24 de out. de 2013

Alimentação e sono podem interferir no desempenho do fera no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado neste sábado (26) e domingo (27) em todo o país para mais de 7,1 milhões de candidatos inscritos. Para os estudantes que realizarão o exame em Pernambuco, os portões abrem às 11h e fecham às 12h.

No sábado, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Já no domingo, o estudante terá que responder as questões de Linguagem e Códigos e Matemática, além de escrever uma redação.

Segundo a psicóloga Simone Menezes, os candidatos devem dormir bem nos dias que antecedem a prova. "Quanto mais estresse tiver o aluno mais as respostas fogem da mente, o famoso branco. É necessário dormir e comer bem para ter mais atenção na hora da prova", explica.

Para a psicóloga, os estudantes devem diminuir a rotina de estudos nas horas que antecedem o exame, principalmente para relaxar a mente e manter a tranquilidade. "É preciso manter a mente calma, como é que se raciocina sem paciência? Para direcionar melhor o pensamento e relaxar, o estudante deve respirar fundo diante de uma questão complicada e até pular para outra para evitar desgaste emocional", orienta.

Ansiedade
Segundo a psicóloga Simone Menezes, controlar a ansiedade é um dos maiores desafios do fera. Ela afirma que o estudante deve resolver primeiro as questões que tem mais segurança ou domínio do conteúdo e evitar ficar batendo cabeça nas que não sabe. "É preciso que o candidato se conheça. Ele sabe onde pode render melhor e onde terá dificuldade. Entender suas limitações contribui para diminuir o nervosismo", conta.

Alimentação
De acordo com a nutricionista Suane Carvalho, o aluno deve ter uma alimentação leve antes de fazer as provas do Enem. O estudante deve consumir alimentos menos gordurosos e evitar fugir da rotina. "O interessante é manter uma alimentação normal, dentro do que o fera está acostumado a comer. Além disso, o candidato deve almoçar antes de ir realizar a prova, mesmo que seja fora do horário habitual. Se for sem comer, o estudante perderá rápido a capacidade de raciocínio, já que o nível de energia no corpo diminui mais rápido com a concentração", explica.

A nutricionista afirma ainda que os feras devem levar no dia da prova alimentos saudáveis, que são absorvidos rapidamente pelo organismo. "A barra de cereal é uma boa opção. Por ser feita de fibras, ela é absorvida e transformada em energia rapidamente, diferente do que acontece com o chocolate, que ainda será metabolizado pelo corpo antes de virar energia", explica.

O estudante não deve esquecer de levar água, ela ajuda na absorção dos nutrientes e evita desidratação durante a prova. Suane Carvalho ressalta também que o aluno deve evitar mascar chiclete durante o exame. "Outro tipo de doce com absorção rápida e que faz bem, ao contrário da goma de mascar, é o doce de goiaba", comenta. O estudante pode ainda levar uma fruta de sua preferência para comer durante a avaliação.

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.