25 de jan. de 2013

OPINIÃO: Quem é mais preparado para ser presidente de uma comissão de constituição e justiça?

  

Em qualquer lugar do mundo, onde se tenha o mínimo de decência ou ética, ou a população tenha um nível de educação um pouco melhor, certamente essa pergunta feita no título da matéria seria respondida de forma unânime, Jânio Arruda.

Mas estamos em Taquaritinga, conhecida como Dália da Serra e República da cachaça, cidade que se gaba de ter um nível educacional acima das outras, e vejam só o que aconteceu, usaram o "rolo compressor da câmara" e escolheram o vereador Gilson Carlos, que não é jurista, e ainda não aprendeu a diferença der ser líder de governo com ser babão, para presidir a comissão de constituição e justiça da câmara de vereadores, enquanto o ex-prefeito Jânio, que governou o município por três vezes, é contabilista, formado em DIREITO, foi assessor do governador Joaquim Francisco, assessor do ministro Gustavo Krause, presidente da AMUP, funcionário de carreira do Bandepe e do Banco do Brasil, ficou de fora de todas as comissões, sem participar nem como membro, uma verdadeira politicagem, digna do AI-5 dos tempos da ditadura.

Não queremos aqui, dizer que o vereador Gilson Carlos não tenham capacidade para exercer a função de vereador, pelo contrário, acho ele é um dos mais atuantes da câmara, mesmo confundindo política com politicagem, liderança com babança. Gilson não é o mais adequado para tal comissão. Mesmo com uma assessoria jurídica dando assistência ao vereador , é falta de coerência, deixar um jurista de fora da comissão, para dar de presente a uma pessoa que vai esta sempre alheio aos assuntos da comissão, e vai sempre fazer o que os outros lhe ordenarem, sempre dependendo de um jurista, um "político" que ainda é do tempo de gritar, brigar.

Lição de casa para o líder do governo:

Conceito de Babão: É o mesmo que puxa-saco. Aquele funcionário público babão vive elogiando o chefe (Prefeito). Diz-se da pessoa que bajula o seu prefeito, o qual procura não desagradar e JAMAIS contra ele emite uma posição contrária. É uma pessoa pobre de espírito e que somente age assim com medo de sofrer retaliações, tanto do seu chefe, como dos demais babões. Geralmente são pessoas egoístas, que são expulsas de secretarias, e que querem alcançar resultados a todo custo, nem que para isso tenha que fazer papel de papangu.

Procuram ter o máximo de intimidade com o seu superior; o prefeito, o qual por ser uma pessoa vaidosa e apegada ao poder, adora ser babado. São pessoas traídoras, falsas, que não votaram, e não querem votar em Diogo Moraes.

Diz que gosta muito do chefe, que o chefe é uma pessoa especial, vai constantemente a casa do chefe, dedura o amigo vereador de trabalho ao chefe, distorce a verdade dos fatos para o povo, tolera atitudes deseducadas do chefe, tem um medo de morrer do chefe.

Conceito de líder de governo:Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados e principalmente os adversários, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

Líder é o condutor, o guia, aquele que comanda. Ser líder é ter uma visão global, uma relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho. É saber ensinar e também aprender, sendo este último de vital importância para não confundir ser líder com ser babão. A principal atividade de um gestor ou líder é a de conduzir pessoas, como o próprio nome indica, sabendo para isso lidar com elas e conseguir os melhores resultados.

Líder é aquele que DIALOGA COM A OPOSIÇÃO. Já pensaram se o prefeito precisar de uma aprovação que precise de dois terços da casa, vai precisar de um voto da oposição, ai quem tem a função de ir dialogar é o líder, que confunde liderança com ser babão.

Ser líder, não é jogar para torcida fazendo o ridículo papel de babaca e babão, ser líder é debater, e não gritar ou grunir, ou querer voar abrindo os braços.

E como diz o policial do filme os intocáveis: Aqui termina a lição...

Por Junior Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.