28 de fev. de 2013

Não sou mais pontífice, mas um peregrino, diz Bento XVI na despedida

Papa chegou a Castel Gandolfo após deixar o Vaticano no dia da renúncia.
Aposentado, ele vai virar Papa Emérito e conviver com seu sucessor.


O Papa Bento XVI disse nesta quinta-feira (28), em Castel Gandolfo, que não é mais pontífice, "mas um simples peregrino encerrando seu caminho nesta terra", poucos minutos após deixar o Vaticano, praticamente encerrando seus oito anos de pontificado.

"Como vocês sabem, hoje é um dia diferente dos anteriores. Eu só serei o Sumo Pontífice da Igreja Católica até as 20h (16h de Brasília)", disse. "Depois disso, serei simplesmente um peregrino que está começando a fase final de seu caminho nesta terra."

O Papa fez a declaração da sacada da residência papal de verão, em que vai viver as próximas semanas enquanto o conclave escolhe seu sucessor.

Bento XVI deixou o Vaticano, de helicóptero, pouco depois das 17h locais (13h de Brasília).


Antes de embarcar, o pontífice recebeu um adeus no Pátio de São Damásio de um grupo da Guarda Suíça e de seus colaboradores da Secretária de Estado. Ele estava de carro, acompanhado de seu secretário, Georg Gänswein.

Os sinos do Vaticano e de todas as basílicas de Roma soaram durante a decolagem do helicóptero, sob aplausos de cardeais, outros religiosos e fiéis.

Bento XVI chegou a Castel Gandolfo, que fica a 30 quilômetros da Santa Sé, poucos minutos depois.

do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.