13 de mar. de 2014

Em Caruaru, servidores do Detran-PE aderem à paralisação estadual

Trabalhadores do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) em Caruaru, no Agreste pernambucano, aderiram à paralisação estadual realizada pelo órgão nesta quinta-feira (13) para a realização de uma assembleia dos servidores, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife.

Postos do Detran em todo o estado, incluindo os de shoppings centers, interrompem as atividades. Segundo o Sindicato dos Servidores do Detran de Pernambuco (Sindetran-PE), caso não haja acordo sobre reivindicações, a paralisação se estende para a sexta (14) e sábado (15).

Em Caruaru, os serviços estão paralisados na 4ª Ciretran, nos postos de atendimento do North Shopping e Shopping Difusora e também no Expresso Cidadão. De acordo com o coordenador da 4ª Ciretran, Joaquim Queiroz, estão sem funcionar atividades como o licenciamento de veículos, a emissão de documentos, a emissão da carteira de habilitação e a vistoria de veículos.

A principal exigência dos servidores é a prorrogação do prazo de emissão do boleto e pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2014. Como alega o presidente do Sindetran, Alexandre Bulhões, há um déficit de servidores e problemas técnicos no site do Detran que impedem a impressão da via de pagamento.

“Quando vão imprimir, não sai a impressão. Temos falta de 400 servidores e nas condições em que o Detran se encontra atualmente, com software de informática arcaico, não dá tempo de realizar os pagamentos”, explica o presidente. De acordo com ele, o prazo para pagamento do IPVA teria que ser estendido até, no mínimo, o dia 15 de abril, para dar conta da frota de 2,5 milhões de veículos.

“Temos relatos de servidores sendo ameaçados por contribuintes que não conseguem imprimir ou pagar. Diariamente recebemos entre 25 e 30 ameaças ou queixas. A situação está horrível. Com o prazo apertado, a população é jogada contra o servidor quando o problema vem de outro lugar”, afirma. A categoria ainda pede o cumprimento de duas leis que gratificam os examinadores de trânsito e os fiscais da Lei Seca. “As duas estão sancionadas, só que até agora não entraram em vigor”, aponta Bulhões.

A hora extra dos funcionários dos postos do Detran em shoppings também é ponto de reivindicação. Caso não entrem em consenso na assembleia desta quinta, os servidores que trabalham nesse tipo de estabelecimento ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado.

A assessoria de comunicação do Detran-PE informou que só vai se pronunciar sobre o caso depois da assembleia dos servidores.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.