17 de fev. de 2015

Eduardo Campos é homenageado em tradicional encontro de maracatus do Carnaval de Olinda

Foto: BlogImagem
No primeiro Carnaval após a morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, ele foi o grande homenageado do 25º Encontro de Maracatus de Baque Solto, na Cidade Tabajara, em Olinda, na Grande Recife, ao qual ele participava todos os anos. Eduardo foi citado nos versos de vários dos maracatus que se apresentaram nesta segunda-feira (16) no terreiro da Ilumiara Zumbi.

A principal homenagem partiu do Maracatu Piaba de Ouro, criado pelo falecido mestre Salustiano, idealizador da Casa da Rabeca e do próprio encontro. O grupo bordou o rosto do ex-governador no surrão de um dos caboclos de lança. “Foi governador na terra, mas no céu é presidente”, entoava um dos versos.
Foto: BlogImagem
Após a apresentação, a família Salustiano entregou ao governador Paulo Câmara (PSB) um quadro com 20 fotos de todas as visitas feitas por Eduardo à Casa da Rabeca para que ele repassasse para a ex-primeira-dama Renata Campos.

“Renata queria muito estar aqui hoje, mas ela andou adoecida, não pôde vir”, contou o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). O prefeito foi às lágrimas durante a homenagem.

“Esse é o primeiro ano que a gente está aqui sem a companhia de Ariano, sem a companhia de Eduardo. A gente que perdeu Salu há alguns anos atrás… Mas eu fico feliz de ver esse palco cheio de gente que tem a responsabilidade de tocar adiante o legado que Eduardo Campos e Ariano Suassuna deixaram para nós”, disse Geraldo, no discurso.
Foto: BlogImagem
O gosto de Eduardo pelo Carnaval foi lembrado por Paulo Câmara. “Ele era um grande folião. Independente de ser governador, ele gostava muito do Carnaval, das expressões artísticas do Carnaval”, afirmou o Blog de Jamildo.

“Ele fazia questão de vir a esse encontro aqui porque acreditava na manutenção das raízes do maracatu de baque solto”, completou.

Para o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB), as mortes de Eduardo e do escritor Ariano Suassuna fizeram de 2014 um ano com grande prejuízo para a cultura pernambucana.

“Toda segunda-feira a gente estava aqui com o governador Eduardo Campos. Assistia todo esse desfile do maracatu rural. Depois, a gente subia aqui [na Casa da Rabeca] para comer essa buchada e tomar uma Pitú gelada. Isso faz parte da tradição”, afirmou, logo após o brinde.

Ao caminhar pelo local, Paulo Câmara repetiu um gesto que já havia feito durante o desfile do Galo da Madrugada e cumprimentou os policiais militares que encontrou pelo caminho. A categoria havia ameaçado entrar em greve durante o Carnaval.

Também marcaram presença a deputada federal Luciana Santos (PCdoB); o vice-governador Raul Henry (PMDB) e outros políticos da Frente Popular.
Foto: BlogImagem
Foto: BlogImagem
Foto: BlogImagem
Do blog de Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.