3 de set. de 2021

Paulo Câmara e Bolsonaro se encontram pela primeira vez em território pernambucano



O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), estarão juntos, hoje, na cerimônia de passagem do Comando Militar do Nordeste. Antes, o gestor pernambucano chegou a ser convidado pelo Planalto para participar do lançamento do programa Pro Trilhos, realizado em Brasília, ontem. Contudo, Paulo não pôde ir porque estava em compromissos administrativos no Sertão. O encontro entre as lideranças é o primeiro em território pernambucano, desde a reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, em 2019. De lá para cá, a relação entre Bolsonaro e os governadores se tornou mais tensa, diante dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19.
O gestor federal criticou as medidas de isolamento social adotadas pelos estados para conter o avanço da doença, enquanto os administradores estaduais cobraram uma postura mais ativa do presidente. Apesar das críticas públicas trocadas, os encontros entre os chefes do Executivo têm sido cordiais, mesmo com a falta de afinidade política e ideológica. Paulo faz questão de se posicionar sobre suas discordâncias com o governo, mas preza pela postura institucional e pela liturgia do cargo. É esperado que o tom do encontro de hoje siga a mesma linha, a despeito da personalidade imprevisível de Bolsonaro.

Alinhamento
Se o diálogo com o governo é distante, palacianos notam uma interlocução cada vez mais forte entre o governador Paulo Câmara e o ex-presidente Lula (PT). A relação entre as lideranças é frequente e a avaliação é de que o pernambucano terá uma participação cada vez mais estratégica nas articulações entre PT e PSB para 2022, o que pode cacifar o gestor para ocupar uma vice ou ministério em um eventual governo.

Da redação | PE+ Notícias
Com informações da Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.