26 de out. de 2021

Vereadores de oposição mantém opinião contra asfalto no centro de Taquaritinga do Norte

A cidade de Taquaritinga do Norte, vive um impasse no processo de finalização da atualização do Plano Diretor Municipal, documento que é válido por 10 anos. Nesta terça-feira (26), será votado em sessão na Câmara municipal, algumas emendas feitas pelos vereadores.

O ponto que tem mais causado discussão é a decisão de se colocar ou não asfalto nas ruas do entorno da praça central, local que é considerado uma Zona Especial Histórica e Cultural, de acordo com o texto do Plano Diretor da "Terra do Café".

ENTENDA A POLÊMICA

Em 2018, os recursos de uma emenda parlamentar chegou ao município para asfaltar as ruas do centro. Na época, a Rua Coronel Tejo (localizada no centro) começou a ser asfaltada, mas de imediato o Ministério Público recomendou ao poder público que paralisasse as obras de cobertura asfáltica em vias do centro histórico que eram pavimentadas, originalmente, com paralelepípedos, por causa da proteção prevista no Plano Diretor de Taquaritinga do Norte. Tava criada a polêmica, que dividiu opiniões e movimentou as discussões políticas no município.

Foto/Arquivo Imprensa Oficial de Taquaritinga do Norte
Agora em 2021 com a finalização do processo de atualização do Plano Diretor, a discussão voltou a aquecer o clima político. Os vereadores de oposição Amauri de Mino, Natália Pereira, Hélio de Novo e Guilherme Cumaru, que pertencem ao grupo liderado pelo ex-prefeito Jânio Arruda (PSD), mantém apoio a proibição do asfalto no centro e também apresentaram emenda sugerindo a demolição dos prédios que ultrapassarem quatro pavimentos.

Antes do início da sessão que aconteceu no dia anterior a audiência pública realizada na semana passada, uma emenda modificativa apresentada pelos quatro oposicionistas, que aprovava o asfalto na área considerada histórica foi retirada de pauta. Curiosamente durante a audiência pública realizada no dia seguinte, o vereador Guilherme Cumaru (PSD) ao usar a tribuna passou a defender veementemente que o asfalto não seja colocado no centro da cidade.

Os vereadores da bancada de situação, o vereador eleito pela terceira via, Milton Cícero (MDB), e o vereador Ronaldo César (PSD), que desligou-se do grupo Azul, são favoráveis ao asfalto no centro.

Clique AQUI e veja as emendas apresentadas pelos vereadores de oposição.

A sessão que acontece nesta terça, a partir das 14hs, promete novamente esquentar os ânimos na Casa Miguel Lucas de Araújo.

Da redação | PE+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.