8 de ago. de 2015

"Naquela época Taquaritinga do Norte tinha um hospital, hoje eu não o chamaria por este nome!" Diz Dr. Pedro Melo em entrevista emocionante

Neste sábado (08), um dos entrevistados do Programa Espaço Popular foi o Dr. Pedro Melo, que já foi Diretor Clínico do Hospital Geral Severino Pereira da Silva, Secretário de Saúde e ex-presidente da FUNDATA em Taquaritinga do Norte. O médico possui uma carreira brilhante, com uma vasta experiência e serviços prestados em várias cidades do Estado de Pernambuco.

Em entrevista histórica e emocionante, Dr. Pedro falou sobre o tempo em que geriu a Saúde e o Hospital Geral Severino Pereira da Silva, fez revelações esclarecedoras e não poupou críticas ao atual Secretário de Saúde e a Presidente da FUNDATA da Dália da Serra. Confira os principais trechos da entrevista.

Programa Espaço Popular: Como foi que Taquaritinga do Norte surgiu na sua vida?

Dr. Pedro Melo:
"Minha história com Taquaritinga dá um livro, ao me formar me 1986 fui para o Exército e lá fiquei sob o comando do Capitão Augusto, que aqui trabalhava. Em agosto de 1987, ele passou no concurso do IML e me pediu para tirar uns plantões aqui, até que ele arrumasse um substituto. 
Vim, vi e venci. Aqui foi o meu primeiro emprego, e durante 22 anos aqui labutei. Meus dois primeiros filhos aqui nasceram, recebi o título de cidadão por generosidade do amigo Bila Lage e deferência da Câmara de Vereadores. Construí amizades sólidas, que perduram até hoje e me orgulho do que aqui fiz".
Programa Espaço Popular: O que está acontecendo com o Hospital de Taquaritinga é falta de recurso ou incompetência da gestão?

Dr. Pedro Melo:
"Os recursos são escassos, isto é um fato. Mas não dá para atribuir a falta de recursos para problemas que são absolutamente de gestão, senão vejamos o que se comenta; A escala de plantão é incompleta com Dr. Genésio e Drª Kátia como únicos plantonistas, o que os tem obrigado muitas vezes a cumprir uma carga horária desumana, colocando em risco as suas saúdes e as dos outros. Enquanto faltam médicos sobram funcionários." 
"No tempo em que o hospital funcionava à pleno, tínhamos duas recepcionistas durante o dia e uma à noite, hoje com o hospital ás moscas são quatro. Enquanto o número de internamentos é ridículo, o número de refeições é assustador, mesmo com a ausência de uma profissional Nutricionista. Pacientes de sexos diferentes internados na mesma enfermaria, o médico Radiologista, um especialista no Hospital Barão de Lucena foi demitido por uma burocrata porque a mesma definiu que sua presença era dispensável, sem nenhum critério técnico, sem nenhum conhecimento daquilo que estava fazendo". 
"Pagamentos em meses alternados, gerando insatisfação de todos que ali trabalham, contratado, efetivos... Mas anuncia-se a criação de novos serviços, não se diz de onde irá sair o dinheiro para custear essas despesas." 
"A esterilização dos materiais feita em outros serviços porque não tem um autoclave, qualquer consultório de Dentista tem um autoclave, um hospital desse porte, não tem! O Raio-X que era o melhor da região não funciona! São essas coisas que ninguém que conhece gestão atribui a falta de recursos!" 
"...A falta de recursos não pode ser responsável pela inépcia da gestão.O que falta é conhecimento, planejamento, execução e fiscalização. Eles fazem de conta que pagam, as coisas fazem de conta de acontecem, e o que sobra é a famosa 'ambulancioterapia'. Mortes indevidas, deficiências evitáveis e o desperdício dos recursos que já são poucos."
Programa Espaço Popular: Diante desse quadro assustador, é possível o povo ter esperança? Dá para administrar esse caos?

