25 de set. de 2014

Candidato do PSOL ao governo de PE quer estruturar delegacias da Mulher

Zé Gomes defendeu mais qualificação para combater violência de gênero.
Ele participou de evento ao lado de candidata à Presidência, Luciana Genro.


O candidato do PSOL ao governo de Pernambuco, Zé Gomes, disse nesta quarta-feira (24) que é preciso dar condições adequadas de trabalho às delegacias especializadas no atendimento a crimes contra a mulher. Ele também defendeu a estruturação de centros de proteção para as mulheres vítimas de violência. As declarações foram dadas em um evento que discutiu assuntos ligados ao feminismo, no comitê estadual do partido, no bairro da Boa Vista, área central do Recife.

“Nós precisamos de centros de proteção às mulheres vítimas de violência que possam dar atendimento psicológico, proteção policial e acompanhamento social. Hoje os centros estão muito precarizados”, ressaltou. O candidato ainda destacou a necessidade de se oferecer uma qualificação específica e diferenciada para os profissionais que trabalham nas Delegacias da Mulher espalhadas pelo estado. Citando uma pesquisa do Ipea, Zé Gomes lembrou que Pernambuco é, atualmente, o quarto pior estado brasileiro no que diz respeito a esse tipo de violência.

O postulante do PSOL também afirmou que pretende implementar melhorias no sistema estadual de saúde. Na visão dele, o atendimento especializado à mulher se enfraqueceu ao longo dos últimos anos, gerando uma demanda sufocada no setor. “Precisamos ter uma política que permita que, no momento do parto, as mulheres sejam acompanhadas por doulas. Também é preciso termos campanhas institucionais que combatam a violência obstétrica, que em muitos dos casos é uma ação do Estado, porque são os médicos das maternidades publicas que cometem”, asseverou.

O evento que Zé Gomes participou foi promovido pela candidata do PSOL ao Senado, Albanise Pires. Também participaram o candidato do partido a deputado estadual, Edilson Silva, e a postulante à Presidência da República, Luciana Genro. Ainda nesta terça, Zé Gomes acompanha Luciana Genro em uma caminhada no bairro da Boa Vista e em uma sabatina na Universidade Católica de Pernambuco.

Críticas a Dilma

A candidata do PSOL a Presidência, Luciana Genro, criticou a atuação do governo federal no que diz respeito a políticas voltadas para as mulheres. De acordo com ela, Dilma Rousseff teria prometido 10 mil creches na campanha de 2010, quando foi eleita, e “não fez nem 10% disso”. “Creche, escola infantil, é fundamental para que as mulheres possam continuar sua vida profissional, continuar tendo sua autonomia e independência na medida em que são mães. Lutar por creches é lutar pelas mulheres e a Dilma não fez essa luta”, ponderou.
Luciana Genro ainda defendeu uma maior atenção aos mecanismos de aplicação da Lei Maria da Penha. Na visão da candidata, a lei representou um avanço importante, mas o cumprimento dela tem focado mais em medidas punitivas aos agressores e deixado de lado o atendimento às vítimas. Ela apresentou a proposta de criar uma iniciativa nos moldes do programa de proteção às testemunhas: “Precisamos de um programa nesses moldes mas com mais estrutura, possibilitando a essas mulheres [vítimas de violência] recomeçarem a vida em outro lugar, com casa, com emprego, com o mínimo de estrutura para ela dar seguimento a sua vida livre da violência”.

Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.