26 de jun. de 2014

Alemanha vence os EUA por 1x0 e ambos se classificam


Em uma partida disputa sob constante e intensa chuva, a Alemanha venceu os Estados Unidos por 1x0, nesta quinta-feira (26), na Arena Pernambuco, pela terceira e última rodada do Grupo G da Copa do Mundo. O gol foi marcado pelo atacante Thomas Muller, que agora soma quatro no Mundial e divide a artilharia com o brasileiro Neymar e o argentino Lionel Messi.

Com a vitória, os alemães terminaram a primeira fase na liderança do grupo, com sete pontos. Beneficiados pela vitória de Portugal sobre Gana, por 2x1, no outro jogo da chave, os norte-americanos ficaram na segunda posição, com quatro pontos e 0 gol de saldo, e também se classificaram para as oitavas de final do Mundial. Seus adversários serão conhecidos logo mais, às 17h, quando acontece a rodada decisiva do Grupo H.

A partida começou com completo domínio alemão. Os Estados Unidos mal viram a cor da Brazuca nos dez minutos iniciais - a posse de bola da Alemanha era de impressionantes 78% até aquele momento. Os europeus encontraram no lado direito, com Boateng,  o melhor caminho para atacar. De lá, saíram três cruzamentos venenosos, mas Muller (2 vezes) e Podolski erraram na hora de finalizar.

Passado o "abafa" inicial dos alemães, os Estados Unidos foram se soltando na partida. De forma tímida, começaram a esboçar algumas jogadas de ataque. Mas, só aos 18 minutos, finalizaram pela primeira vez, em um chute fraquinho de Beasley, que saiu à direita do goleiro Neuer. A Alemanha respondeu na sequência. O atacante Muller arriscou de fora da área, sem problemas para o camisa 1 norte-americano, Howard.

Daí em diante, a partida entrou em um ritmo sonolento, por horas chato. As duas equipes trocavam passes no meio-campo, sem objetividade. Os lances de perigo tornaram-se raros. Dignos de registros mesmo, só dois - um para cada lado. Aos 22 minutos, os Estados Unidos assustaram em um chute de fora da área de Zusi - a bola passou sobre o travessão. Aos 34, os alemães responderam. Depois de boa troca de passes com Muller, Özil entrou na área e chutou rasteiro, obrigando Howard a uma boa defesa. Assim, o primeiro tempo terminou com vaias da torcida.

O início do segundo tempo parecia um repeteco do que foi o primeiro. Os Estados Unidos com uma postura excessivamente tímida, esperando a Alemanha em seu campo de defesa. Já os alemães trocavam passes com facilidade no meio-campo, mas sem conseguir transformar essa maior posse de bola em perigo efetivo à meta norte-americana.

Mas aí veio o lance que mudou a história da partida. Aos 9 minutos, em cobrança de escanteio ensaiada dos alemães, o zagueiro Hummels subiu mais do que a marcação e cabeceou para uma difícil defesa de Howard. Só que no rebote, livre fora da área, o atacante Muller bateu com categoria para o fundo das redes: 1x0 para a Alemanha.
 
Atrás no placar, os Estados Unidos passaram a buscar mais o jogo. Só que aí esbarraram em muitos passes errados no meio-campo, o que atrapalhava as chegadas ao ataque. Depois do gol, só dois lances se fizeram dignos de registro: um para cada lado. Aos 33 minutos, o zagueiro alemão Hummels chutou de fora da área, obrigando Howard a boa defesa. Nos acréscimos, os norte-americanos chegaram com perigo em uma cabeçada de Dempsey, após cruzamento da esquerda. A bola foi para fora, rente ao travessão.

Após o fim da partida, os jogadores dos Estados Unidos ficaram no centro de campo, esperando a confirmação do placar da outra partida. Quando o telão da Arena Pernambuco mostrou que Portugal havia vencido Gana por 2x1, começou a comemoração . A torcida norte-americana, que compareceu em ótimo número ao estádio, fez a festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.