Alagamento após chuva na Avenida José Rufino, na Zona Oeste do Recife — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press |
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, nesta quarta-feira (19), um alerta para a possibilidade de chuvas com intensidade de moderada a forte, no Grande Recife, Zona da Mata e Agreste de Pernambuco. No dia 12 de fevereiro, um alerta semelhante foi divulgado.
O aviso foi emitido às 17h e, de acordo com a Apac, é válido por 24 horas, até a quinta-feira (20). Ainda segundo a agência, a população deve seguir as orientações da Defesa Civil de cada município.
Na capital pernambucana, há um plantão permanente, que pode ser acionado pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita.
Em caso de necessidade, moradores de locais de risco devem procurar abrigos em locais seguros, de acordo com a Defesa Civil do Recife.
Operação Inverno antecipada
A prefeitura do Recife antecipou, no dia 12 de fevereiro, a Operação Inverno de 2020. Com R$ 99 milhões de orçamento, a prioridade é proteger áreas de encosta e fazer obras em 10 pontos de alagamento na capital pernambucana, além de buscar evitar alagamentos em túneis da cidade.
Especialistas apontam que há uma série de ações que o poder público deveria tomar para, ao menos, reduzir o impacto de alagamentos, enchentes, deslizamentos de terra e desmoronamentos.
São eventos recorrentes e catastróficos, que custam vidas e trazem transtornos de vários tipos, do trânsito travado à interrupção de serviços públicos essenciais, passando por prejuízos milionários à economia.
Da redação | PE mais
Com informações do G1 Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário