27 de out. de 2013

Provas de física e química no Enem foram as mais difíceis, segundo os feras


Primeiro dia de Enem foi de provas de Ciências da Natureza e Humanas. 
Foto: Marília Banholzer/NE10

“Pra mim, a prova de física foi a mais difícil”. Essa frase foi unânime entre os feras neste sábado (26), primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os feras encararam 45 questões das provas de Ciências da Natureza (física, química e biologia) e mais 45 de Ciências Humanas (história, geografia e filosofia). De maneira geral, as avaliações foram consideradas bem contextualizadas com temas atuais. No entanto, o formato interpretativo do certame é responsável por manter os feras mais tempo resolvendo as questões da avaliação, já que são 4h30 para resolver 90 questões.

» Ciências da Natureza
Nas questões relacionadas à disciplina de física foram comuns perguntas sobre física elétrica. Nas de química, a orgânica foi a estrela, com diversas questões envolvendo as ligações entre os elementos químicos. Alguns feras, inclusive, mostraram surpresa com a falta de assuntos relacionados à química geral. Já biologia contou com questões de genética, vacinas e transmissão de doenças.

» Ciências Humanas
Consideradas as mais fáceis, as questões de história e geografia se misturavam e apresentavam ligações com a cultura nacional, como a pergunta que usava um trecho do livro “Os Sertões” para abordar a vegetação. Temas como conflitos internacionais, reforma agrária e a política de 1930 estiveram presentes nas provas do Enem. Numa das questões foi usada uma música do grupo Titãs para abordar as situações de comércio e produção no mundo. Os feras também se mostraram confortáveis com as questões de filosofia e sociologia, que exploraram René Descarte, Karl Marx e Nicolau Maquiavel.


Feras discutiram a resolução das questões do lado de fora dos locais de prova. 
Foto: Marília Banholzer/NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.