30 de abr. de 2013

Pernambuco tem registro de sarampo

Cinco casos foram confirmados entre os meses de março e abril deste ano

Foto: Internet
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) investiga cinco casos de sarampo confirmados em cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR). Duas crianças foram notificadas com a doença em Paulista, outras duas no Cabo de Santo Agostinho, e uma em Olinda, nos meses de março e abril deste ano. Além dos casos assegurados, a SES também apura ocorrências suspeitas da enfermidade. Entre as crianças que tiveram a confirmação do sarampo, com idade entre 10 meses a três anos, algumas precisaram ficar hospitalizadas, mas todas já estão em casa.

De acordo com a coordenadora das Doenças Imunopreviníveis da Vigilância Epidemiológica da Secretaria, Ana Antunes, desde o ano 2000 Pernambuco não registrava uma transmissão autóctone, ou seja, dentro do país. “Os casos desse período foram importados de pessoas que viajaram ou tiveram contato com alguém que saiu do Brasil”, afirmou.

Segundo ela, é provável que o mesmo tenha acontecido novamente. “Não sabemos o que originou as novas ocorrências. Neste momento, estamos intensificando a vacinação com todos os que tiveram contato com os pacientes. A situação exige de nós uma resposta rápida, mas não é de alarme. Orientamos que os pais verifiquem e atualizem os cartões de vacina”, destacou Ana Antunes. A médica explicou que o sarampo foi interrompido no Brasil, mas existem altos índices da doença em diversos continentes. Por isso, a importância da vacina tríplice viral, que inclui não apenas o sarampo, mas a rubéola e a caxumba.

A reportagem do Diario apurou que um hospital particular de Olinda teria atendido sete casos da doença somente em abril. Mas a diretoria da unidade de saúde não quis se pronunciar. Por meio da assessoria de imprensa, a entidade relatou que todos os dados sobre as supostas ocorrências foram encaminhados as Secretarias de Saúde da cidade e do estado.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.