28 de jan. de 2013

Mortos em incêndio em boate serão enterrados nesta segunda-feira

Velório no Centro Desportivo de Santa Maria segue durante a madrugada.
Bispo deve celebrar culto ecumênico em lembrança das vítimas.

Lista de mortos velados em ginásio de Santa Maria (RS) (Foto: Iara Lemos/G1)
O velório coletivo das vítimas que morreram no incêndio de uma boate em Santa Maria (RS) está previsto para acontecer até as 8h de segunda-feira (28) no Centro Desportivo da cidade. Nesse horário, o bispo de Santa Maria, dom Hélio Adelar Hubert, deve celebrar um culto ecumênico no local em lembrança das vítimas.

No total, 231 corpos foram retirados do local, segundo a chefe geral de Perícia Médica do Rio Grande do Sul, Maria Ângela Zucchecco. Antes, o governo havia informado oficialmente que o número de mortos era de 233.

O enterro dos corpos deve começar, a partir das 9h, no Cemitério Municipal de Santa Maria.A relação com o nome das pessoas veladas no local foi colocada em cartazes na entrada do ginásio por volta da meia-noite deste domingo. Mais de 500 voluntários, entre profissionais da saúde e pessoas que ajudam a servir alimentos e água, estão trabalhando no local.

Outro cemitério da cidade, o Santa Rita, também esta recebendo o velório das vítimas. Igrejas evangélicas e associações comunitárias também cederam espaço.

Incêndio
Conforme informações da polícia, o incêndio teria começado por volta das 2h30 deste domingo (27), durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico. Faíscas teriam atingido a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, e iniciado o fogo, que se espalhou pelo estabelecimento em poucos minutos.

O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. A festa "Agromerados" reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.

"Fatalidade"
Por meio dos seus advogados, a boate Kiss se pronunciou sobre a tragédia. A direção do estabelecimento classifica o ocorrido como uma "fatalidade". De acordo com o texto, a empresa está em "situação regular" e se colaca à disposição das autoridades. A nota foi emitida pelo grupo de advogados associados Kümmel & Kümmel, que representa os proprietários da boate.

Visita
A presidente Dilma Rousseff esteve no Hospital de Caridade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde visitou feridos do incêndio na boate Kiss. Dilma conversou com alguns familiares que aguardavam para fazer o reconhecimento dos corpos, mas, muito emocionada, logo deixou o local sem falar com a imprensa.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.