Ruas ficaram alagadas após chuvas em Serra Talhada, na quinta-feira (26) — Foto: WhatsApp TV Asa Branca/Reprodução |
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, no último domingo (29), um alerta para a possibilidade de chuva com intensidade de moderada a forte no Recife, Região Metropolitana, Zona da Mata Sul, Zona da Mata Norte, Agreste e Sertão de Pernambuco. O aviso foi divulgado às 17h e tem validade de 24 horas.
Meteorologista da Apac, Roni Guedes explicou que, apesar de ser válido para todo o estado, a tendência era de precipitação para o Agreste e Sertão mais durante o último domingo (29) e madrugada da segunda (30).
"Na Zona da Mata Sul e Região Metropolitana do Recife é mais amanhã [segunda]. O Distúrbio de Leste chega a essas regiões amanhã. Provavelmente, teremos chuvas mais para o fim da manhã e tarde", explicou Guedes. Distúrbio de Leste são nebulosidades que se formam no oceano e se deslocam para o continente.
Diante do aviso, a Defesa Civil do Recife informou que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco devem buscar abrigos seguros. O órgão disse, ainda, que mantém um plantão permanente.
As equipes podem ser acionadas por meio do telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas.
Chuva durante a semana
A barragem Senador Nilo Coelho, em Terra Nova, transbordou — Foto: Reprodução / TV Grande Rio
|
Cidades do Sertão de Pernambuco registraram chuva intensa durante esta semana. Em Terra Nova, por exemplo, após 12 anos, a barragem Senador Nilo Coelho transbordou.
Na última quinta (26), em 24 horas choveu 136% do esperado para para a média normal do mês de março em Terra Vermelha, zona rural de Caruaru, no Agreste. As prefeitura de Serra Talhada e Arcoverde, no Sertão, decretaram calamidade pública.
Da redação | PE mais
Com informações do G1 Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário