18 de ago. de 2014

Dezenas de animais são infectados por anemia equina em Bonito, PE

Dezenas de animais foram afetados pela anemia infecciosa equina no município de Bonito, no Agreste, de acordo com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). Cerca de dez propriedades foram interditadas e, por não haver tratamento ou cura, vários animais já foram sacrificados para evitar o contágio.

A doença é causada pela picada da mosca do estábulo e leva cavalos, jumentos e burros a um quadro infeccioso grave. Outros gêneros não são afetados. "No prazo de 21 dias, o vírus começa a se replicar no organismo e o animal vai começar a sentir os efeitos da doença, que é baixar as defesas orgânicas, febre à tarde, perda de peso, falta de apetite para alimentação, por exemplo", informa Marcelo Brasil, coordenador estadual do Programa Sanitário dos Equídeos. "A única coisa que pode ser feita para evitar a doença é o controle através do exame de sangue", complementa. A análise pode ser solicitada à Adagro e deve ser realizada a cada três meses.

A Secretaria Municipal de Agricultura comunica que o distrito de Alto Bonito é onde há mais ocorrências e que realiza a cada mês uma reunião para orientar os produtores rurais.

Serviço
Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco em Bonito
Área de atuação: Bonito, Barra de Guabiraba e São Joaquim do Monte
Endereço: Avenida Joaquim Nabuco, número 1.092, Centro
Fone: (81) 3737-3921.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.