26 de out. de 2014

Balanço do TRE aponta que 19 urnas precisaram ser substituídas em PE

Ao todo, 217 equipamentos tiveram alguma ocorrência, como hora incorreta.
Olinda é a cidade com maior registro; 37 urnas tiveram algum problema.

Do G1 PE
Desembargador Paulo Roberto de Oliveira, integrante da Comissão de Apuração, apresentou balanço (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Primeiro balanço do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sobre o segundo turno do pleito deste ano, neste domingo (26), aponta que 19 urnas precisaram ser substituídas em todo o estado. Ao todo, 217 urnas apresentaram alguma ocorrência, sendo que 185 tiveram problemas com ajuste do horário do equipamento.

Olinda foi a cidade que teve mais problemas em urnas. Trinta e sete equipamentos precisaram de algum ajuste. No Recife, foram apenas cinco. No geral, o processo está sendo considerado tranquilo, aponta o desembargador Paulo Roberto de Oliveira, integrante da Comissão de Apuração. "Não há nenhuma referência de nenhum lugar que não tenha início de votação no horário, nem de filas maiores que o normal", detalhou.

O TRE registrou ainda apreensão de material em Taquaritinga do Norte, no Agreste, e em Paudalho, na Zona da Mata. "Tivemos o registro no Recife de um eleitor que queria votar antes da abertura da votação, na 3ª Zona, em Areias [Zona Oeste]. Ele foi detido e está prestando depoimento. Depois de ser ouvido, acredito que ele deve ser liberado", apontou Lima.

Denúncias
A coordenadora da Comissão de Propaganda, Maria Eduarda Barbosa, afirma que, até o momento, não foi confirmada nenhuma ocorrência, mas a comissão já recebeu algumas denúncias. "O segundo turno está dentro do esperado, um dia tranquilo. Chegam muitas ligações de possíveis bocas de urna. Nosso procedimento primeiro é que oficiais de Justiça cheguem até o local para verificar a denúncia. Em segundo lugar, se for preciso, a Polícia Militar é acionada", explicou.

Entre as denúncias estão a de um comitê aberto na Avenida Rosa e Silva, distribuindo panfletos; uma suspeita de compra de votos no Ibura; panfletagem na Rua José Osório com Avenida Visconde de Albuquerque; um comitê aberto em Nova Descoberta, além de uma possível carreata se organizando entre as ruas dos Navegantes e Padre Carapuceiro. "Nós já deslocamos nossos oficiais de Justiça para verificar", acrescentou Maria Eduarda.

A Comissão de Propaganda recebeu ainda denúncias de que telefones fixos estariam recebendo ligações com gravações eleitorais informando sobre pesquisas. "Essa pesquisa não segue parâmetro legal. Ele pergunta que candidato prefere e depois o eleitor é induzido a votar em determinado candidato. Recebemos também denúncias de que isso estaria ocorrendo em celulares, com DDD de São Paulo. Encaminhamos a situação para a Procuradoria Eleitoral do Ministério Público Federal", detalhou.

Denúncias podem ser feitas pelos telefones (81) 3194-9195 ou 9196. O e-mail da comissão (propaganda@tre-pe.jus.br) não pode ser acessado neste domingo (26) por questão de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.