14 de dez. de 2014

E se Paulo Câmara chamasse quatro federais?


No meio mundo de especulações sobre a formação do secretariado do governador eleito Paulo Câmara (PSB) surge cada linha de pensamento… A mais recente dá conta que o socialista teria fechado a convocação de quatro deputados federais para o seu secretariado: Danilo Cabral (PSB), no Planejamento; Felipe Carreras (PSB), no Turismo; Sebastião Oliveira (PR), no Transporte; e André de Paula (PSD), nas Cidades

As escolhas fariam parte de uma grande engenharia política para contemplar uma banda da frente gigantesca de 21 partidos, dar peso ao secretariado e não perder a força do partido no Congresso Nacional. 

Com a convocação dos quatro, assumem mandato na Câmara Augusto Coutinho (SD), Fernando Monteiro (PP), Carlos Eduardo Cadoca (PCdoB) e Raul Jungmann (PPS). Dessa forma, de uma tacada só, seis partidos são contemplados: PR, PSD, SD, PP, PCdoB e PPS. 

Mas alguém pode indagar se, com essa formação, o PSB não sai perdendo, pois terá a bancada reduzida e terá menos força no Congresso. É, mas não é. Aí é que entra o bloquinho criado pelo PSB, SD, PPS e PV na última quarta-feira, que terá 67 parlamentares. Com o tabuleiro de xadrez montando dessa forma, não haveria baixa no bloco. Sairiam dois do PSB e entrariam um do PPS e outro do SD. 

Mas alguém pode dizer também: Peraí, abrir espaço pra Raul Jungmann, o vereador que é um dos principais membros da oposição ao prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB)!!! E porque não? Dessa forma o foco da oposição do pós-comunista seria desviado para o governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Ou seja, mais um benefício para essa composição. 

É bom lembrar que a oposição na Câmara já sofrerá uma baixa com a saída da vereadora Priscila Krause (DEM), eleita deputada estadual. Com isso, além de compor politicamente a Frente Popular, Câmara ajudaria, também, Geraldo Julio. 

E quanto ao secretariado, entrariam quatro deputados que já têm experiência no Executivo, com passagem elogiadas.  É só mais uma especulação nesse período pré-anúncio, uma linha de pensamento. Ou não.

As informações são de Márcio Didier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.