24 de jun. de 2013

Crise reaproxima Eduardo de petistas

Governador conversou com Dilma e Lula sobre os protestos. Hoje Eduardo irá à reunião convocada pela petista para discutir formas de atender as demandas populares

Os protestos que tomaram o Brasil nas últimas duas semanas serviram não apenas para tornar pública a insatisfação de milhares de brasileiros com a política e os serviços públicos. Reaproximou um trio que estava com a relação em suspenso: o governador presidenciável Eduardo Campos (PSB), a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Lula (PT). Os dois petistas telefonaram para Campos durante os protestos para ouvir a análise do governador sobre o assunto.

Com viagem marcada para o Bahrein – onde o Estado recebe um prêmio da Organização das Nações Unidas pelo programa Pacto pela Vida –, o líder socialista cancelou sua participação no evento. Encontrou como alternativa enviar o secretário de Planejamento, Fred Amâncio, para representá-lo, priorizando atender ao chamado da presidente, que discutirá netsa segunda-feira com prefeitos e governadores do Brasil de que forma é possível atender às demandas sociais geradas pelas manifestações.

Desde que Eduardo Campos intensificou suas articulações para disputar a Presidência da República no próximo ano, Lula e Dilma vinham se afastando do governador, que durante os oito anos de gestão do ex-presidente foi tratado com afagos.

A presença na reunião é um gesto do governador para retomar o diálogo e distencionar a relação com os líderes petistas. Mas Eduardo mantém o discurso de que prefeitos e governadores precisam de mais repasses do governo federal para atender os pleitos de investimentos em saúde, educação e transporte público. Ainda que a pauta a ser discutida hoje tenha um caráter mais emergencial, o socialista reforçará a sua tese.

Há seis meses na cadeira de prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) também comparecerá ao encontro. A dupla socialista apresentará à presidente um diagnóstico dos investimentos que já estão em curso em Pernambuco, como a construção de mais de 100 quilômetros de corredores exclusivos de ônibus e o projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe. Outros projetos prioritários da área de transporte, que o governo federal já conhece, mas que ainda não saíram do papel em Pernambuco, também serão reapresentados. Um deles é a implantação de um Veículo Leve sobre Trilho (VLT) na Avenida Norte.

ONU
A premiação que será entregue na quinta-feira ao Estado é concedida anualmente a diversos trabalhos realizados na área de gestão pública. É a segunda vez consecutiva que Pernambuco é agraciado. Ano passado, os premiados foram o programa “Chapéu de Palha Mulher” e os seminários “Todos por Pernambuco”, sendo este último uma consulta à população para definir as prioridades de governo.

O reconhecimento internacional ao Pacto pela Vida acontece justamente quando o programa completa seis anos de existência. Segundo o governo, desde que foi implantado em 2007, já conseguiu salvar mais de 1500 vidas, em ações de combate e prevenção à criminalidade no Estado.

A partir de agora, as parcerias são as novas frentes de trabalho do programa, como por exemplo, um convênio recém-firmado com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), além da ampliação da participação dos agentes públicos de todas as instâncias.

Segundo o governador, o prêmio é um reconhecimento especial, já que Pernambuco se torna o único Estado do Brasil a receber duas vezes esse tipo de premiação da ONU.

do JC On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.