1 de jun. de 2012

JARBAS VASCONCELOS SE ENCONTRA COM EDUARDO CAMPOS NO PALÁCIO


Jarbas Vasconcelos estará hoje no Palácio do Campo das Princesas

O palácio do Campo das Princesas é palco hoje de dois grandes momentos. De um lado a posse dos nove membros da Comissão Estadual da Memória e Verdade. Os integrantes do grupo vão apurar crimes contra os direitos humanos ocorridos durante o regime militar. A cerimônia que será comandada pelo governador Eduardo Campos, está marcada para as 15h.

De outro, a presença do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). A participação de Jarbas no evento é vista como mais um sinal da reaproximação dos dois. Os líderes já ensairam outros encontros no Senado e no Balie dos Artistas. A deputada Luíza Erundina e o prefeito João da Costa (PT) também estarão presentes (PSB). No âmbito nacional, a presidente Dilma Rousseff (PT) fez um gesto semelhante na posse dos membros da Comissão Nacional da Verdade. O evento, em Brasília, reuniu os ex-presidentes brasileiros vivos, os senadores Fernando Collor (PTB), José Sarney (PMDB) e o ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT).

A comissão é uma cobrança das vítimas e parentes de vítimas da ditadura. Eles reclamam que o início das investigações caminha a passos lentos.Outra insatisfação é a Lei de anistia que impede a punição de torturadores. O Ordem de Advogados do Brasil (OAB) tenta, com um embargo de declaração, alterar a lei para que os participantes da repressão não fiquem acobertados. A Comissão é composta por Fernando Coelho (ex-deputado federal e advogado ligado aos direitos humanos), Henrique Mariano (presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-PE); Humberto Vieira de Melo (advogado); Roberto Franca (procurador e um dos fundadores do Gabinete de Apoio Jurídico às Organizações Populares–Gajop); Manoel Moraes (professor da disciplina de Direitos Humanos); Socorro Ferraz (historiadora e professora); Nadja Brayner (professora aposentada e ex-integrante do Comitê Brasileiro da Anistia); Pedro Eurico (ex-deputado e advogado da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife) e Gilberto Marques (advogado). 

Rebeca Silva - Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.