5 de dez. de 2012

Frevo é Patrimônio Imaterial da Humanidade

Unesco fez anúncio nesta quarta-feira em Paris

Foto: Juliana Leitao/DP/D.A Press

O frevo, ritmo genuinamente pernambucano, agora é do mundo. A música que hipnotiza milhões de foliões e dá o tom do carnaval no estado foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade. O anúncio foi feito em Paris, nesta quarta-feira, durante a cerimônia organizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Uma comissão de 25 pessoas que saiu de Pernambuco especialmente para a ocasião, acompanhou o anúncio, entre elas a secretária de Cultura do Recife, Simone Figueirêdo; o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), André Brasileiro; o secretário executivo da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Beto Silva; e o secretário chefe da Casa Civil, Tadeu Alencar, representando o Governo do Estado.

Em 2007 o frevo recebeu título Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro e agora é reconhecido mundialmente.

O ritmo foi a única expressão da cultura brasileira avaliada nesta sessão, junto com outras 35 propostas. Sua pré-candidatura foi formalizada há dois anos, após a coleta de 28 mil assinaturas da população do Recife. Em outubro, o pleito foi colocado oficialmente na pauta da Unesco e teve julgamento de mérito concluído no documento emitido no início deste mês.

Dos 120 patrimônios imateriais protegidos pela Unesco desde 2001, apenas 20 estão na América, sendo três brasileiros.

do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.