19 de jun. de 2013

Cultura: Exposição "O Senhor das Ladeiras" em São Domingos, Brejo da Madre de Deus

O fotógrafo Léo Lima, apresenta na próxima sexta-feira (21) às 20hs no Espaço Nordeste no distrito de São Domingos em Brejo da Madre de Deus - PE,  a exposição "O Senhor das Ladeiras". A exposição permanecerá aberta para visitação até setembro no Espaço Nordeste.

Foi com seu estilo único que o fotografo Léo Lima, registrou e nos apresenta agora em 25 fotografias, uma das principais expressões folclóricas do estado de PERNAMBUCO, os caretas de Triunfo. Uma tradição que começou há quase 100 anos, naquela cidade do alto sertão pernambucano.
A tradição dos caretas começou por volta do ano de 1917, quando dois integrantes de um grupo de reisado, outra brincadeira típica do nordeste, após uma bebedeira foram expulsos desse grupo no qual representavam O Mateus: Palhaço que Anunciava a Chegada do Reisado, decididos a não pararem de brincar e se divertirem, estes dois brincantes, se separaram, do restante do grupo e passaram a se divertir pelas ladeiras de Triunfo, surgia assim os "Caretas de Triunfo", o senhor das ladeiras.
A tradição permaneceu e se ampliou por quase um século, hoje vemos nas ladeiras alem dos homens que originalmente eram os únicos a se fantasiarem de careta, mulheres e até crianças, que com suas roupas ornamentadas, suas máscaras, chocalhos e com seus relhos em punho correm pelas ladeiras fazendo barulho, divertindo e espalhando cultura por toda a cidade.

Serviço:

  • Endereço: Rua Luiz Cecílio de Santana, 100 A - Distrito São Domingos, Brejo da Madre de Deus - PE
  • Horários: Seg - Sex: 08:00 às 17:00
  • Entrada: Livre
  • Telefones: (81) 3705-1256/ 3731-2814


Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.