21 de fev. de 2013

PT reúne lideranças e condenados do mensalão em festa "pelo poder" em SP

Condenados pelo mensalão, Genoino, Dirceu e Cunha vão a evento, mas ficam fora do palco


Festa teve presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy (esq), Lula, Dilma e presidente do PT, Rui Falcão
A festa desta quarta-feira (20) pelos dez anos da chegada do PT (Partido dos Trabalhadores) ao Planalto começou de forma curiosa. Os dois primeiros convidados a subir no palco foram os ex-ministros Alfredo Nacimento (PR), dos Transportes, e Carlos Lupi (PDT), do Trabalho e Emprego, que pediram demissão à presidente Dilma Rousseff após suspeitas de corrupção. Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também estão presentes.

A festa em um salão de eventos na zona norte de São Paulo recebe 1.550 pessoas. Entre os convidados, estão também o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; o ex-prefeito da cidade Gilberto Kassab, o governador da Bahia, Jaques Wagner; o governador de Sergipe, Marcelo Deda; e o deputado federal Pepe Vargas (PT-RS);

Também marcaram presença os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Teresa Campello (Desenvolvimento Social), Miriam Belchior (Planejamento), Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social), Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos), Marta Suplicy (Cultura), Aloizio Mercadante (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde).

Além dos dois ex-ministros, também participam do evento os deputados federais condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no julgamento do mensalão José Genoino e João Paulo Cunha. Assim como os parlamentares, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, também condenado pelo Supremo pela compra de votos no Congresso, está presente na festa. Os três, no entanto, não foram convidados a subir ao palco.

Carlos Lupi deixou o governo Dilma em dezembro de 2011, quando pediu demissão “em caráter irrevogável”. Em nota oficial divulgada no site do ministério, Lupi (PDT-RJ) afirmou que saiu por causa da “perseguição política e pessoal da mídia que venho sofrendo há dois meses sem direito de defesa e sem provas". Atualmente, o ministro do Trabalho e Emprego é Brizola Neto.

Já Nascimento pediu demissão pouco antes, em julho de 2011. No comunicado quando deixou o Ministério dos Transportes, ele disse que sairia "para que o ódio das forças mais reacionárias e conservadoras deste país contra o Trabalhismo não contagie outros setores do governo.

Do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.