24 de abr. de 2014

Aconteceu em Santa Cruz do Capibaribe

Vigilância Sanitária realiza fiscalização de carros pipa‏


A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, através da Vigilância Sanitária (VISA), vem realizando ações de monitoramento da qualidade da água dos carros pipa que abastecem os moradores do município.

A VISA conta com uma equipe específica capacitada para analisar e fiscalizar alguns elementos que tornam a água apta para consumo, como os níveis de cloração e transparência.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Nara Saraiva, o objetivo da fiscalização é garantir que os pipeiros tratem a água que será distribuída no município.

Caminhões pipa que adquirem água em açudes de localidades como o Sítio Pintor, localizado nas proximidades do Aterro Sanitário, já receberam a inspeção da VISA que orientou os pipeiros a realizarem a cloração da água, para evitar a perda do material em próximas fiscalizações.

“Em agosto de 2013 e janeiro de 2014, nossa equipe realizou reuniões com os pipeiros de todo o município, nas quais capacitamos estes profissionais para tratar a água que será comercializada e garantir a saúde de toda a população que receberá o líquido”, disse Nara Saraiva.

As ações fiscalizadoras da VISA contam com o apoio da Polícia Militar para proporcionar a segurança da equipe envolvida no trabalho.

Controladoria Geral fiscaliza merenda e água mineral em escolas e creches da rede municipal de ensino 


Com o intuito de averiguar a qualidade e a procedência dos produtos ofertados aos estudantes nas unidades de ensino de Santa Cruz do Capibaribe a Controladoria Geral analisou a merenda e água mineral encaminhados às escolas e creches municipais.

O Controlador do município, Bergue Alves, relatou que ficou satisfeito com o resultado obtido nas escolas e creches de Santa Cruz. “Foi um trabalho positivo, atingimos o nosso objetivo e ficamos satisfeitos ao observar que todas as escolas e creches recebem regularmente merenda e água mineral de qualidade, possuem local adequado para armazenamento dos alimentos e os equipamentos usados como filtro de água e fogão, estão em bom estado de funcionamento”.

Bergue Alves falou que em breve irá encaminhar um relatório do que foi observado à Secretaria de Educação, sobre a operacionalidade da merenda e água mineral, além  de apontar algumas melhorias para cada unidade de ensino visitada.

“Uma boa iniciativa, que nos ajudará bastante, pois iremos identificar algumas questões que serão observadas e vai contribuir para as melhorias das nossas ações”, pontuou Joselito Pedro, Secretário de Educação.

Além da qualidade da merenda e água mineral a controladoria observou se as escolas e creches estão seguindo o cardápio, se estão recebendo periodicamente a visita de nutricionistas e se seguem o horário de refeição regularmente.


Fonte: Blog do Melqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.