23 de jan. de 2021

TCE pede informações a todos os município de Pernambuco sobre nível de oxigênio em estoque


O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) decidiu ampliar, para todos os 184 município do Estado, o pedido de informações a cerca da disponibilidade de oxigênio na rede de saúde. O pedido acontece diante do aumento nos registros de novos casos e da situação calamitosa no Amazonas.

Nesta última sexta (22), a solicitação foi enviada aos município da Região Metropolitana do Recife, Goiana e Petrolina. Os outros municípios deverão receber o ofício na próxima semana.

As gestões municipais terão prazo de quatro dias para entregar as informações ao TCE. O relatório deve conter informações sobre a situação atual dos cilindros e concentradores de oxigênio, a situação dos contratos com a empresa fornecedora da substância, fornecimento e armazenamento.


A crise no abastecimento de oxigênio já matou diversas pessoas em Manaus – Foto: Bruno Kelly/Reuters
Além disso, os municípios terão que informar quais ações estão sendo tomadas para evitar uma crise de abastecimento, como está acontecendo no Amazonas, e, por fim, detalhes sobre os hospitais e unidades que fazem uso de oxigênios.

Caso as prefeituras não entregue as informações solicitadas, o TCE poderá aplicar sanções aos responsáveis.

Vacinação

O Tribunal de Contas do Estado também planeja ações referentes ao controle e à fiscalização do processo de vacinação nos municípios pernambucanos. Na próxima segunda (25), representantes das áreas do TCE se reunirão para definir as medidas a serem adotadas.

A expectativa do tribunal é monitorar a vacinação em todo o Estado para evitar possíveis irregularidades na ações de imunização.

Da redação | PE+ Notícias
Com informações do Blog do Bruno Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.