7 de abr. de 2021

Passo a passo para baixar a Carteira de Trabalho Digital

Pelo documento, é possível dar entrada no Seguro Desemprego e ver todas as parcelas.
Em tempos de pandemia, isolamento social e vagas limitadas de agendamento nas Agências do Trabalho de Pernambuco, uma dica importante para os trabalhadores e trabalhadoras é baixar, nas lojas de aplicativo de celular, a Carteira de Trabalho Digital. Pelo documento virtual, qualquer pessoa pode retirar o Seguro Desemprego ou identificar, nele, erros de inconsistência de informações. Tudo sem deslocamento.

O primeiro passo dos internautas é procurar o play store ou app store e baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”. Para criar uma conta, informe o CPF, nome completo, telefone e e-mail. Em seguida, clique na proteção contra spam (Não sou um robô), leia e aceite os termos de usos e política de privacidade.

É importante prestar atenção no próximo passo. O trabalhador ou trabalhadora precisa responder a algumas perguntas para comprovar a própria identidade. Isso é uma forma de preservar a segurança no fornecimento dos seus dados.

Dentro do aplicativo, serão mostradas as três últimas movimentações do seu último vínculo empregatício. Também, serão revelados os dados pessoais referentes à base de dados do CPF.

No primeiro acesso à Carteira de Trabalho Digital, o internauta vai precisar preencher o detalhamento dos seus vínculos, respondendo a algumas perguntas sobre sua vida profissional. Esta fase também ajuda a garantir a segurança das informações mais profundas, como salários e detalhes de seus contratos de trabalhos.

Para solicitar o Seguro Desemprego, é só acessar o aplicativo Carteira de Trabalho e selecionar a opção “Requerer o Seguro-desemprego”.

Logo em seguida, marque “Solicitar Seguro-desemprego” e informe o número do Requerimento. Esse número está disponível no alto do formulário entregue pelo empregador após a demissão sem justa causa.

O número do Requerimento é formado por dez números. Depois que você digitá-lo, clique em “localizar”, veja com atenção as informações, fique atento às regras de habilitação do benefício, depois concorde com os termos e clique em “Concluir”.

Depois você irá aceitar a solicitação do benefício. Em seguida, será mostrada a mensagem “Solicitação do Benefício Realizada com Sucesso” e os dados do benefício. Isso irá permitir que você saiba a quantidade e o valor das parcelas a serem recebidas. O sistema vai apresentar as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.

Uma outra observação: quem tiver a Carteira do Trabalho em papel, não deve jogá-la fora, pois alguns órgãos públicos ainda usam apenas este documento em papel. Se você quiser acessar a Carteira pelo site https://servicos.mte.gov.br/, é possível até incluir o currículo.

Da redação | PE+ Notícias
Com informações do Blog do Bruno Muniz

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