23 de out. de 2013

PMs e manifestantes voltam a entrar em confronto em Santo Amaro

Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
Policias militares e manifestantes entraram mais uma vez em confronto nesta quarta-feira. No início da tarde, o clima ficou tenso novamente quando a passeata do Movimento Passe Livre seguia em frente ao Cemitério de Santo Amaro, no bairro de mesmo nome.

Foram feitos disparos de bala de borracha, houve uso de cacetetes e spray de pimenta e mais três pessoas foram detidas e encaminhas para a delegacia, dentro de uma viatura policial. Desta vez, as mulheres não foram poupadas da ação da polícia. Elas foram presas e se queixam de agressão.Depois disso, os cerca de 50 manifestantes dividiram-se e um grupo seguiu para a a Gerência de Proteção a Criança e ao Adolescente (GPCA), na Rua Fernandes Veira, para onde teria sido levado pelo menos um manifestante adolescente.Pela manhã, dois jovens foram detidos. De acordo com a assessoria de comunicação da PM, o adolescente foi apreendido quando estaria pichando um ônibus.

No final da manhã houve um confronto com a polícia militar na Rua Visconde de Suassuna, em frente ao Centro de Referência em Saúde da Prefeitura do Recife. Foram feitos disparos de balas de borracha e algumas pessoas foram atingidas por cacetetes. Viaturas do Batalhão de Choque e do Samu foram removidas para o local. Em um ato de vandalismo, foram quebrados os vidros de cerca de carros estacionados na Rua Emboabas, no bairro de Santo Amaro.

Mais cedo, o clima ficou tenso na altura do cruzamento da Avenida Conde da Boa Vista com a Rua do Hospício, onde o tráfego foi fechado. De lá, as cerca de 50 pessoas seguiram em direção à Avenida Guararapes.

O protesto começou por volta das 8h, com concentração no Parque Treze de Maio em frente ao Colégio Luiz Delgado, de onde os manifestantes seguiram em passeata pela Rua do Príncipe. O ato faz parte da Semana de Lutas pelo Transporte Público. O movimento reivindica a tarifa zero e a qualidade no transporte coletivo.

Do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.