20 de jun. de 2012

TRE-PE descarta urnas usadas em eleições passadas para reciclagem

Justiça Eleitoral vai acompanhar todo o processo de descarte.
Material estava ultrapassado e custo de manutenção seria alto.



O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) está realizando, até sexta-feira (22), o descarte ecológico das urnas usadas nas eleições de 2000 e 2002. A ação, que está acontecendo em todo o País, envolve a reciclagem de peças que podem ser reutilizadas, em uma parceria com a empresa Sucata Eletrônica, de Goiás.

O Chefe da seção de voto informatizado do TRE-PE e coordenador do processo de descarte, Edvan Feitosa, explica por que o órgão está se desfazendo dos materiais. “Graças ao tempo de uso, elas já estão com o hardware defasado. Inclusive, elas não têm um espaço – existente nas novas urnas – para o uso de pendrive, que salva os resultados. O custo de manutenção não compensaria, então achamos melhor fazer o descarte e adquirir novas urnas”.

A Justiça Eleitoral supervisiona e acompanha todo o processo, desde o carregamento e descarregamento dos caminhões à desmontagem das urnas e descaracterização das peças e materiais. “A empresa contratada por licitação é responsável por fazer o recolhimento dos equipamentos, sem gasto da Justiça, e transportá-los para a fábrica em Goiana. Lá eles são desmontados, e o que puder ser reaproveitado vai para outras atividades, e os resíduos que não são aproveitados serão descartados de acordo com a legislação ambiental”, explica Feitosa.

O coordenador explicou ainda que o caminhão segue viagem com as urnas fechadas, e só é aberto ao chegar à fábrica, diante de fiscais da Justiça Eleitoral, que estarão presentes para garantir que o material não seja desviado para outros fins. Esta é a segunda vez que o TRE realiza este trabalho, com a mesma empresa. O primeiro foi em 2008, quando foram descartadas urnas utilizadas nas eleições de 1996.

Edvan Feitosa disse também que o TRE receberá um valor fixo pelo quilo de equipamentos descartados. “Este dinheiro volta para a União, e deve ser investido nas eleições. Mas ainda não podemos determinar o fim específico que ele terá”, comentou. Apenas em Pernambuco, 14.212 urnas serão descartadas. O coordenador informou ainda que no Brasil, a previsão é de que sejam recicladas 243.213 urnas.


do G1
postado por Paulo Pereira
do PEmais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.