5 de ago. de 2015

Na câmara, estudantes de Taquaritinga cobram regularização no pagamento do 'Bolsa Universitário'

Os estudantes universitários de Taquaritinga do Norte solicitaram o uso da tribuna da Câmara de Vereadores para cobrar a prefeitura municipal, o cumprimento da lei municipal e a regularização no repasse do benefício popularmente chamado de 'bolsa universitário'. Após o vereador e presidente da câmara, Geovane Pequeno César atender a solicitação, um estudante foi a câmara e fez uso da tribuna, representando os demais estudantes do município.

O jovem Ykaro Andrade leu uma nota que foi elaborada por alguns estudantes, que segundo ele se reuniram para lutar por uma solução para o problema com repasse do benefício. Estudantes relatam que desde o início da primeira gestão do prefeito Evilásio Araújo (PSB), a lei não é cumprida como deveria e que a classe vem sendo prejudicada ano após ano.

Confira a nota:

NOTA PÚBLICA DOS UNIVERSITÁRIOS DE TAQUARITINGA DO NORTE-PE

Os estudantes universitários de Taquaritinga do Norte-PE vêm a público demostrar sua insatisfação pela falta de respeito e compromisso do poder executivo municipal, em cumprimento da Lei Municipal Nº 1.472/2004 de 31 de maio de 2004, alterada pela Lei Municipal Nº 1799/2014 de 22 de julho de 2014, estando de acordo com o decreto Nº 39/2014 do Governo Municipal de Taquaritinga do Norte –PE.

Estudante Ykaro Andrade na tribuna
(Foto: André Barbosa)
O benefício que costumeiramente chamamos de “Bolsa Universitário”, do ano corrente, teve o lançamento do Edital 01/2015 e realizado no dia 16/03/2015, com as inscrições realizadas entre 17/03 (dezessete de março) à 07/04 (sete de abril) com a divulgação dos resultados a ser realizada no dia 24 de abril de 2015 através de listagem que seria exposta na Sede da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e no blog da Imprensa Oficial do município de Taquaritinga do Norte.

Já estamos no início de agosto e NENHUMA divulgação foi dada, NENHUMA nota explicativa pelo ATRASO QUE JÁ ULTRAPASSA OS 90 DIAS foi dada pelo Gabinete do Prefeito ou Secretaria de Educação.

O que aconteceu? Os estudantes universitários precisam de uma resposta concreta do que aconteceu com o edital. Foi feita a seleção? Por qual motivo a lista não foi divulgada? 
Os estudantes universitários que participaram do edital acima citado precisam de uma explicação sobre o paradeiro dessa listagem.

Então, perguntamos: “Qual o propósito da existência de uma lei a qual não é cumprida? Por que existe essa relutância(Resistência; ação de se opor, de expressar oposição em relação a algo.) em falar sobre esse assunto?” Estamos aqui, para reivindicar nossos direitos como cidadãos e pessoas envolvidas nesse processo.

É de conhecimento de todos que o país está em um momento de crise financeira, mas no caso de Taquaritinga do Norte constatamos que a crise é institucional, pela má de administração pública.

Para que vossas senhorias tenham idéia; um estudante custeia em média só com transporte até a faculdade cerca de R$ 220,00 além dos trabalhos acadêmicos, que não são poucos e despesas com alimentação, posso até citar, os casos que devido ao encarecimento da matrícula, do transporte, e o insucesso na contratação do FIES, alunos estão trancando seus cursos e adiando o seu sonho. Portanto, o benefício possui um valor totalmente defasado, e que não condiz mais com a nossa realidade atual.

Mesmo assim, é notório que estes R$80,00 do benefício não iram resolver todos os problemas, toda via, se fosse repassado EM DIA aos estudantes, ajudaria a amenizar as despesas dos estudantes.

Queremos tornar a nossa Taquaritinga do Norte um lugar melhor para viver, e isso só será possível através da Educação. Para que também, isso venha a acontecer, as aclamações da sociedade precisam ser ouvidas e levadas a sério pelos gestores e representantes do município, contamos com a ajuda de todos vocês. TODOS, vocês foram escolhidos de modo democrático, então façam o seu papel de fiscalizador, de cobrador, não venham para uma reunião desta casa apenas balançar em uma cadeira, que nem de balanço é, ou apenas tomar um cafezinho, ou até mesmo, nem sequer usar dos seus 10 minutos de fala aqui nesta tribuna, pois isto é vergonhoso. 

Sejam representantes, mas representantes reais de um povo sofrido, batalhador, honesto e guerreiro, como é o caso do povo deste município. Saibam que estamos de olho em todos e em tudo o que está acontecendo, mas saibam mais ainda que, se usarem seus mandatos para lutar juntos com a sociedade de nossa terra, o lugar que amamos, irá crescer mais e mais. 

Agradeço a atenção de todos.

Atenciosamente, Estudantes Universitários deste município. 

Taquaritinga do Norte-PE
Agosto de 2015

Por Paulo Pereira | PEmais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.