13 de ago. de 2015

"Nossos representantes não tem coragem de resolver o problema." Diz Ivanildo sobre tráfego de caminhões pipas no Bairro Brasília

No último sábado (08/08), o líder comunitário Ivanildo Inácio, conhecido como Ivanildo irmão de Biu do Pastel, concedeu entrevista no Programa Espaço Popular. Na oportunidade, Ivanildo falou sobre o grave problema enfrentado pelos moradores do Bairro Brasília e pelos proprietários de caminhões pipas, que recentemente foram proibidos pelo Ministério público de trafegar pelo bairro, por oferecer constante risco de acidentes.


O líder comunitário tem encabeçado a luta, na busca de resolver o impasse. Iniciando suas palavras, Ivanildo evidenciou a gravidade da situação cotidiana vivida pelos moradores e falou das dificuldades enfrentada para resolver esse problema.
"Quando uma ação é em defesa da melhoria da qualidade de vida do povo, infelizmente os nossos representantes fogem da raia porque não tem coragem de resolver o problema." 
"Eu moro lá é vejo a insatisfação de todos os moradores do Bairro Brasília... Isso é um caso de grande relevância e que coloca em risco a vida dos moradores, recentemente um caminhão desceu e bateu em um poste lá perto da minha casa... Se não fosse o poste ele tinha batido na casa de um morador." 
"Já aconteceram vários acidentes... Eu não queria falar sobre isso, mas faz mais ou menos uns dez anos que um caminhão matou uma criança!" 
"Nós não temos nada contra o pessoal que transporta água, nem contra os donos de caminhão pipa não... São trabalhadores, homens de bem, são pessoas conhecidas nossas que estão sendo prejudicadas..."
Ivanildo não poupou críticas a prefeitura municipal, que segundo ele tem feito pouco caso da situação.
"A falta de respeito e de consideração com os moradores do Bairro Brasília e com os donos de caminhão de água é muito grande. A prefeitura municipal de Taquaritinga do Norte sabia que havia uma insatisfação popular há muito tempo, não é de hoje não! Já faz aproximadamente 10 anos que os moradores lutam e fazem de tudo para que os caminhões de água não passem ali". 
"Pasmem meus amigos, mesmo com toda essa insatisfação e mobilização popular com um abaixo assinado que nós fizemos e todos os moradores assinaram e foi mandado para a prefeitura e nada se resolve!"
Segundo informações, nem os caminhões que prestam serviço ao Governo Municipal de Taquaritinga do Norte utilizam o trajeto feito pela prefeitura. Eles apontam várias dificuldades no percurso, e afirma que o local oferece risco de vida aos motoristas.

Sobre o percurso Ivanildo disse:
"O percurso por onde os caminhões de água vão passar está horrível! Só se passa lá se for de avião... Eu fui em um Toyota e é muita dificuldade para passar... O pessoal da prefeitura não está nem aí para o povo, o povo que se vire!" 
"Eu conversei com alguns amigos que são motoristas de caminhões e eles disseram; 'Ivanildo e nós vamos passar por onde. A prefeitura não colocou uma pá de terra no percurso por onde vai passar os caminhões de água, mesmo com a recomendação do Ministério Público".
Quando perguntado se o prefeito teria obedecido a determinação do Ministério Público, Ivanildo leu um trecho do documento enviado pelo Promotor de Justiça a Prefeitura do município, e em seguida destacou que os moradores já reagiram, cobrando providências imediatas do Ministério Público.
"'Pelo presente considerando do requerimento de indicação nº 01/2014 oriundo da Câmara Municipal de Taquaritinga do Norte, em anexo por cópia, recomendo a Vsª  o acatamento da manifestação remetendo resposta a essa Promotoria de Justiça no prazo de 72 horas.'  - O promotor deu a ele 72 horas, o excelentíssimo senhor prefeito encaminhou um documento ao Ministério Público pedindo um prazo de 15 a 30 dias aproximadamente, e no último dia, no dia 29 não tinha sido tomado nenhuma providência, mas aí no dia 30 o pessoal foi lá e colocaram uma plaquinha, que inclusive já está preta, não dá quase para ver nada!"
"Ele fez tudo isso, colocou as placas mas não ajeitou o acesso para que os caminhões viessem circular!" 
"Diante de tudo isso que ocorreu, nós encaminhamos um documento ao Ministério Público novamente, informando que a determinação não está sendo cumprida. Nós acreditamos na força do Ministério Público, que é o guardião da Constituição Federal, nós acreditamos que o Ministério Público vai tomar as providências imediatamente"'.

No final da entrevista, quando questionado se o ex-vereador Demir e o vereador Ronaldo Veiga teriam participado dessa luta para resolver o problema, já que eles são moradores do Bairro Brasília, Ivanildo disse:
"Eles são representantes do povo só para pedir votos, para se eleger mas para defender o povo não! Não quiseram entrar nesse luta em defesa do povo!"
Ivanildo encerrou afirmando que todos tem expectativa positivas de que Ministério Público irá resolver a situação, mas caso não haja solução para o problema, os moradores é que vão tomar as providências.
"Nós temos dois caminhos, estamos aguardando o Ministério Público que nesta próxima semana teremos um resultado do Ministério Público. Mas se o Ministério Público não tomar as providências aí só tem um caminho, os moradores vão se organizar e vamos nós propriamente tomar as providências, sem medo e sem ódio. Nós estamos exercendo um direito constitucional que nós temos, porque do mesmo jeito que bateu na casa de Toró, bateu na escola, matou uma criança, vai bater na minha casa também!" Encerrou Ivanildo.
Por Paulo Pereira | PEmais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.