28 de dez. de 2013

Polícia alerta condutores sobre os perigos nas estradas neste fim de ano

No último feriadão do ano, muita gente aproveita para viajar, passar o reveillon com a família e os amigos. Quem vai viajar neste fim de ano precisa ter atenção redobrada por causa da movimentação nas estradas, que aumenta consideravelmente nesta época. OABTV 1ª Edição conversou com O inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Alexandre Leite sobre o assunto.

Segundo Leite, o número de viaturas e de efetivo foi intensificado desde o dia 20 de dezembro e que a atenção está voltada para a estradas que dão acesso ao Litoral de Pernambuco. “A operação da PRF vai até o dia 5 de janeiro. Infelizmente, as estatísticas mostram que neste período há um aumento significativo no número de acidentes, até mesmo pelo próprio aumento do fluxo de veículos nas rodovias. Esperamos que com a intensificação desse trabalho que estamos desenvolvendo, consigamos o mesmo êxito de operações anteriores, quando obtivemos uma redução no índice de acidentes”.

Leite deu algumas orientações para quem vai viajar neste período. “O primeiro cuidado que deve ser tomado é verificar as condições de trafegabilidade do veículo, não só a parte legal de documentação do veículo e do condutor, mas também as condições de segurança como pneus e faróis. Durante o trajeto, é importante ficar atento também as questões relativas ao excesso de velocidade, ao respeito a sinalização. Neste fim de ano, as chuvas também são comuns, então a recomendação é que os condutores aumentem a distância do veículo da frente, mantenham os faróis acessos e reduzam a velocidade”.

Segundo o inspetor, as imprudências mais comuns neste período são as ultrapassagens indevidas. “Estamos intensificando as fiscalizações nesse quesito porque constatamos que são as ultrapassagens que mais causam acidentes e com maiores gravidades”.

Em caso de acidente, a polícia orienta que os condutores liguem para o número de emergência 191. “Esse número é de uma central que irá direcionar o atendimento para o local mais próximo onde o cidadão esteja precisando”.

Leite explicou ainda que só devem fazer os procedimentos de primeiros socorros, pessoas com algum tipo de habilitação. “É importante que o local do acidente também seja sinalizado, porque a sinalização vai evitar um segundo acidente que costuma ser comum. Algumas pessoas na ânsia de prestar um socorro às vezes esquecem da própria segurança e acabam provocando outro acidente. Por isso ligue o alerta, sinalize com mato ou até mesmo com gestos", orienta.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.