Dr. Pedro Melo:
"Sim! É difícil, mas não é impossível! Para isso é preciso responsabilidade, conhecimento, planejamento e fiscalização do povo através do Conselho Municipal de Saúde e dos vereadores, através da Comissão de Saúde da casa." 
"O que não dá, é para a população achar que um cara que tem uma bodega pode ser um gerente de Saúde. Não é aceitável que uma pessoa sem o menor conhecimento de gestão, queira administrar um hospital desse porte, ela vai ter que diminuí-lo até o seu próprio tamanho, é o que está acontecendo!" 
"No próximo ano, a população pode começar a fazer isso,exigindo dos candidatos a prefeito um documento registrado em cartório com um plano de ação para a recuperação deste, que na minha opinião, é um dos maiores patrimônios do povo de Taquaritinga. Além disso, deve exigir da Secretaria de Saúde que divulgue e preste conta de quanto está recebendo e como está sendo gasto, quantos funcionários existem e qual o seu posto. Quem são os fornecedores e qual é a forma de aquisição de materiais e medicamentos. Onde pode reduzir para otimizar os recursos, que o faça! Ou seja, precisa de um administrador que conheça gestão hospitalar e adéque o seu funcionamento a sua receita, e lute para conseguir novas fontes de rendimento. Precisa exigir do governo estadual uma destinação para os seus leitos e inseri-la no Programa de Doentes Crônicos para com isso conseguir o dinheiro para o seu custeio". 
"Agora, tirar retrato com o governador para dizer que é seu amigo, apoiar deputados com interesses outros e fazer proselitismo eleitoral com uma casa de apoio na capital, eu acho isso uma tentativa de imbecilizar o povo de Taquaritinga!"
Programa Espaço Popular: "O senhor já foi Presidente da FUNDATA, e existem algumas críticas a sua gestão, como era o hospital na sua gestão?

Dr. Pedro Melo:
"Quando nós éramos gestores, esse hospital tinha números expressivos que o tornava referência para 33 municípios, aí vem um idiota dizer que era gente de Lajedo e Santa Cruz do Capibaribe, esquecendo de citar os outros 31 municípios. Este hospital foi feito graças a generosidade de Severino Pereira para uma cidade de 100 mil habitantes, logo era necessário atender outros municípios para o tornar viável, afinal, nós tínhamos 240 autorizações de internamento hospitalar, quando Taquaritinga precisa de pouco mais de 20, salvo engano 22." 
"Para você ter ideia do que estou falando anote esses números, e atenção senhores fakes, esses números estão no caderno de informações de Saúde do DATASUS, no seguinte endereço; www.datasus.gov.br/cadernos antes de postarem bobagens pelo menos se informem!" 
"Nós fazíamos 167 cirurgias, 250 partos, 346 internamentos de clínica médica e 176 de Pediatria, chegamos a incrível marca de realizarmos em um único dia, 30 procedimentos. Tínhamos médicos todos os dias, 24 horas, além de especialistas que faziam o ambulatório especializado".
"Quando saímos da gestão, estávamos em um processo de negociação com a Secretaria para transformar esse hospital em um centro de retaguarda para a Secretaria Estadual de Saúde. Mas aí o povo decidiu que Jânio não devia continuar e entregou a gestão ao prefeito escolhido. Poucos dias depois fui demitido, porque denunciei o sucateamento que estava começando e que nos trouxe a esta estapafúrdia situação que vivenciamos nos dias de hoje!" 
"É muito fácil comparar, pergunte quantas pessoas foram operadas nesse hospital nos últimos tempos e quantas eram na nossa gestão. Publiquem quantas pessoas nascem atualmente em Taquaritinga do Norte. Vou lhe contar o que isso representa; Há dois anos atrás eu fui chamado para ser paraninfo de uma turma de adolescentes em Lajedo, que estava concluindo o Ensino Fundamental, quando fui conversar com eles, perguntei o porque da homenagem e eles me explicaram; dos 40 concluintes, eu tinha feito o parto de 36 no Hospital Geral Severino Pereira em Taquaritinga." 
"Eu tenho UNIMED há mais de 20 anos, minha filha mais velha tem 17 e o segundo 16, e nasceram no hospital Severino Pereira. Digam o nome de um gestor que tenha tido filho nos últimos anos no Hospital Geral Severino Pereira, será que tem algum? Tenho minhas dúvidas." 
"Naquela época Taquaritinga do Norte tinha um hospital, hoje eu não o chamaria por este nome!" 
"Está lançado o desafio, eu me proponho a fazer um debate ao vivo com o atual Presidente da FUNDATA sobre o período da minha gestão e da atual e que o povo decida quando era, ou se é atualmente o melhor!"
Em suas declarações finais, o Dr. Pedro Melo fez demonstrações de carinho a amigos e uma declaração de amor a Taquaritinga do Norte.
"Estou e estarei sempre à disposição do povo de Taquaritinga do Norte, onde quer que eu esteja. Tenho uma relação de amor com esta cidade que o despotismo de nenhum tirano vai acabar. Aqui comecei minha vida profissional e aqui pretendia trabalhar por toda minha vida profissional, pois até pensei em aqui fixar minha residência, Deus escolheu de outra forma, e eu me submeto a sua vontade."
"Hoje estou no auge de minha carreira profissional e muito devo a esta Dália da Serra, aqui construí relações de amizades muito fortes de vou me esquivar de citar nomes para não cometer a indelicadeza de esquecer-me de alguns." 
"Tenho amigos 'Boca-preta' e 'Calabar' e isso nunca diminuiu o respeito mútuo entre nós, tenho um lado porque sou homem de posição e defendo o que acredito. Sou amigo particular de Jânio Arruda e muito mais do que política, o que nos une, é uma amizade construída na, e através, da política." 
"Não posso me furtar de mandar um carinhoso abraço para uma pessoa por quem nutro um grande respeito e admiração, meu colega médico Dr. Genésio,em nome de quem abraço todos os profissionais de Saúde desta terra, a quem pouco ensinei e tentei muito aprender." 
"Uma lembrança especial daqueles que já partiram, em nome do meu amigo Bila Lage para abraçar os políticos desta terra, que independente do lado, acreditam na política como um  instrumento para melhorar a vida das pessoas e não para se locupletar no cargo que ocupam." 
"Um agradecimento especial a quem me recepcionou nesta terra no primeiro dia que aqui cheguei, e que ainda hoje gozo de sua amizade, a minha amiga Elaine e em seu nome abraço todas as amigas que tive o prazer de ter durante a minha estada nesta adorável cidade!" 
"Um abraço e um beijo no coração de todos os taquaritinguenses e Rogo aos céus, para que Deus na sua infinita bondade, ilumine o coração e a mente de vocês, para que no próximo ano possam escolher com sabedoria aquele que irá conduzir o município na próxima gestão, para resgatar o amor e o orgulho de ser um cidadão de Taquaritinga, muito obrigado!"
Por Paulo Pereira | PEmais

Ouça a entrevista completa:

Um comentário:

  1. Parabéns Dr. Pedro Melo,tive oprazer de conhecer o Hospital Geral Severino Pereira da Silva, antes da sua inauguração, na época era crianças e tiver o prazer de conhece duas crianças filho do primeiro diretor geral na do Hospital, fui atendido várias vezes no hospital era digno de hospital particular ,a última vez que fui atendido então na era Dr. Ernildo Gonçalves,hoje sou amigo da família, ele fez uma cirurgia no meu dedo do pé, sai andando para minha casa ,hoje infelizmente está entregue as moscas e baratas ,minha irmã que mora na cidade passou mal com pressão alta teve que buscar atendimento no hospital de Toritama, por que não tinha um clínico de plantão, é triste quando chego para visitá minha terra natal e vejo a cidade entregue aos bandidos.

    ResponderExcluir

.

.