A Polícia Rodoviária Federal (PRF) utilizará pela primeira vez em Pernambuco, durante a Operação Proclamação da República, um novo equipamento que é capaz de indicar em uma fração de segundos se o condutor ingeriu ou não bebida alcoólica, é o etilômetro passivo.
O equipamento detecta a presença de álcool no organismo através da fala do condutor, onde caso exista indícios da presença do álcool, uma luz se acende, mas caso o condutor não tenha ingerido bebida alcoólica a luz será verde.
O etilômetro passivo deverá agilizar a questão da fiscalização, já que constata a presença de álcool em média entre cinco e dez segundos, sendo que o equipamento tradicional demora cerca de minutos para exibir o resultado.
Caso seja flagrado sob efeito de álcool, o condutor está sujeito a uma multa no valor de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 1 ano e poderá ser encaminhado à delegacia de Polícia Civil, dependendo do índice de álcool apresentado.
A estreia do equipamento acontece na Operação Proclamação da República, que terá início a partir desta quinta-feira (14) e seguirá até o domingo (17).
Da redação | PE mais
Com informações do Blog do Ney Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário