30 de jan. de 2020

Brasil tem nove casos suspeitos de Coronavírus


O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (29), nove casos suspeitos de coronavírus no Brasil, sendo três em São Paulo, dois em Santa Catarina, um em Minas Gerais, um no Rio de Janeiro, um no Paraná e um no Ceará. As pessoas que estão sendo monitoradas apresentaram febre, algum tipo de sinal ou sintoma respiratório, e viajaram para a China, nos últimos 14 dias antes do início dos primeiros sintomas.

Apesar do cenário de alerta global, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, reforçou que o Brasil está preparado para atender situações de emergência e que os laboratórios centrais e de referência do país estão aptos para realizar os testes e definir diagnósticos. 
“Temos laboratórios qualificados para os testes, capazes de olhar para eventos do passado como experiência para lidar com esse contexto epidemiológico. Temos total capacidade de responder à situação”, afirmou o secretário, que ainda destacou que o sistema de vigilância do Brasil é referência para outros países da América Latina.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, destacou que testes que incluem técnicas de detecção do genoma viral são realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ) e que outros laboratórios de referência como o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, estão sendo preparados para esta finalidade. 
“Nosso sistema de vigilância está em construção para identificar com precisão o novo coronavírus. Além disso, temos hospitais de referência, com ampla capacidade de atendimento, que seguem protocolos do plano de contingência alinhado às realidades de cada estado do país”, disse.
Da redação | PE mais
Com informações do Site Espiaqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.