes da Copa das Confederações. O torneio será disputado entre 15 e 30 de junho de 2013 em quatro cidades: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza. Se as obras em Recife e Salvador estiverem adiantadas e os estádios ficarem prontos a tempo, uma ou até mesmo as duas cidades ainda poderão abrigar jogos da competição. A apresentação das sedes será feita pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e pelo presidente da CBF e do Comitê Organizador Local do Mundial (COL), Ricardo Teixeira. Caberá a ele explicar o motivo da escolha das cidades.
 







Valcke e Ricardo Teixeira durante visita ao Rio: dupla vai apresentar as sedes (Foto: Divulgação / CBF)

       Em seguida será revelado o calendário da Copa do Mundo, com a participação do presidente da Fifa, Joseph Blatter. Primeiro serão anunciados de forma oficial os locais do jogo de abertura, em São Paulo, no dia 12 de junho de 2014, e da final, no Maracanã, no dia 13 de julho.
      Na sequência serão mostrados data e horário de todas as 64 partidas do torneio. Nenhuma cidade receberá menos do que quatro jogos. As semifinais devem acontecer em Belo Horizonte e São Paulo, que abrigará seis partidas do Mundial. Apesar de o calendário já ter sido definido, pequenas mudanças ainda podem acontecer e são esperadas algumas surpresas.
      No entanto, já se sabe que a Seleção Brasileira fará jogos apenas em cinco cidades, com estádios de maior capacidade. Além da estreia em São Paulo, as partidas da primeira fase ocorrerão em Fortaleza e Brasília. Passando da fase de grupos, como fez em todos os Mundiais desde 1970, a seleção atuará ainda em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. O Maracanã é o único dos seis estádios utilizados na primeira Copa do Mundo disputada no Brasil, em 1950, que também fará parte da Copa de 2014. No Mundial de 1950, as outras sedes do torneio foram Belo Horizonte (Estádio Independência), São Paulo (Pacaembu), Curitiba (Durival de Britto), Porto Alegre (Estádio dos Eucaliptos) e Recife (Ilha do Retiro).

Fonte: G1
_____________________________________________________________________



Dilma tira poder do ministro do Esporte
e assume decisões sobre a Copa


Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann ficará responsável pelo assunto a partir de agora

       Por decisão da presidente Dilma Rousseff, o ministro do Esporte, Orlando Silva, não será interlocutor do governo nas negociações da Copa de 2014 e na tramitação da Lei Geral da Copa no Congresso. A partir de agora, as decisões relativas à Copa ficarão centralizadas no Palácio do Planalto, nas mãos da presidente e da chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. A decisão foi tomada diante do desgaste do ministro com a denúncia de que estaria envolvido num esquema de corrupção na pasta.
     Embora o futuro de Orlando Silva ainda esteja indefinido e vá depender do desenrolar das denúncias e de respostas que ele apresentar, o certo é que o titular do Esporte já perdeu poder.
    O ministro do Esporte - seja Orlando Silva ou não - passará a ser comunicado das providências a serem tomadas no Palácio do Planalto. Dilma não está satisfeita com o trabalho de Orlando. Na segunda-feira (17), ainda em Pretoria (África do Sul), ela ficou irritada com o que leu na imprensa e chegou a telefonar para um ministro a fim de saber quem disse que ela aprovava o trabalho do ministro. A presidente, na realidade, afirmou que aprovara apenas as primeiras explicações dadas por ele em relação às denúncias de corrupção.    
     Segundo informações de bastidores do Planalto, Dilma cogitava ela mesma cuidar da realização da Copa do Mundo logo que assumiu o mandato, por considerar Orlando Silva muito próximo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). 
       Dilma nunca quis proximidade com a CBF por avaliar que a entidade exigia privilégios que ela não pretende conceder. Com as relações cada vez mais azedas entre Dilma e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e percebendo que se não mudasse de postura poderia perder o cargo, o ministro decidiu trocar de posição. Tanto é que ajudou a presidente a convencer o ex-craque Pelé a assumir o papel de embaixador honorário do Brasil na Copa do Mundo, uma forma de afastar Ricardo Teixeira das cerimônias oficiais relativas à realização do torneio de futebol.

Vigilante

Apesar de estar na África, Dilma Rousseff recebe informações sobre a evolução de toda a crise que envolve Orlando Silva. Seus auxiliares disseram a ela que Orlando teve uma "boa performance" no depoimento de ontem, na Câmara, e se defendeu das acusações com muita veemência. O governo teme a continuidade do desgaste. Nesta quarta-feira, Orlando presta depoimento aos senadores.

