29 de abr. de 2015

Prefeitos pressionam governo do Estado para não diminuir festa de São João


Foi realizada na manhã desta quarta-feira (29) uma coletiva de imprensa onde prefeitos e representantes de 15 municípios pernambucanos pronunciaram-se a respeito da decisão de diminuir os dias de festejos juninos este ano, devido a pouca disponibilidade de recursos.

Na coletiva a decisão de diminuir os dias de festa junina, tomada pelos nos 15 municípios que apresentaram dificuldades no levantamento de recursos, foi justificada com base na falta de apoio financeiro por parte do Governo do Estado e nas tentativas infrutíferas de conseguir patrocínio de grandes empresas, como cervejarias, que na maioria das vezes preferem dar apoio a cidades maiores. 

Ainda está sendo aguardo um posicionamento do Governo do Estado, na questão de repasse de verba para cidades pólo do São João de Pernambuco, porém é esperado que poucos municípios entre os 15 sejam beneficiados. Isso faria com que muitas cidades reduzissem os dias de festa, deixando no máximo três dias com shows artísticos. A intenção de todos os municípios é preencher o restante da programação com atrações locais e culturais.

Um dos pontos abordados durante a coletiva foi o alto valor cobrado pelos cantores e bandas para apresentações no mês de junho. Os prefeitos manifestaram a compreensão de que este é um aumento coerente com a demanda, mas como muitas atrações ultrapassam facilmente o valor de 200 mil, a contratação delas torna-se inviável para muitas cidades do interior do Estado. Com essa impossibilidade, os 15 municípios que aderiram a decisão de diminuir dos dias de festa no mês de junho, pretendem abrir espaço para a cultura e para as artistas locais, que muitas vezes não recebem um destaque significativo nas festas tradicionais realizadas no São João. Um dos presentes na coletiva, o presidente da Associação dos Forrozeiros de Caruaru, Didi de Caruaru, aproveitou o momento para manifestar seu apoio à posição dos municípios e colocar a Associação a disposição de todos, para facilitar o contato com bacamarteiros, bandas de forró tradicional e trios pé-de-serra.

REDUÇÃO – Estiveram presentes prefeitos e representantes dos municípios: Agrestina, São Joaquim do Monte, Bezerros, Camocim de São Félix, Sairé, Bonito, Belém de Maria, Altinho, Cupira, Lagoa dos Gatos, Jurema, Barra de Guabiraba e Panelas. Os municípios Quipapá e Ibirajuba não conseguiram mandar representantes a tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.