20 de jun. de 2020

Combate à Covid-19: o foco é salvar vidas

UTIs com respiradores são essenciais para os quadros graves - Foto: Andréa Rêgo Barros/divulgação/PCR
“Salvar vidas é o mais importante no enfrentamento aos desafios dessa pandemia.” Foi com essas palavras que o prefeito Geraldo Julio anunciou a entrega do Hospital Provisório Recife 1, primeira estrutura completamente erguida do zero, na Rua da Aurora, em Santo Amaro, para o tratamento de pessoas diagnosticadas ou com quadros suspeitos da Covid-19, no início de abril.

Os esforços municipais para enfrentar a pandemia, entretanto, começaram muito mais cedo, ainda no dia 28 de janeiro, com a criação do Plano Municipal de Contingência Covid-19, um esforço intersetorial que, de forma efetiva e combativa, tomou várias medidas visando evitar a propagação da doença na Cidade ,como a criação de leitos hospitalares para pacientes com infecção suspeita ou confirmada pelo novo coronavírus.

O trabalho, 100 dias após confirmação dos dois primeiros casos da Covid-19 no Estado (12 de março), se tornou a maior ação sanitária da história do Recife.


As iniciativas resultaram na construção de sete hospitais de campanha, concluídos em 40 dias. São mais de mil leitos com estrutura física pronta. Desses, 971 estão em funcionamento, sendo 289 de terapia intensiva (UTI). O Recife, que até então não possuía UTIs para fazer esse tipo de atendimento, garantiu que mais de 10.700 atendimentos fossem realizados e mais de 1,6 mil pessoas fossem tratadas e curadas nas unidades de saúde.

Estão atendendo a população o Hospital Provisório Recife 1, na Rua da Aurora, em Santo Amaro; o Hospital Provisório Recife 2, no bairro dos Coelhos; e o Hospital Provisório Recife 3, na Imbiribeira; além dos hospitais de campanha erguidos nas áreas externas das Policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto; Barros Lima, em Casa Amarela; e Arnaldo Marques, no Ibura. Há ainda uma unidade anexa na área externa do Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado. Além destes sete hospitais em funcionamento, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife possui leitos para a Covid-19 na Policlínica Agamenon Magalhães, em Afogados, e no Hospital Evangélico de Pernambuco, unidade filantrópica conveniada à Secretaria de Saúde do Recife.

Da redação | PE+ Notícias
Com informações da FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.