30 de abr. de 2013

Com a chuva, barragem de Camocim de São Félix, PE, volta ao nível normal

Foto: Reprodução TV Globo
As últimas chuvas trouxeram alívio aos moradores de Camocim de São Félix, no Agreste de Pernambuco , a 102 quilômetros do Recife. A barragem de Cachoeira do Galo, que havia entrado em colapso por causa da seca, voltou ao nível normal e já abastece a cidade.

“Com as últimas chuvas, a barragem regularizou, o fornecimento já está atendendo 100% o município. Não estamos mais utilizando carro-pipa e acreditamos que, com essa vazão que está passando no riacho, a gente tenha água suficiente até o próximo inverno”, explicou Ângelo Santana, coordenador regional da Compesa.

A aposentada Josefa Sinhorinha de Oliveira conta que está mais alegre porque conseguiu encher o reservatório que tem em casa. Durante o período da estiagem, ela precisou caminhar muito até um chafariz para conseguir água. “Essa água é pra tomar banho e lavar roupa. E não falta mais, as reservas estão cheias”, falou.

Para a dona de casa Edileuza Maria Torres, agora é possível fazer os serviços domésticos com mais tranquilidade. Após 15 dia sem água, ela também conseguiu encher as cisternas de casa. “A gente tinha que comprar água, não tinha água na torneira, e chegou um período de só chegar água a cada 15 dias, passou 15 dias sem chegar água. Depois da chuva, começou o abastecimento normal”, disse.

Ainda de acordo com o coordenador regional da Compesa, existe outro reservatório que abastece Camocim de São Félix, mas os equipamentos que deveriam puxar a água estão quebrados desde 2010. “Aquela barragem é utilizada para socorrer aqui em períodos de estiagem. Em virtude de um acidente, a elevatória foi destruída, mas essas obras já foram retomadas pela Compesa esse mês. A previsão pata término são seis meses de obra, mas acreditamos que na metade desse prazo já teremos a elevatória pronta para atender a cidade em caso de uma estiagem novamente, o que acreditamos que não vai acontecer nesse riacho”, finalizou Ângelo Santana.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.