27 de mar. de 2013

Clínica oferece castração gratuita de cães e gatos para população carente

Inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira (20). Os dados fornecidos pelos donos serão analisados caso a caso

Foto: Divulgação
Segundo estimativa da Secretaria dos Direitos dos Animais, cerca de 63 mil gatos e 37 mil cães estão abandonados nas ruas do Recife. Com o objetivo de controlar a superpopulação desses animais, foi desenvolvido o projeto de castração ética oferecido à população carente. A realização é através de um projeto de extensão elaborado pelo Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal (DMFA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em parceria com o Hospital Veterinário Harmonia. Em 2012, quando ocorreu a sua primeira edição, 600 cães e gatos foram castrados. Neste ano, o objetivo é superar esse número.

O coordenador do projeto, Marcelo Teixeira, professor do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da UFRPE, explica que há preocupação social na realização do projeto. "Além de controlar a grande quantidade de cães e gatos nas ruas, orientamos as pessoas sobre os cuidados e também higiene".

De acordo com Teixeira, muitas pessoas costumam criar gatos e cães nas ruas, apenas alimentando, mas não abrigando em casa. Essa prática pode aumentar o número de animais abandonados e, consequentemente, a disseminação de doenças que podem até ser transmitidas para humanos, como a raiva. A diminuição dessas doenças é apontada pelo professor como benefício da castração. "Com a esterilização, várias doenças podem ser evitadas, como infecções, tumorações no útero e ovário, já que estes serão retirados, além de reduzir as brigas de cães nas ruas".

A aluna Richelle Braz, 20 anos, está no quinto período do curso de medicina veterinária e participa pela primeira vez do projeto. "A experiência no Hospital Harmonia é diferente do Hospital da Universidade, pois lá temos uma visão maior por causa do projeto, temos mais espaço também", conta.

Cerca de três cirurgias serão realizadas por semana no Hospital Harmonia com duração de trinta minutos Para participar do projeto é necessário responder a um questionário que será avaliado e checado pelos profissionais antes de aceitar a solicitação do procedimento. A resposta com a marcação é enviada de volta ao interessado.

As inscrições começam nesta quarta-feira (20). Os interessados devem enviar para o e-mail programapet.ufrpe@gmail.com a solicitação para participar do projeto, o nome completo e telefone.

Serviço:
Hospital Veterinário Harmonia
Estrada do Encanamento, 585
Fone: 81 3241.6359
http://www.veterinariaharmonia.com.br

Do Diário de Pernambuco

2 comentários:

  1. tenho 5 gatos que resgatei das ruas e não tenho condições de castrar como agendo?

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho 4 gatas e minha tia tem 6 gatas queríamos saber como faço para castra não temos condições?????????

    ResponderExcluir

.

.