23 de abr. de 2013

CONTA DE ENERGIA: Revisão tarifária da Celpe sai hoje

Aneel analisa na tarde desta terça-feira se aumenta ou reduz conta dos pernambucanos. Expectativa é de queda de 6,02%

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ser reúne na tarde desta terça-feira para decidir se haverá aumentou ou redução na chamada revisão tarifária da Celpe. Esse processo acontece a cada quatro anos. Há uma forte expectativa de que seja anunciada uma queda média de 6,02% na conta de energia dos pernambucanos.

O percentual para baixo foi especulado no final do mês de março, depois que em uma audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados o deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) afirmou que o diretor da Aneel Julião Silveira Coelho sinalizou para diminuição.

Tecnicamente, isso poderá acontecer por conta de um decreto presidencial de 07 de março, autorizando as distribuidoras de energia de todo o País a usarem recursos da chamada Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para aliviar o impacto das térmicas em seus caixas. Com a falta de chuva desde o ano passado, os reservatórios das hidrelétricas estão com níveis muito baixos e as termelétricas rodam em ritmo total, produzindo uma energia mais cara.

Segundo as especulações, em média, pelos novos cálculos, a conta de luz da Celpe (para residências, comerciantes e indústrias) cairá 3,45%, sendo 6,39% a queda para os clientes industriais.

Do JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.