20 de dez. de 2014

PMDB, PT e PSB formalizam candidaturas à presidência da Câmara

Atual presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, participa do lançamento oficial da candidatura do deputado Eduardo Cunha à presidência da Câmara. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Júlio Delgado (PSB-MG) são, até agora, os três candidatos à presidência da Câmara dos Deputados no biênio 2015/2016 formalizados. A eleição será na noite de 1º de fevereiro, após a posse dos parlamentares eleitos este ano. A abertura dos trabalhos legislativos será no dia seguinte.

O peemedebista é do mesmo partido que o atual presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, derrotado nas eleições do Rio Grande do Norte. A favor de Eduardo Cunha, estão PTB, Democratas, Solidariedade e PSC, que somam 166 dos 513 deputados eleitos. O progressista Arthur Lira (AL) afirmou, no ato de lançamento da candidatura do parlamentar fluminense, que grande parte do PP deve votar nele, mesmo sem apoio oficial.

Arlingo Chinaglia já foi presidente da Câmara. Foto: Wilson Dias/Abr/Arquivo
Embora petista, Arlindo Chinaglia disse, nessa quinta-feira (18), na tribuna do Plenário, que sua candidatura não tem o apoio do governo. Apesar disso, PCdoB, Pros, PDT e PT declararam apoio a Arlindo Chinaglia, o que somaria 110 votos. O parlamentar ainda está buscando apoio de outros partidos.

Aliado ao PSDB, partido de oposição ao governo petista, Júlio Delgado defende independência da Casa. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Com o apoio do PSDB, do PV e do PPS, Júlio Delgado deve somar 106 votos. Delgado tem afirmado que sua candidatura é a única independente, pois nenhum dos partidos que o apoia vai indicar ministros para o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT).

Do blog de Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.