27 de ago. de 2013

ELEIÇÕES 2014: Governador de Pernambuco é o presidenciável MENOS conhecido pelos eleitores

PSB trabalha para divulgar 'marca' Campos

Em Mato Grosso, direção do partido planeja dez reuniões até setembro para promover candidato

Na Folha de São Paulo

Eduardo Campos (PSB) ainda não anunciou candidatura à Presidência em 2014, mas diretórios do PSB deram a largada da pré-campanha e começam a difundir o nome do governador de Pernambuco pelo interior do país.

Comandos estaduais do PSB têm articulado reuniões com prefeitos, vereadores e militantes, com o projeto presidencial na pauta. O objetivo é incitar os pessebistas a divulgar a "marca" Campos.

"Ele não disse a ninguém que é candidato, mas também não negou. Não dizendo que não é, já sabemos que é", disse o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE).

Na pesquisa Datafolha de agosto, Campos apareceu como o presidenciável mais desconhecido do eleitorado: apenas 7% disseram conhecê-lo muito bem. No caso da presidente Dilma, esse percentual vai a 58%.

Em Mato Grosso, a direção do partido já promoveu duas reuniões no interior e planeja mais dez até setembro.

"Eles [militantes municipais] vão fazer esse diálogo em suas cidades, informando da perspectiva da candidatura de Eduardo", disse o deputado federal Valtenir Pereira, presidente do PSB de Mato Grosso.

No Piauí, dirigentes do PSB pegam a estrada a cada três semanas para reuniões e seminários em que o tema acaba sendo abordado.

O último evento foi no início do mês, em Cristino Castro (a 555 km de Teresina). "Uma das primeiras perguntas foi se Eduardo é candidato. Eu disse: Podem arregaçar as mangas e discutir o nome dele na base'", afirmou Messias Júnior, primeiro-secretário do PSB piauiense.

Há movimentações semelhantes em outros Estados governados pelo PSB, como Espírito Santo e Paraíba, onde o governador Ricardo Coutinho tem participado desses encontros.

"O PSB precisa apresentar uma agenda de futuro e nesse momento quem mais tem capacidade, por sua experiência e história que junta tradição com modernidade, é o companheiro Eduardo Campos", afirmou Coutinho em reunião no mês passado, em João Pessoa.

Alguns Estados estão até mais adiantados: o PSB de São Paulo consultou os filiados e obteve 98% de apoio à postulação presidencial de Campos. Outros Estados repetirão a consulta.

Em Pernambuco, esse trabalho preocupa menos porque Campos já é conhecido.

Mesmo assim, o deputado Patriota tem aproveitado viagens ao interior para conversar com líderes locais.O próprio Campos tem feito incursões pelo interior do Estado, sempre ao lado de prefeitos, e começou a discutir palanques para 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.