Fonte: R7
_____________________________________________________________



Vitórias deixam Sport e Náutico com mais chances de acesso para a Série A

     As vitórias dos times pernambucanos na 31ª rodada da Série B deixaram Náutico e Sport com uma chance maior de voltarem à elite do futebol nacional. Ao derrotar o Vila Nova de virada por 4 a 2 o Náutico subiu para terceiro lugar, com 53 pontos, e encostou na vice-líder Ponte Preta, que tem 1 ponto a mais. 
      Já o Sport suou, sofreu para derrotar o Salgueiro no duelo estadual pelo placar mínimo de 1 a 0. Mas foi o suficiente para dar aos rubro-negros três pontos que os mantêm na briga pelo acesso. Aliás a rodada foi excelente para o Leão. Além de recuperar a 5ª posição, o time diminuiu de cinco para três pontos a distância para o G4, já que foi beneficiado pelas derrotas de Americana-SP (50) e Boa Esporte-MG (47). O detalhe é que, mesmo estando atrás do Americana, o rubro-negro pernambucano tem, segundo matemáticos, mais chances que os paulistas de conseguir uma das quatro vagas na Série A em 2012. 
       Os cálculos apontam o time do interior de São Paulo com 41,9% de chances de subir, segundo o site Chance de Gol (www.chancedegol.com.br), enquanto que o Sport aparece com 42,7% de chances de acesso. O mesmo site aponta ainda que o Náutico está 67,6% perto de conseguir a promoção. Já no Infobola (www.infobola.com.br) a história é um pouco diferente. O Náutico aparece com 75% de chances de subir, enquanto que o Sport fica atrás do Americana: 34% contra 50%. 
       A sete rodadas do fim alvirrubros e rubro-negros têm duelos difíceis para conseguir o sonho de voltar para a primeira divisão, incluindo um clássico entre eles.

Fonte: Eliaquim Oliveira do NE10

__________________________________________________________________ 

Na estreia como comentarista, Romário cobra apoio da CBF ao Futebol Feminino


Romário usou a mesma tranquilidade que tinha dentro da área para comentar a vitória do Brasil por 2 a 0 sobre a Argentina no futebol feminino do Pan. Foi a estreia do baixinho como comentarista da Record em Guadalajara. Mostrando a habitual calma, Romário comentou em tom de voz mais baixo do que o narrador Éder Luís durante toda a transmissão. O ex-jogador mostrou conhecimento sobre o time brasileiro que foi a Guadalajara e fez análises precisas sobre a partida: no primeiro tempo, como previsto por ele, os gols brasileiros saíram pelo lado direito. Romário só se enrolou ao comparar a atacante Thais a Neymar. Nas duas vezes em que fez isso, confundiu o santista com Nilmar, mas logo se corrigiu. O ex-atacante foi só elogios à seleção brasileira e defendeu maior apoio ao futebol feminino no Brasil, com direito a alfinetada na CBF. 
“Você imagina se a CBF desse o apoio e o suporte que a seleção feminina merece… com certeza já teríamos títulos mundiais. Acho que esse Pan pode ser uma coisa que faça a CBF mudar de ideia”, disparou o deputado federal. Aflorando seu lado ufanista, Romário chegou a mostrar parcialidade ao comentar lances duvidosos da seleção. No primeiro gol, Éder Luís questionou o cruzamento de Daniele: “Essa bola saiu, né baixinho?” Romário preferiu não dar sua opinião: “Eu, como brasileiro, não vi sair”. No segundo tempo, em uma reclamação de pênalti a favor do Brasil, o baixinho foi mais imparcial: “Não, agora não foi pênalti, por mais brasileiro que eu seja”. 

Fonte: UOL esporte
________________________________________________________________


Tabela da Copa-2014 está pronta depois de 57 versões

Após 57 versões, a tabela da Copa-2014 está pronta. Foi aprovada hoje pelo novo departamento do Mundial da Fifa e será chancelada pelo Comitê Executivo. Será anunciada na quinta-feira.

O esforço foi para conciliar pontos como clima, distâncias, infraestrutura, política e dinheiro. Agora, já há a informação de onde será cada jogo de grupos.

Entrada da sede da Fifa em Zurique, na Suíça

A abertura será em São Paulo com a seleção brasileira, com a final no Rio de Janeiro. Ainda é provável que o Brasil atue em Brasília e Fortaleza na primeira fase da competição. Os locais das outras partidas já foram marcados, mas não há os times conhecidos porque isso depende da fase de classificação, já que nenhuma vaga foi definida. Para se marcar os jogos, levou-se em conta o clima. Locais quentes como Cuiabá e Manaus terão partidas mais tarde, e os mais frios, mais cedo, como Curitiba e Porto Alegre. São três horários de jogos por dia. O mais cedo provavelmente será próximo da hora do almoço e o mais tarde no início da noite. E ainda se evitaram grandes viagens de uma seleção. Não haverá um time, por exemplo, que atue em Manaus em uma partida e em seguida em Porto Alegre.

Vista aérea das obras no estádio Mané Garrincha em Brasília

Fonte: Folha.com

.

.