25 de jun. de 2021

Câmara flexibiliza Lei da Ficha Limpa


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, hoje, proposta que garante o direito de se candidatar ao gestor público que tenha tido suas contas julgadas irregulares, mas tenha sido punido apenas com multa. Foram 345 favoráveis, 98 contrários e 4 abstenções. O Projeto de Lei Complementar 9/21, do Lúcio Mosquini (MDB-RO), agora segue para o Senado Federal. As informações são da Agência Câmara.

Atualmente, é inelegível por oito anos o gestor que tiver contas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.

A proposta aprovada determina que a pena não cabe aos responsáveis que tenham tido suas contas julgadas irregulares, sem imputação de débito, e tenham sido sancionados exclusivamente com o pagamento de multa.

O relator, deputado Enrico Misasi (PV-SP), afirmou que se trata de tornar a Lei Complementar 64/90 compatível com a jurisprudência dos tribunais eleitorais. 
“Ao analisarem as contas, os tribunais vêem que a pena é desproporcional. São casos de omissão parcial na prestação de contas, divergência com Tribunal de Contas acerca de dispensa de licitação para a realização de algum show, situações de baixíssimo potencial ofensivo em que não há dano ao erário”, disse.
Autor da proposta, o deputado Lúcio Mosquini destacou que a inelegibilidade para o político é “a pena de morte”
“A pena máxima é a inelegibilidade para quem faz da política uma militância. E esse projeto tira a inelegibilidade apenas para aqueles que não cometeram ato doloso, não tem dano ao erário, não tem enriquecimento ilícito e tem apenas uma sanção de multa”, defendeu. Ele disse que a lei atual aplica a pena máxima de forma muito genérica.

Veja como votaram os deputados de Pernambuco:

André de Paula PSD = Sim

André Ferreira PSC = Sim

Carlos Veras PT = Sim

Daniel Coelho Cidadania = Não

Danilo Cabral PSB = Sim

Eduardo da Fonte PP = Sim

Felipe Carreras PSB = Sim

Fernando Coelho Filho DEM = Sim

Fernando Monteiro PP = Sim

Fernando Rodolfo PL = Sim

Gonzaga Patriota PSB = Sim

Luciano Bivar PSL = Sim

Marília Arraes PT = Sim

Milton Coelho PSB = Sim

Ossesio Silva Republican = Sim

Pastor Eurico Patriota = Sim

Raul Henry MDB = Sim

Renildo Calheiros PCdoB = Sim

Sebastião Oliveira Avante = Sim

Silvio Costa Filho Republican = Sim

Túlio Gadêlha PDT = Não

Wolney Queiroz PDT = Sim

Total Pernambuco: 22

Da redação | PE+ Notícias
Com informações do Blog do Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.