27 de jun. de 2013

Cadê Lula? – Por Renata Bezerra de Melo

Chamados a Brasília para serem ouvidos pela presidente Dilma, governadores e prefeitos que atenderam o chamado, na última segunda, ficaram surpresos ao ver a petista anunciar um lote de medidas, em resposta aos gritos das ruas, sem, no entanto, ouví-los antes.

Esperava-se que ela pedisse opinião antes de externar ao público as decisões. Havia expectativa de que o pronunciamento da chefe do Planalto se desse, ao final, e não no começo do debate. Uma ausculta inicial seria uma forma não só de prestigiar os chefes de executivo como também de dividir com eles a responsabilidade sobre o que fosse anunciado, como por exemplo, a constituinte exclusiva – ideia precipitada que acabou obrigando o Planalto a recuar. A presidente também não consultou seu vice, Michel Temer, especialista em direito constitucional sobre a proposta de uma constituinte específica. O peemedebista teria ressalvas a fazer de antemão. A cúpula do PMDB sentiu-se excluída do debate. Se não consultou o PMDB, a petista, entretanto, foi ao ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, antes de fazer os anúncios. Detalhe: o tucano integra o maior partido de oposição. Não que não fosse uma voz relevante a ser ouvida, mas o contato significou mais um ponto de atrito com a base aliada, que sentiu-se desprestigiada. Azedar a relação, já arranhada, com a base, nesse momento, não ajuda.

De quebra - Um gesto anterior de Dilma já havia deixado sequelas nos aliados: antes de ir consultar os chefes da Câmara Federal e do Senado, ou seus ministros, a presidente partiu, na quarta da semana passada, para encontro com o presidente Lula em São Paulo.

Cadê Lula?

Embora tenha sido o primeiro a ser consultado pela presidente Dilma sobre os protestos do País, o ex-presidente Lula anda “mergulhado” e calado. Não deu um pio nos últimos dias diante da convulsão que tomou conta das ruas do País.

Boi, tucano e pomba em…

Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio convidou Eduardo Campos para ir a festa do Boi Bumbá, em Parintins. Considera o socialista grande quadro para corrida presidencial. Detalhe: Virgílio é tucano do PSDB de Aécio Neves. O senador já confirmou presença. O governador pernambucano não confirmou participação, mas aliados defendem que ele “não dever ir”.

…desencontro

Tem socialista avaliando que os tucanos têm procurado atrair Eduardo como forma de fustigar a presidente e que isso “não é bom para o governador”. Fora isso, as comemorações que marcam o centenário da festa estão marcadas para começar amanhã e seguir até dia 30. Diante dos protestos, também não há clima.

Precedente

Condenado, em 2010, por peculato e formação de quadrilha, o deputado Natan Donadon (PMDB-RO) teve a prisão imediata decretada, ontem, pelo STF. Detalhe é que o presidente da Câmara, Henrique Alves, informou que a Casa vai acatar decisão e iniciar processo de cassação. Abre precedente para casos do mensalão.

Curtas

Outras… - Ao observar que a presidente poderia ter adotado medidas, cujos efeitos fossem mais imediatos à população, o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique, diz não saber se Dilma não percebeu isso ou não quis correr o risco.

…a resolver - Na análise dele, menos complexo que ter entrado em polêmica de Constituinte teria sido, por exemplo, “pactuar a saída de Marco Feliciano da Comissão de Direitos Humanos e a prisão de mensaleiros”.

Sem lado – Dirigindo-se à oposição, o senador Jorge Viana (PT/AC) grifava, na tribuna, que o movimento das ruas é tão difuso que sobrou até para Imprensa. “O mesmo pau que dá em Chico, dá em Francisco”, assinalou.

Renata Bezerra de Melo / Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.