27 de jun. de 2015

Vereadores de Taquaritinga do Norte participam de audiência pública para cobrar finalização de obras de duplicação da BR-104

Mesa de autoridades formada para Audiência Pública (Fotos: Paulo Pereira / PE mais)
Vereadores e personalidade políticas de Taquaritinga do Norte participaram na tarde da última sexta-feira (26) de uma audiência pública que aconteceu na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. O objetivo da audiência era tratar de assuntos referentes a paralisação das obras de duplicação da BR-104, as autoridades presentes cobraram a finalização da duplicação no trecho que fica localizada do município de Toritama até Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte.

Vereadores Demar, Jânio Arruda e Cinthia Delise. (Foto: Paulo Pereira / PE mais)
Uma comitiva de Taquaritinga do Norte esteve no evento, os vereadores oposicionistas Cinthia Delise (PSDB), Demar (PSDB) e Borges (PCdoB) acompanharam a audiência ao lado do ex-prefeito e vereador Jânio Arruda (PSD). 

Zé Gato, vereador Zé Elias, vereador Borges e o blogueiro Júnior Albuquerque  (Foto: Paulo Pereira / PE mais)
O vereador e líder do governo municipal Gilson Carlos (PMN) esteve acompanhado do secretário Obras, Urbanismo e Meio Ambiente Zeca Coêlho, já o vice-prefeito Lero participou da audiência ao lado do vereador Luquinha da Saúde.

Vice-prefeito Lero acompanhando a audiência
 (Foto: Paulo Pereira / PE mais)
A audiência foi provocada pelos vereadores oposicionistas de Santa Cruz do Capibaribe, Fernando Aragão (PROS) e Deomedes Brito (PT) e contou com a presença dos senadores Humberto Costa (PT) e Douglas Cintra (PTB), o prefeito Edson Vieira (PSDB) e o vice-prefeito Dimas Dantas (PP), o ex-deputado federal José Augusto Maia (PROS), vereadores das duas alas políticas de Santa Cruz, o síndico do Moda Center Allan Carneiro, o presidente da Ascont Paulo Nascimento, o diretor da Ascap Vanderson Rodrigues, empresários, autoridades políticas e de setores da imprensa regional que representaram os municípios de Toritama, Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Taquaritinga do Norte e Vertentes, que ficaram frente a frente com representantes do DNIT, cobrando providências urgentes. O plenário da Câmara de Vereadores ficou lotado.

Público que esteve presente Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe  (Foto: Paulo Pereira / PE mais)
Fábio Nunes, coordenador geral do DNIT (em Brasília), alegou que não conhecia a real situação da importância da via para o Polo de Confecções e admitiu que a duplicação já está atrasada tempo demais e que será vista com maior prioridade.

Fábio Nunes, coordenador geral do DNIT (em Brasília)
(Foto: Paulo Pereira / PE mais)
A afirmação veio após a veiculação de um vídeo com imagens aéreas da BR-104, que mostravam o grande engarrafamento e a dificuldade de compradores chegarem ao Moda Center e ao Parque de Feiras no período de maior movimento registrado no ano, que são as feiras do mês de dezembro.

As primeiras medidas

De acordo com Fábio Nunes, coordenador geral do DNIT em Brasília, a primeira medida imediata consiste no recapeamento dos trechos que apresentem maiores problemas de conservação. O recapeamento será feito pela empresa responsável pela manutenção da via e deverá começar nos próximos dias.

Já a segunda medida seria uma reunião entre representantes do Governo do Estado e do DNIT para discutir quem será o responsável pela execução das obras quando acontecer a retomada, ainda sem data. A reunião está prevista para acontecer daqui a 15 dias.

Não falta dinheiro para as obras, afirma DNIT

De acordo com Fábio Nunes, não falta dinheiro para dar continuidade ao trecho que ainda falta da duplicação, mas que problemas no convênio com as empresas responsáveis pelas obras (que se envolveram em escândalos de corrupção) fizeram com que elas fossem descontinuadas e os contratos encerrados.

Comitiva com políticos de Taquaritinga do Norte acompanharam atentamente as discussões
(foto: Paulo Pereira / PEmais)
Ainda de acordo com ele, uma nova licitação terá que ser aberta, sendo que isso só será possível quando houver a definição de quem vai ficar responsável pela execução do projeto, se o DNIT ou o Governo do Estado.

A criação de um Comitê Gestor para fiscalização das obras

Durante a audiência, o prefeito Edson Vieira propôs que fosse criada uma comissão para acompanhar essa reunião.

Prefeito Edson Vieira (foto: Paulo Pereira / PEmais)
Essa comissão seria formada por representantes de cidades do Polo como prefeitos, vereadores e entidades da sociedade civil.

Fernando Aragão, que presidiu a audiência, foi mais além e propôs que, ao invés da comissão, fosse criado um Comitê Gestor para fiscalizar os trabalhos, tendo os mesmos representantes da comissão e também do senador Humberto Costa.

Senador Humberto Costa (foto: Paulo Pereira / PEmais)
A ideia foi aceita e, de acordo com o prefeito, uma reunião em Recife será realizada com o Secretário de Transportes de Pernambuco, Sebastião Oliveira, para “amarrar” as ideias da reunião posterior com o DNIT, já com o Comitê Gestor.


Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz, Professor Afrânio Marques  (foto: Paulo Pereira / PEmais)
 Síndico do Moda Center Allan Carneiro (foto: Paulo Pereira / PEmais)
Por Paulo Pereira | PE mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.