23 de mai. de 2014

Concessão de terreno para Feira da Sulanca é aprovada por vereadores

Em votação na Câmara, 17 vereadores foram a favor do projeto do Executivo.
Secretário afirma que transferência da feira ocorrerá dentro de 30 meses.


O projeto de concessão do terreno para a instalação da nova Feira da Sulanca foi aprovado durante sessão na Câmara de Vereadores de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, nesta quarta-feira (21). Na votação, 17 vereadores foram a favor do projeto do Poder Executivo, três foram contra e três se abstiveram de votar.

Durante a sessão, quase todos os parlamentares foram à tribuna para discutir o Projeto de Lei. Alguns, como o vereador Eduardo Cantarelli (SDD), eram contra a aprovação. “Minha preocupação era que o governo municipal fosse atrás de verba junto ao governo federal, governo estadual ou o próprio município para que ajudasse aqueles feirantes que têm pouco recurso para comprar seu box”, afirma. Mesma posição adotada pelo vereador Louro do Juá (SDD). “Estou sendo contra este projeto. Este projeto nós não discutimos, chegou de última hora na casa como de costume e eu não voto projeto de última hora”, explica.

Outros parlamentares afirmaram ser a favor da aprovação do projeto. “Este projeto é um projeto de primeiro mundo. É como eu já disse, vai mudar a vida dos nossos comerciantes”, explicou o vereador Rozael do Divinópolis (PMN). O vereador Romildo Oscar (PTN) disse que o plano será fundamental para a feira. “Essa é a oportunidade que nós temos para dar este direito ao sulanqueiro de ter um lugar digno com espaço e condições, só assim para poder a Sulanca de Caruaru voltar à movimentação que sempre teve”, afirma.

O secretário municipal Paulo Cassundé, de Gestão e Serviços Públicos, explicou que um decreto deve ser publicado na próxima semana, referente a posse do terreno. “Nos próximos 30 dias será criada uma nova entidade - com a participação da Associação dos Sulanqueiros, Acic [Associação Comercial e Empresarial], CDL [Câmara de Dirigentes Lojistas], Sindloja [Sindicato dos Lojistas do Comércio] - a qual terá a finalidade de apresentar o projeto e, ao mesmo tempo, criar os critérios dos participantes para mudança”.

Cassundé afirmou também que a minuta da escritura está transcorrendo no cartório e que na próxima semana a escritura estará pronta. O secretário explicou ainda que a entidade que será criada deverá definir a forma de acesso aos boxes. “O critério será definido por esta entidade que será criada. Eles é quem vão definir onde e quem terá direito ao boxe. Os locais serão padronizados, onde será possível fechar para fazer guarda dos pertences”.

Já sobre os ambulantes, o secretário afirmou que não há definição sobre a concessão de espaço para esta categoria. “Os ambulantes poderão ter espaço se assim a comissão formadora da nova feira achar que deva. Caso não, a prefeitura fará um cadastro e dará encaminhamento para requalificar e prover uma nova possibilidade de renda para essa população”. O secretário complementou informando que os valores dos boxes não foram definidos e que a transferência completa da feira deve durar 30 meses.

Fonte: G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.