18 de jun. de 2014

No Recife, Aécio Neves promete criar Novo Nordeste


Em visita ao Recife nesta quarta-feira (18), o senador mineiro Aécio Neves (PSDB), candidato à Presidência da República, prometeu criar o programa Novo Nordeste, caso seja eleito, para realizar uma revolução nas áreas de infraestrutura e social na região, que promete tratar como uma prioridade do governo. O projeto tucano será apresentado na primeira semana de agosto, mas alguns detalhes foram adiantados em entrevista à Rádio Jornal.

“Vamos fazer um choque de infraestrutura”, prometeu o presidenciável, que vai levantar as principais obras e ações em rodovias e ferrovias. O Arco Metropolitano, obra viária importante para desafogar o tráfego no Grande Recife, foi citada pelo senador como um dos projetos que integrariam as ações da área.

Quando possível, os empreendimentos serão tocados em parceria com o setor privado, através de concessões ou PPPs. “O setor privado não pode ser visto como o PT ver, como um inimigo a ser combatido”, afirmou.

Outra frente do programa seria a criação de um conjunto de ações de impacto social, para destravar problemas como o saneamento e a falta de irrigação da região. Durante a entrevista, o senador garantiu que não acabaria com programas sociais como o Bolsa Família; inclusive por ele ter sido criado a partir de programas da gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Um dos destaques do Novo Nordeste, é a promessa de fazer o Governo Federal “adotar” as escolas que não conseguiram atingir as metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB). O Ministério da Educação daria atenção especial às gestões das unidades durante um período de dois anos.

“O crescimento da região Nordeste é o crescimento do Brasil”, classificou Aécio, falando para a base política do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), de quem é adversário na disputa nacional. “O foco do nosso governo, não tenham dúvida, a cada dia vocês perceberão isso, será o Nordeste”, disse, em conversa com a imprensa pernambucana.

O tucano fez questão de dizer que o primeiro olhar generoso para o Nordeste se deu durante o governo de um mineiro, o ex-presidente Juscelino Kubitschek, quando foi criada a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

VICE – Em conversa com jornalistas, Aécio confirmou a possibilidade de ter um vice nordestino, mas não adiantou se a decisão está tomada. “É uma possibilidade, sim. Existem nomes extremamente qualificados aqui”, disse.

Um dos nomes mais citados para o posto é o do ex-senador cearense Tasso Jereissati. Outra opção é ter o senador paulista Aloysio Nunes, que fortaleceria o palanque no maior colégio eleitoral do País. A decisão deve ser tomada até o dia 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.