7 de fev. de 2022

Gestão Romero Leal tem 80% de aprovação em Vertentes


O prefeito de Vertentes, Romero Leal (PSDB), tem uma avaliação positiva de 81% em seu primeiro ano da segunda gestão, segundo pesquisa do Instituto Opinião. Entre os que desaprovam, apenas 12%, enquanto 7,1% não souberam ou se recusaram a responder. O levantamento foi a campo entre os dias 27 e 28 de janeiro, sendo aplicados 350 questionários. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 90%.

Estratificando a pesquisa, Romero tem seus maiores percentuais de aprovação entre os eleitores com grau de instrução até o novo ano (83%), entre os eleitores com renda familiar até dois salários mínimos (83%) e entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (82,6%). Por sexo, a gestão tem maior aceitação entre os eleitores masculinos (85%), enquanto as mulheres que aprovam são 77%.

Na zona urbana, o Governo de Vertentes tem, pela ordem, maior aceitação nos bairros de São José (80%), Goiabeira (78%), Centro (78%), Cruzeiro, Rua Nova e Senharão, todos com 75%. Na zona rural, Romero tem incríveis 100% de aprovação em Alto do Fogo, Areia da Serra, Capela Nova, Caruá, Chã do Junco, Ferraz e Jucuri. Cumaru é a localidade com menor aceitação – 57%, enquanto Jacu fica em 87%.

Ainda em outras localidades da zona rural a gestão tem 100% de aprovação em Lagoa Escondida, Lagoa Rasa, Mocó, Riacho Direito, Serra Serra e Tubibas. No Livramento tem 90% de aprovação e 71% na Serra da Cachoeira. Entre as virtudes do prefeito, 76% acham ele honesto, 27% trabalhador, 16% o consideram uma boa pessoa e 12% um bom administrador. Entre os que acham que ele cumpre as promessas de campanha esses se situam na faixa de 78%.

Quanto aos problemas mais cruciais de Vertentes, 36% julgam a saúde, 18% o desemprego, 16% segurança pública e 8% falta de água. Entre os projetos que a população mais cobra do prefeito estão frentes de geração de emprego (23%), melhoria da saúde pública (17%), investimento em segurança e abastecimento de água, ambos com 8%.

AVALIAÇÃO ESTADUAL E FEDERAL

O Instituto Opinião sondou também a população de Vertentes em relação aos Governos Paulo Câmara e Jair Bolsonaro. Ambos têm alta rejeição no município. Entre os que acham o Governo do Estado péssimo e ruim são 49%, quase metade da população, enquanto o Governo Bolsonaro consegue ser pior: 57% de reprovação.

Da redação | PE+
Com informações do Blog do Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.