6 de mai. de 2021

Professores da rede estadual de Pernambuco decidem manter greve


Aulas presenciais retornaram em Pernambuco, mas os professores seguem em greve - Foto: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
Os professores da rede estadual decidiram, em assembleia virtual realizada na última quarta-feira (05), manter a greve iniciada no dia 19 de abril. De acordo com a apuração da Margarida Azevedo, do Jornal do Commercio, 54,5% votaram a favor de manter a paralisação e os outros 41,1% preferiam encerrar a greve, além de 4,3% de abstenção. Ao todo, a reunião contou com 718 votantes. Os profissionais de educação acreditam que às aulas presenciais colocam as pessoas em maior risco da covid-19 e, por isso, são a reabertura das escolas na pandemia.

A categoria informou que segue mantendo as atividades remotas e reivindica, entre outros pontos, a vacinação dos trabalhadores da educação, apoio tecnológico para atividades virtuais e normatização do trabalho remoto. Em Pernambuco, cerca de 33 mil professores atuam na rede estadual de ensino.

Aulas retornaram, mas greve continua

As escolas da rede estadual de ensino de Pernambuco já retomaram as aulas presenciais, seguindo o novo plano de convivência com a covid-19. De acordo com o secretário Executivo de Educação de Pernambuco, Leonardo Santos, todos os protocolos de segurança estão sendo adotados nas escolas públicas do Estado, como aferição de temperatura, o uso obrigatório de máscaras e do álcool em gel, e o distanciamento entre as bancas, em sala de aula.

A volta às aulas aconteceu em meio à greve decretada pelo Sindicato dos Professores de Pernambuco. O governo estadual entrou na justiça contra a paralisação e o Tribunal de Justiça acatou o pedido, decretou o fim da greve e estabeleceu uma multa diária de R$ 200 mil ao sindicato, em caso de descumprimento da ordem judicial.

Segundo o secretário Executivo de Educação, caso algum professor falte sem justificativa, terá o ponto cortado, mas os professores decidiram manter a greve, mesmo após determinação para o fim do movimento.

Da redação | PE+ Notícias
Com informações da TV Jornal NE10 Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.